Na semana passada, aconteceu o início da jornada
ampliada para os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, com o objetivo de
prepará-los para as avaliações externas, este ano SAEPE e PROVA BRASIL. Como
sabemos que a inovação nas práticas pedagógicas e o incentivo aos alunos para
uma boa participação e empenho é um fator importante, as coordenadoras
pedagógicas Rosineide Alves, Bom Conselho Fernandes e Josineide Quidute
organizaram uma aula inaugural com atividades atraentes e informativas sobre os
objetivos desta ação.
No 9º ano A, a aula inaugural ocorreu no dia 15/03
(terça-feira) e no 9º B, em 16/03 (sexta-feira). Os alunos foram acolhidos com
as boas-vindas pelo Gestor Ivan Nunes, com palavras de incentivo e entusiasmo.
As atividades começaram com uma dinâmica, na qual os
alunos receberam bolas de sopro (bexigas); a professora deu o comando para que
enchessem as bexigas, em seguida, eles foram para o centro da sala e começaram
a brincar com as bolas até estourá-las. De dentro de cada uma caiu um pequeno
papel no qual estavam escritas algumas mensagens e perguntas sobre os objetivos
da jornada ampliada. Já em seus lugares, cada aluno socializou o conteúdo do
seu escrito e fez um comentário. As perguntas giraram em torno do tema SAEPE e
PROVA BRASIL. Quando os alunos não conseguiam responder, as coordenadoras e
professoras davam a resposta já antecipando o conteúdo que seria trabalhado a
seguir.
Terminada dinâmica, a professora propôs uma leitura
compartilhada da Cartilha SAEPE/PROVA BRASIL, esclarecendo os objetivos,
benefícios, as políticas públicas advindas das avaliações externas, as metas e
uma cartinha do corpo docente, sensibilizando os alunos a cerca da sua
importância nos bons resultados da escola.
Os alunos e alunas também tiveram acesso ao
resultado da proficiência do SAEPE de 2018, comparando as disciplinas de Língua
portuguesa e Matemática. Depois foram apresentados os gráficos com os
resultados da Avaliação Diagnóstica realizada na semana anterior, momento em
que eles puderam ver o percentual de erros e acertos obtidos pela turma.
Percebeu-se o impacto destas informações para os alunos, através da admiração e
interesse que eles demonstraram ao conhecerem o processo pelo qual passam as
avaliações realizadas por eles.
Para encerrar, todos apreciaram a cantaram a canção
“Eu vou Seguir”, de Marina Elaine. Para completar o momento de sensibilização e
compartilhamento, todos se serviram de uma deliciosa torta patrocinada pelas
famílias dos alunos.