quarta-feira, 6 de setembro de 2017

22 ALUNOS CLASSIFICADOS NO CONCURSO ARTE LIVRE - CATEGORIA TEXTO - ETAPA ESCOLAR

Concurso de redação: uma estratégia para trabalhar leitura e produção textual na escola

     22 alunos e alunas do 6º ao 9º anos foram selecionados como vencedores da etapa escolar do CONCURSO ARTE LIVRE. O tema sobre o qual escreveram poemas, cartas e dissertações argumentativas foi "CONSELHO ESCOLAR: DEFENSOR DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE.      Para chegar a este resultado, os estudantes participaram de uma sequência didática, juntamente com seus colegas de classe, totalizando um quantitativo de 325 alunos. As atividades da sequência didática incluíram vídeos, músicas, leitura de textos informativos, debate sobre a importância do ECA- Estatuto da Criança e do Adolescente e da função do Conselho Escolar na efetivação da lei. As dificuldades enfrentadas pelos conselheiros também foi alvo de discussão e reflexão, levando todos os alunos envolvidos a adquirirem novos conhecimentos e desenvolverem habilidades de leitura e escrita de textos. 
        
Categoria Texto

Título do trabalho
Aluno (a)
Turma
Professor orientador
Direito da criança: o Conselho é quem garante
Maria Bianca de S. Felipe Araújo
6º A
Cristiane Patrícia de Lima
Herói das crianças
Luiz Henrique Costa Pereira
6 º B

Daniela Justino
Importância do conselho tutelar
Lara de Souza Diniz
6º B

Daniela Justino
O conselho em ação
Maria Julia Pereira Marques
B

Daniela Justino
Quem é ele?
Maria Lyvia pereira Alves
6º B

Daniela Justino
Caros conselheiros tutelares
Sarah da Silva Dias
7º A
Cristiane Patrícia de Lima
Escudo da criança
Beatriz Antas dos Santos Cordeiro
7º A
Cristiane Patrícia de Lima
O Conselho é assim
Maria Larissa M. de Souza
7º B
Cristiane Patrícia de Lima
Conselho Tutelar: um direito da criança
Elany Mirele de Medeiros
7º B
Cristiane Patrícia de Lima
Conselho tutelar: nosso parceiro
Salete Vitória Alves da Silva
7º B
Cristiane Patrícia de Lima
Assegurando os direitos da criança e do adolescentes.
Renato de Lima Ribeiro
7º B
Cristiane Patrícia de Lima
Conselho tutelar: um bem maior
Elen Bianca Ferreira dos Santos
7º B
Cristiane Patrícia de Lima
O conselho é essencial
Raquel de Almeida Gomes
7º B
Cristiane Patrícia de Lima
Conselho e proteção
Ana Cecília de Medeiros Silva 
A

Juliette Henrique
Desafios doconselho tutelar
Ana Ester pereira Medeiros Santos
A
Juliette Henrique
Heróis Nacionais
José Ayron
A
Juliette Henrique
Conselho Tutelar: Um Órgão protetor
Sarah Joyce Almeida da Silva
B
Ana Paula Fernandes
Conselho Tutelar e sua luta pelo futuro
Renale  Bezerra de Melo Freitas
9º A
Ana Paula Fernandes
Conselho tutelar, compromisso e educação.

O Herói das Crianças
Caio Medeiros Salvador


Anne Beatriz F. Ferreira
9º A


9º A
Ana Paula Fernandes


Ana Paula Fernandes
Conselho tutelar: intercessor pela criança e adolescente.
Lucas Nunes dos Santos
9º B
Ana Paula Fernandes
Conselho Tutelar: em defesa da criança e do adolescente.
Thayrla Verônica Rodrigues Leandro
9º B
Ana Paula Fernandes





Escola Tomé Francisco é premiada na Copa de Bandas e Fanfarras

             Neste domingo (03), a Banda musical da Escola Tomé Francisco marcou presença no município de Flores, no Sertão do Pajeú, para participar da primeira etapa da IX Copa bandas e fanfarras de Pernambuco, na quadra de esportes do Bairro Vila Nova. A copa integra o calendário oficial da ABANFARE-PE, e tem como objetivo promover intercâmbio sócio-cultural entre os integrantes, mediante competição sadia estimulando a criação de Bandas e fanfarras, incentivando o aprimoramento de métodos e técnicas, contribuindo para o desenvolvimento do sentimento cívico, espírito de companheirismo e autodisciplina necessário para formação do cidadão.

            A Banda da escola Tomé Francisco conquistou 04 premiações na IX Copa bandas e fanfarras: A Banda ficou em 2º lugar, o Mor – 2º lugar, o Corpo Cívivo, 1º lugar e o maestro Felipe conquistou a terceira colocação. Participaram dessa etapa vinte oito (28), corporações. Parabéns aos músicos da Escola Tomé Francisco.







terça-feira, 5 de setembro de 2017

Concurso Arte Livre: 04 alunos selecionados na categoria vídeo – Fase escolar

No programa Ensino Médio Inovador, envolvendo os Campos Curriculares: Mídias e suas tecnologias, Língua Portuguesa e Iniciação a Pesquisa Científica, os estudantes do Ensino Médio da Escola Tomé Francisco da Silva realizaram várias atividades com o tema do concurso CONSELHO TUTELAR: DEFENSOR DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE. Os objetivos elencados foram os de proporcionar aos alunos: Conhecer as atribuições do Conselho Tutelar, sua formação e sua atuação na cidade de origem; Mapear os problemas de violação dos direitos da Criança e Adolescentes presentes na cidade.
O tema foi bastante debatido nas oficinas. Após a fundamentação teórica sobre o tema. Após a coleta de dados e informações, no campo Curricular Mídias e suas tecnologias, orientados pelo professor José Neto dos Santos, os alunos planejaram e executaram a proposta de produção do vídeo. O uso de mídias como datashow, computador, câmeras fotográficas e aparelhos celulares deixaram tudo mais dinâmico e prático. Todos os estudantes participaram e apresentaram o produto final em sala de aula. No final, foram selecionados os melhores vídeos para encaminhar, o que resultou em 04 trabalhos.

Categoria vídeo

Título do Trabalho
Aluno
Professor orientador
Conselho Tutelar na luta por um mundo melhor

Maria Josiele Ferreira da Silva
José Neto dos Santos
Conselho Tutelar: Um órgão para todos.

Daniel Joselino Alves Pereira
José Neto dos Santos
Conselho Tutelar: Protetor do futuro da nação.

Daniele Bezerra dos Santos
José Neto dos Santos
Conselho Tutelar: zelo, proteção e cuidado das crianças e adolescentes.

Vinícius Onorato Carvalho
José Neto dos Santos




Concurso Arte Livre: 14 alunos selecionados na categoria desenho na Fase escolar.

Com o Tema do concurso CONSELHO TUTELAR: DEFENSOR DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE foi elaborado um planejamento coletivo, interdisciplinar, para ser realizado pelos professores do Ensino Fundamental, anos iniciais, 4º e 5º ano, visando orientar os alunos na produção de um desenho em consonância com o tema proposto e critérios estabelecidos pelo regulamento - Relevância e aplicação da temática –  Estética –  Criatividade/Originalidade.
O tema do concurso foi apresentado a turma, bem como a função do CONSELHO TUTELAR por meio da exibição de vídeo, estudo de textos de diferentes gêneros textuais, trabalho de pesquisa e palestra com Conselheiros Tutelares promovido na própria escola. Com o trabalho da temática em sala de aula, os crianças da Escola Tomé Francisco aprenderam que O conselho tutelar é um órgão permanente e autônomo, eleito pela sociedade para zelar pelos direitos das crianças e dos adolescentes. Os conselheiros acompanham os menores em situação de risco e decidem em conjunto sobre qual medida de proteção para cada caso.
Todos os alunos produziram seu desenho. Em equipe, com a participação dos professores e coordenadores da escola, selecionamos, por turma, todos os desenhos que atenderam os critérios estabelecidos nesse concurso. Conforme relação abaixo:





Categoria Desenho

Título do trabalho
Aluno (a)
Turma
Professor orientador
Conselho Tutelar: missão.
Brígida de Andrade Rêgo
4º ano
Mônica Lima Fernandes
O Conselho Tutelar tem a missão de ajudar. Criança não pode trabalhar.
Larissa Francisca da Silva
4º ano
Ângela Maria de Oliveira
Conselho Tutelar: Protetor de direitos.
Vitor Gabriel Mendes Casusa.
4º ano
Ângela Maria de Oliveira
O Conselho Tutelar luta contra a exploração do trabalho infantil.
José Elton Pereira de Araújo
4º ano
Ângela Maria de Oliveira
Conselho Tutelar adverte: Proibido vender bebidas alcoólicas às crianças e adolescentes.
Ana Beatriz Emídio Vieira
5º ano
Silene Carlos de Oliveira Paiva
Conselho Tutelar: protegendo as crianças da violência doméstica
Ana Lídhia da Silva Diniz
5º ano
Silene Carlos de Oliveira Paiva
Conselho Tutelar: Ponte entre a comunidade e o Ministério Público.
Bruno Duarte Paes Leme
5º ano
Silene Carlos de Oliveira Paiva
O Conselho Tutelar visita a escola.
Benjamin Aquiles Freitas Cordeiro
5º ano
Silene Carlos de Oliveira Paiva

É papel do Conselho nos proteger.
Pérola Milene da Silva
5º ano
Silene Carlos de Oliveira Paiva

Conselho Tutelar: Defensor dos direitos da criança e do adolescente.
Layane Andrade Marcondes
5º ano
Cassandra Lopes Salvador
Atenção! Famílias, crianças e adolescentes.
Ana Beatriz Pereira de Medeiros Santos
5º ano
Cassandra Lopes Salvador
Conselho Tutelar: Direitos da criança.
Walesca pereira de Lima
5º ano
Cassandra Lopes Salvador
Conselho Tutelar: Defensor dos direitos da criança e do adolescente.
Lucas Salvador de Andrade
5º ano
Cassandra Lopes Salvador
Trabalhar não é coisa de criança.
Isadora Maria Nunes da Silva
5º ano
Cassandra Lopes Salvador

domingo, 3 de setembro de 2017

PROFESSORES ESCOLHEM LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO MÉDIO PARA 2018

   Momento sempre muito esperado pelos professores, a escolha do livro didático proporciona também uma oportunidade de encontro e formação. Quem não gosta de livro novo?


Durante a semana passada, todos os professores do Ensino Médio, Gestão e Coordenação pedagógica se reuniram, no horário das aulas-atividades, com o objetivo de escolher os livros didáticos que serão utilizado para o triênio 2018-2020.

   Segundo o FNDE, a escolha deverá ser realizada a partir de uma reflexão coletiva entre os professores, com base nas orientações constantes no Guia de Livros Didáticos, disponibilizado após a divulgação do resultado definitivo da avaliação pedagógica pelo Ministério da Educação. Assim foi feito na escola, a partir de uma análise criteriosa, observando-se desde a inovação das editoras e autores até a compatibilidade do livro com a proposta curricular da Secretaria de Educação.
      Assim procedeu-se a escolha de livros de todas as disciplinas , de forma coletiva, a partir das obras bem avaliadas pelo MEC. A utilização do Guia de Resenhas elaborado pelo FNDE foi imprescindível para que os professores decidissem pelas obras mais adequadas à realidade da escola.
        Além do Guia, muitos professores receberam obras de algumas editoras, o que contribuiu para uma melhor análise e facilidade na decisão final.




ESCOLA PROMOVE AULÕES PARA O 9º ANO E ENSINO MÉDIO

 Até agora foram promovidos 04  aulões  para o 3º ano do Ensino Médio E 02 para o 9º ano  com o objetivo de complementar estudos para as avaliações externas: SAEPE, ENEM E SAEB. 


AULÃO DE MATEMÁTICA


  No dia 21/08 foi a vez de Matemática, com a professora de Matemática Maria do Bom Conselho Silva e o Prof. Sebastião. Os alunos tiveram a oportunidade de  fixarem conteúdos importantes para uma melhor compreensão daqueles abordados na série atual. Uma aula expositiva e algumas atividades desenvolvidas em forma de oficinas sobre Função exponencial e logarítmica constituiu o aulão, que aconteceu no horário do PROEMI. 


AULÃO  DE REDAÇÃO

 Em 28/08, as professores de Língua Portuguesa Rosineide Alves, Jaciara Santos, Daniela Justino E Kássia Shizzane ministraram o aulão de Redação com o tema “Vença e convença pela argumentação.  Para compreender melhor o que é TESE e ARGUMENTO, os alunos assistiram a alguns trechos do filme: “Deus não está morto”, analisando a força argumentativa do protagonista para defender a sua tese diante do professor e de seus colegas de turma. Redações nota 10 do ENEM forma lidas e comentadas, dando enfoque ao tipo de conclusão presente nos textos e exigidos pelo ENEM. Após a aula expositiva, os alunos fizeram atividades práticas de produção e identificação da tese e dos argumentos, atendendo tanto descritores do SAEPE, como competências do ENEM.

AULÃO DE MATEMÁTICA PARA 9º ANO 
– FUNDAMENTAL E 3º ENSINO MÉDIO, 
COM A PRESENÇA DO PROFESSOR BRAZ, 
DA GEPEM 

Terça-feira, dia 29/08, a escola recebeu o professor Severino Braz, da GEPEM – Gerência de Políticas para o Ensino Médio, da Secretaria de Educação. O professor trabalhou com os alunos conhecimentos teóricos aliados à prática, contemplando o conteúdo Figuras e Sólidos Geométricos. Em seguida, foram realizada atividades/oficinas, coordenadas juntamente com os professores e professoras de Matemática da própria escola: Sebastião, Edinete, Bom Conselho Silva e Iranete. Os alunos realizaram as tarefas, socializando em seguida com o grande grupo. 



AULÃO DE GEOGRAFIA E QUÍMICA


No dia 30, a professora Bom Conselho Fernandes abordou com os alunos conteúdos do eixo de Cartografia (Coordenadas geográficas e Fusos horários). As atividades tiveram início com uma mensagem motivacional e, em seguida, a professora explicou a relevância dos conteúdos para o ENEM e os demais Vestibulares, assim como no cotidiano das pessoas.
Após uma breve revisão, os estudantes responderam um simulado coletivamente. Durante a atividade, a professora comentava as respostas  para sanar eventuais dúvidas.
No aulão de Química, o professor José Neto abordou com os alunos especificidades da prova do ENEM, trabalhando com questões-modelo para que os alunos se familiarizem e desenvolvam competências inerentes aos conhecimentos de Ciências da natureza.












sábado, 2 de setembro de 2017

ALUNOS PROTAGONISTAS PARTICIPAM DE ENCONTRO DO PROJETO “SEMEAR” EM SÃO JOSÉ DO EGITO

A Escola Ténica Estadual Professora Célia Siqueira foi a anfitriã do encontro, recebendo participantes de  escolas integrais e semi integrais da GRE - Gerência regional de Educação.

Em 26 de agosto (sábado), um grupo de 05 alunos protagonistas da Escola Tomé Francisco participou de um animado e proveitoso encontro do PROJETO SEMEAR. O projeto é uma iniciativa da Secretaria de Educação de PE e tem como objetivo principal pensar e discutir ideias sobre as ações de fortalecimento do Protagonismo Juvenil que serão realizadas nas escolas de Ensino Médio Integral.
Participaram do encontro, que teve como tema norteador ‘COMUNICAÇÃO”, alunos e gestores das escolas da GRE do Sertão do Alto Pajeú. Foram realizadas palestras e oficinas organizadas pela escola anfitriã, com a colaboração de outras 05 escolas, que com atitude de bastante acolhimento agradaram a todos, incluindo na programação: almoço musical ao som dos jovens músicos e cantores da Banda Poesia Cantada, da Escola Prof. Célia Siqueira e Banda (anfitriã) e Banda Show EREM Santa Terezinha. Para encerrar uma peça teatral, intitulada “Construindo Histórias de Amor”, do EREM Prof. Carlota Breckenfeld.
Os alunos que participaram do encontro ficaram encantados com a troca de experiências e se sentiram fortalecidos para protagonizarem ações em nossa escola. Segundo a estudante Larissa Ribeiro: " Participar do Projeto "Semear" lhe proporcionou conhecer vários jovens, além de compartilhar ideias." a respeito do encontro na Escola Prof. Célia Siqueira, ela afirma: "Foi incrível! realmente uma experiência única e enriquecedora. Representar a minha escola, ser considerada uma jovem protagonista e estar ao lado de talentos jovens de outras escolas foi um imenso prazer. Espero que com o Projeto 'Semear', realmente possamos semear novas ideias. "

Este é o desejo da equipe da Secretaria de Educação com este projeto, o qual acolhemos, entendendo que o estudante precisa ser um verdadeiro protagonista na escola, e da escola para a vida.