Momento sempre muito esperado pelos professores, a escolha do livro didático proporciona também uma oportunidade de encontro e formação. Quem não gosta de livro novo?
Segundo o FNDE, a escolha deverá ser realizada a partir de uma reflexão coletiva entre os professores, com base nas orientações constantes no Guia de Livros Didáticos, disponibilizado após a divulgação do resultado definitivo da avaliação pedagógica pelo Ministério da Educação. Assim foi feito na escola, a partir de uma análise criteriosa, observando-se desde a inovação das editoras e autores até a compatibilidade do livro com a proposta curricular da Secretaria de Educação.
Assim procedeu-se a escolha de livros de todas as disciplinas , de forma coletiva, a partir das obras bem avaliadas pelo MEC. A utilização do Guia de Resenhas elaborado pelo FNDE foi imprescindível para que os professores decidissem pelas obras mais adequadas à realidade da escola.
Além do Guia, muitos professores receberam obras de algumas editoras, o que contribuiu para uma melhor análise e facilidade na decisão final.