terça-feira, 24 de maio de 2016
GESTORES DA GRE METRO SUL (RECIFE/PE) REALIZAM INTERCÂMBIO NA ESCOLA TOMÉ FRANCISCO DA SILVA
O intercâmbio de experiências
institucional se transforma em m espaço de reflexão para aprendizagem em
serviço. Algumas
vezes, uma boa ideia surgida em determinada escola serve de
inspiração para mudanças positivas nas instituições parceiras. A troca de
experiências entre as instituições não só pode como deve servir de base para a
melhoria da gestão e do resultado de outras escolas.
O professor Amaro, gestor da GRE METRO SUL, em
Recife/PE, sabe disso e investiu na realização de um
intercâmbio na Escola Tomé Francisco da Silva. Na segunda-feira, 23/05, uma
equipe de 50 gestores foi recebida de forma calorosa em Lagoa da Cruz, Quixaba
/PE. Uma ação fundamental para a melhoria na qualidade do ensino, pois não
existe nada mais construtivo que juntar educadores de vários lugares para troca
de experiências. Na chegada, muitas fotografias para registrar a ornamentação
do Projeto de Leitura, em seguida, um café da manhã para quem veio de longe e
um discurso de boas-vindas da gestora da GRE DO SERTÂO DO ALTO PAJEÚ, Cecília
Patriota e do gestor Ivan José Nunes.

Encerrada a programação festiva, uma
sala foi organizada para proporcionar o diálogo, a aceitação de pontos de
vistas diferentes, a mudança do olhar. Na verdade, a curiosidade dos visitantes
era de encontrar respostas para a pergunta: "o que a escola Tomé Francisco
faz para garantir o direito de aprender de seus alunos?"

O grupo dos Blogueiros da Tomé
entrevistou os visitantes, os quais fizeram uma avaliação positiva do
intercambio. O objetivo de interligar
escolas e provocar reflexões sobre a gestão para partilhar experiências e
ampliar o conhecimento trouxe bons frutos para as instituições parceiras, uma
aprendizagem em mão dupla.
A GRE METRO SUL seguiu às 16 horas para
pernoitar em Triunfo. Agradecemos ao professor Amaro pela confiança e valorização
do nosso trabalho.sexta-feira, 20 de maio de 2016
CONCLUINTES DO ENSINO MÉDIO DA TOMÉ: VOCÊS TÊM DIREITO AO MISSU!
Estudantes
do 3º ano do Ensino Médio da Escola Tomé Francisco devem acessar a ferramenta do
Missão Universitário
(MISSU). A secretaria da escola fornecerá o código para
que os alunos tenham acesso a plataforma online de preparação para exames, a
exemplo do Enem.
Na rede
estadual de Pernambuco, o MISSU é exclusivo e gratuito para, aproximadamente,
110 mil estudantes do 3° ano do ensino médio, além do Travessia Médio, EJA
Médio e Normal Médio. A plataforma de simulados do MISSU oferece questões,
dicas de carreiras e os estudantes ainda concorrem a prêmios!http://euquero.missu.com.br/
APROVEITEM!
PROJETO LITERARTE EM SUA 11ª EDIÇÃO

Muita leitura, interação, descontração,
reflexão, ação e aprendizagem nesta semana dedicada à leitura na Escola Tomé
Francisco. De forma interdisciplinar, o Projeto Literarte avança a cada ano, integrando
as Linguagens e Códigos, as Ciências Humanas, Matemática e Ciências da
natureza.
Durante o projeto a escola muda sua organização, passando a funcionar em salas temáticas organizadas de acordo com as disciplinas e temas contemplados. Para destacar a temática, cada sala é ambientada de acordo com a temática e os alunos trocam de ambiente a cada dia da semana.
Fundamentado no estudo das escolas
literárias o Projeto Literarte parte da premissa de que o aluno precisa
apoderar-se do conhecimento que é patrimônio cultural, assim como ver a
Literatura como fruição, prazer, dando-lhe a importância que merece no
currículo.
As
seguintes oficinas compões o projeto este ano:









Durante as oficinas os alunos tiveram a oportunidade de ler, produzir,
refletir sobre a realidade do passado e do presente histórico do país,
posicionar-se criticamente, desenvolver a criatividade, aprimorando a
aprendizagem de forma integrada.
As oficinas continuam e os alunos já se preparam para a culminância, onde
serão expostos os trabalhos, socializadas as aprendizagens, através das
múltiplas linguagens, especialmente teatro e dança, com data definida para o
dia 07 de junho.
quinta-feira, 19 de maio de 2016
PROJETO O PRAZER DE LER: 16 ANOS DESPERTANDO O GOSTO PELA LEITURA
Literatura
para aprender: as obras literárias trazem mais envolvimento do aluno com a
construção do conhecimento.
Há quem define a literatura como uma
aventura pelo universo da leitura ou, ainda, como as asas da imaginação. Mas,
mais que isso, ela permite recorrer à ficção e à poesia para interpretar e dar
significado à vida e ao mundo. Tamanho é seu potencial nas mãos do leitor que a
Escola Tomé Francisco da Silva está vivenciando mais uma vez, o projeto de
leitura: O Prazer de ler, como ferramenta para atingir
os objetivos de ensino-aprendizagem.
O sucesso desse projeto deve-se ao bom
planejamento das oficinas, pois em conjunto, professores e coordenação definem
ações que potencializam o trabalho em torno da leitura. A cada ano, os temas tornam-se cada vez mais
interessantes e diversificados, alinhados às intenções pedagógicas do
professor, ao conteúdo programático e ao interesse dos alunos. Também foram
abordados assuntos em destaque na sociedade, como a economia de energia,
proporcionado um espaço de debate sobre problemas do dia-a-dia.

Ø No 3º ano, a professora Adriana
Medeiros trabalhou com o tema: A leitura serve para quê?
Ø No 4º ano, as professoras Silene Carlos
e Cassandra Lopes, visitaram o mundo da “Leitura verbal e não verbal: saber ler
imagens é saber ler o mundo”.
Ø No 5º ano, com a oficina “Poetas na
Escola: embalados na poesia do lugar onde vivo”, a professora Mônica Fernandes
introduziu o trabalho da OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA.
No Ensino
Fundamental II, considerou-se a riqueza do trabalho interdisciplinar. A
dinâmica adotada foi a de realizar uma oficina, no horário integral, em cada
turma do 6º ao 9º ano, integrando as disciplinas de Língua Portuguesa,
História, Geografia, Arte, Matemática e ciências. O projeto O Prazer de Ler tem
como base os conceitos de educação propostos pela UNESCO, que abarcam
competências para além do aprendizado de conteúdo: aprender a conhecer,
aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser. A leitura
proporciona tudo isso.
As turmas do 6º ao 9º ano, na semana de 16 a 20 de maio, vivenciaram o
prazer de ler, circulando pelas oficinas. Em Língua Portuguesa, os professores iniciaram o trabalho
com a Olimpíada, com os gêneros: poema, memórias e crônicas. Em Matemática, a ideia é ensinar por compreensão,
pois se os alunos conseguem atribuir significado ao que estão estudando, não
vão apenas repetir mecanicamente os procedimentos estudados. História e Geografia ofereceu aos alunos o envolvimento com
a história da escola, além de trabalhar conceitos específicos das disciplinas,
o objetivo é desenvolver também a relação de pertencimento. Em Arte,
a oficina teve como objetivo ampliar as
possibilidades de expressão dos alunos por meio de som e do movimento,
permitindo-lhes que compreendam melhor a arte da dança e da música; reconhecendo
que vivemos num mundo cercado de sons e movimentos, que se combinam numa
infinidade de formas e nos permitem comunicar ideias, expressar sentimentos,
além de divertir e distrair. Em Ciências, com o tema
“Energia para toda vida”, os alunos participam do debate sobre a importância de
economizar energia.
Os alunos estão vivenciando as oficinas
com envolvimento e o empenho, produzindo excelentes trabalhos. Assim, a Escola
Tomé Francisco da Silva acredita que ao potencializar o uso da leitura na
escola, amplia o olhar para as histórias e para o mundo.
veja mais fotos :https://https://www.facebook.com/media/set/?set=a.780873505383374.1073741906.176026025868128&type=3
segunda-feira, 16 de maio de 2016
Tomé Francisco: uma escola leitora
Garantir
acesso a bons livros e criar um ambiente em que a leitura é rotina são maneiras
eficazes de formar leitores de literatura. A Escola Tomé Francisco da Silva
torna essa proposta em realidade. Na segunda-feira, 16 de maio, os espaços
foram preenchidos com motivação para a leitura, com gosto para todos os
segmentos: Ensino Fundamental I(anos iniciais), Ensino Fundamental II (6º ao 9º
ano) e Ensino Médio. Motivo? Realização das oficinas dos Projetos de Leitura: “O
Prazer de Ler” e LITERARTE que acontecem de 16 a 20 de maio de 2016.
Alunos da Escola Tomé Francisco vencem a II edição do concurso cultural Água em 02 categorias.
A
Escola Tomé Francisco da Silva conseguiu destaque no Concurso Cultura Água:
Juntos vamos preservar – ano 2. Alunos da instituição venceram em 02
categorias: desenho e vídeo. Foram inscritos 125 trabalhos de estudantes de 54
escolas da Rede Estadual de Ensino, ligadas à 15 Gerências Regionais de Ensino
(GRE).
A
comissão julgadora do concurso divulgou o resultado final dos trabalhos
vencedores do concurso, na última sexta-feira (13). A cerimônia de premiação
será no dia 1° de junho, às 10h, no auditório da Livraria Cultura do Shopping
RioMar Recife. Todos os trabalhos premiados ficarão em exposição até o dia 5 de
junho, no piso L1 do mall.
O
Concurso é uma parceria da Secretaria Estadual de Educação (SEE) com o Shopping
RioMar Recife e Compesa. O objetivo é estimular as boas práticas e apresentar
as propostas dos estudantes sobre o uso sustentável e racional da água em
Pernambuco
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