Literatura
para aprender: as obras literárias trazem mais envolvimento do aluno com a
construção do conhecimento.
Há quem define a literatura como uma
aventura pelo universo da leitura ou, ainda, como as asas da imaginação. Mas,
mais que isso, ela permite recorrer à ficção e à poesia para interpretar e dar
significado à vida e ao mundo. Tamanho é seu potencial nas mãos do leitor que a
Escola Tomé Francisco da Silva está vivenciando mais uma vez, o projeto de
leitura: O Prazer de ler, como ferramenta para atingir
os objetivos de ensino-aprendizagem.
O sucesso desse projeto deve-se ao bom
planejamento das oficinas, pois em conjunto, professores e coordenação definem
ações que potencializam o trabalho em torno da leitura. A cada ano, os temas tornam-se cada vez mais
interessantes e diversificados, alinhados às intenções pedagógicas do
professor, ao conteúdo programático e ao interesse dos alunos. Também foram
abordados assuntos em destaque na sociedade, como a economia de energia,
proporcionado um espaço de debate sobre problemas do dia-a-dia.
No Ensino Fundamenta I (3º ao 5º ano)
as crianças ampliaram os seus gostos pela leitura com as oficinas:
Ø No 3º ano, a professora Adriana
Medeiros trabalhou com o tema: A leitura serve para quê?
Ø No 4º ano, as professoras Silene Carlos
e Cassandra Lopes, visitaram o mundo da “Leitura verbal e não verbal: saber ler
imagens é saber ler o mundo”.
Ø No 5º ano, com a oficina “Poetas na
Escola: embalados na poesia do lugar onde vivo”, a professora Mônica Fernandes
introduziu o trabalho da OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA.
No Ensino
Fundamental II, considerou-se a riqueza do trabalho interdisciplinar. A
dinâmica adotada foi a de realizar uma oficina, no horário integral, em cada
turma do 6º ao 9º ano, integrando as disciplinas de Língua Portuguesa,
História, Geografia, Arte, Matemática e ciências. O projeto O Prazer de Ler tem
como base os conceitos de educação propostos pela UNESCO, que abarcam
competências para além do aprendizado de conteúdo: aprender a conhecer,
aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser. A leitura
proporciona tudo isso.
As turmas do 6º ao 9º ano, na semana de 16 a 20 de maio, vivenciaram o
prazer de ler, circulando pelas oficinas. Em Língua Portuguesa, os professores iniciaram o trabalho
com a Olimpíada, com os gêneros: poema, memórias e crônicas. Em Matemática, a ideia é ensinar por compreensão,
pois se os alunos conseguem atribuir significado ao que estão estudando, não
vão apenas repetir mecanicamente os procedimentos estudados. História e Geografia ofereceu aos alunos o envolvimento com
a história da escola, além de trabalhar conceitos específicos das disciplinas,
o objetivo é desenvolver também a relação de pertencimento. Em Arte,
a oficina teve como objetivo ampliar as
possibilidades de expressão dos alunos por meio de som e do movimento,
permitindo-lhes que compreendam melhor a arte da dança e da música; reconhecendo
que vivemos num mundo cercado de sons e movimentos, que se combinam numa
infinidade de formas e nos permitem comunicar ideias, expressar sentimentos,
além de divertir e distrair. Em Ciências, com o tema
“Energia para toda vida”, os alunos participam do debate sobre a importância de
economizar energia.
Os alunos estão vivenciando as oficinas
com envolvimento e o empenho, produzindo excelentes trabalhos. Assim, a Escola
Tomé Francisco da Silva acredita que ao potencializar o uso da leitura na
escola, amplia o olhar para as histórias e para o mundo.
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