quinta-feira, 30 de julho de 2015

REUNIÃO DE PAIS: UM MOMENTO PRODUTIVO E CHEIO DE SENTIDO.

                                 "As reuniões devem ser momentos de integração em que os pais tenham oportunidade de conhecer sobre o que os estudantes fazem e aprendem e em que os educadores respondam às dúvidas deles, criando um clima de debate e crescimento", afirma Sonia Kramer, professora da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ).
                       Na reunião de pais do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, no final da tarde desta quarta-feira (29/07) o propósito foi analisar com os pais o resultado geral da instituição no I semestre, apresentar uma previsão do quantitativo de alunos em risco de reprovação e firmar uma parceria com a família a fim de melhorar o desempenho escolar dos alunos. Os alunos do 1º Médio A acolheram os pais com a apresentação do musical - “Os Detetives”, baseado na obra “Não existe Crime Perfeito”, de Ághata Christie”- professora Rosilene. O gestor Ivan coordenou o primeiro momento na quadra, permitindo que os pais opinassem na definição de ações contempladas e ainda promoveu momentos de avaliação em que eles puderam apresentar sugestões e críticas.

                  A participação dos familiares é mais efetiva quando ela é relacionada à aprendizagem. Por esse motivo, o evento deve ser uma oportunidade para eles se inteirarem do progresso e do desenvolvimento dos alunos. o segundo momento foi coordenado pelos professores e ao pais divididos por turma. Além de  informações burocráticas, entrega de notas e conversas sobre o desempenho e o comportamento dos alunos, houve a exibição de um vídeo como resumo da Culminância dos projetos “ O Prazer de Ler” ( Ensino Fundamental) e o LITERART ( Ensino Médio). Uma conversa com os pais de alguns alunos em particular foi necessária, chamando atenção para aspectos que necessitam de mudanças urgentes.  A escola contou com 98% da presença e no envolvimento das famílias, comemora o gestor Ivan.

UM ENCONTRO PARA ALINHAR NOSSOS OBJETIVOS.


                         Na quarta-feira, 29 de julho, a equipe gestora e pedagógica da Escola Tomé Francisco da Silva reuniu-se com os professores do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, no período da manhã, para rever os objetivos do PPP em 2015 e analisar os caminhos que foram traçados para ensinar com qualidade.  Toda escola deseja alcançar metas, mas é preciso mobilizar esforços para resgatar e repensar as ações do PPP. Na agenda aprovada no último encontro, algumas ações foram definidas, mas ainda não tinham sido planejadas. O momento proporcionou a reflexão e divisão de responsabilidade para a execução das seguintes ações:
·         Reunião de pais- análise do resultado do I Semestre;
·         Programação do dia do estudante;
·         Feira do Conhecimento – Ensino Fundamental e Ensino Médio;
·         Cronograma de aulões para as turmas concluintes,
·         Lançamento do Projeto: “Doce Alimentação Temática: Um cardápio de atualidades”.
       Na ocasião, o gestor Ivan socializou as metas pactuadas para 2015 na avaliação do SAEPE. Quando todos participam e conhecem os objetivos da instituição, o alinhamento acontece e os resultados aparecem.


segunda-feira, 27 de julho de 2015

PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO CONCLUEM O SISMÉDIO.


No último sábado (25/07), 11 professores do Ensino Médio concluíram o SISMÉDIO. O curso teve como orientadora, a técnica da GRE, Eliana Nogueira, que desempenhou sua função com bastante competência, conquistando a simpatia do grupo de professores.
O curso faz parte do programa de formação continuada do Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio do MEC e tem como objetivos:
·       Promover melhoria da qualidade do Ensino Médio;
·       Ampliar os espaços de formação de todos os profissionais envolvidos nesta etapa da educação básica;
·       Desencadear um movimento de reflexão sobre as práticas curriculares que se desenvolvem nas escolas;
·       Fomentar o desenvolvimento de práticas educativas efetivas com foco na formação humana integral, conforme apontado nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio.
O curso é organizado em 10 cadernos, que tratam das quatro áreas do conhecimento e da importância da integração entre estas áreas, além da importância do Projeto Político Pedagógico da escola, dos órgãos colegiado, da gestão democrática, entre outros conteúdos necessários à formação do professor do ensino Médio.
No encerramento do curso, além do módulo de Matemática, teve espaço uma confraternização entre orientadora e cursistas e a entrega de certificados, reforçando os laços de parceria e amizade criados durante o percurso.
A oportunidade de aperfeiçoamento oferecida pelo SISMÉDIO propiciou reflexão sobre a prática pedagógica e o fortalecimento do grupo de profissionais da escola em busca da melhoria dos resultados dos alunos do Ensino Médio. Um Ensino Médio de qualidade é uma das metas da Escola Tomé Francisco que necessita do empenho de toda a equipe que realmente se concretize.
PARABÉNS, professores!

PARABÉNS, orientadora Eliana Nogueira, que fez a diferença no seu trabalho com nossos professores!


INTERCAMBISTAS APRESENTAM PROJETO PARA COLEGAS DO ENSINO MÉDIO

Na última sexta-feira (24/07), os intercambistas que voltaram do intercâmbio do Canadá em fevereiro deste ano, apresentaram para os estudantes do 2º ano do Ensino Médio o projeto desenvolvido na escola, em contrapartida ao  intercâmbio realizado. O projeto é uma exigência do Programa Ganhe o Mundo para incentivar o protagonismo estudantil, além de ser uma forma de retribuir com uma ação solidária o benefício recebido.
Os alunos Marcos Ramon, Williene, Juliana, João Elias, João Marçal, Petterson, Iago, Ricardo, Suellen e Laís realizaram projetos de Reforço da Aprendizagem com as turmas das séries finais do Ensino fundamental e do Ensino Médio. Foram três projetos, todos contemplando o ensino da língua inglesa como forma de acesso a uma língua estrangeira universal, capaz de gerar oportunidades na vida de todo jovem estudante. A professora de Inglês, Antônia Maria da Silva foi a orientadora dos projetos.
Um dos projetos, “Ambiente em Inglês”, realizado com as turmas do 6º ao 8º ano aconteceu durante o projeto “O Prazer de Ler”. Os intercambistas participaram de oficina sobre Meio-ambiente, coordenada pela professora de Inglês, Kássia. Durante a oficina, os alunos intercambistas trabalharam com as turmas atividades que envolviam vocabulário relacionado ao tema Meio-ambiente, assim como textos informativos sobre o tema, conduzindo à conscientização sobre o papel do jovem na sustentabilidade.
Os outros dois projetos contemplaram o ensino Médio e consistiu em oferta de Reforço no contraturno a alunos que estavam abaixo da média em Inglês. As atividades realizadas complementaram estudos que envolvem oralidade e escrita. Como resultado, houve redução na quantidade de alunos abaixo da média no 2º bimestre letivo.
A escola apoiou os projetos no que diz respeito ao acompanhamento pedagógico e EME relação à oferta de almoço e toda a estrutura necessária.
PARABÉNS a todos os alunos que realizaram os projetos, ações que envolvem protagonismo contribuem para o presente e o futuro tanto dos alunos tanto de quem as realiza como de quem as recebe.

O Programa Ganhe o Mundo é um programa criado pelo governo do estado de Pernambuco com o intuito de enviar estudantes da rede estadual para intercâmbios em países de língua inglesa e espanhola. Os alunos participam de curso de inglês ou espanhol e fazem seleção para conseguir vagas de intercâmbio. O programa foi iniciado em 2011, quando enviou 560 alunos da rede pública do estado para países de língua estrangeira. No decorrer dos anos, novas turmas foram enviadas, com 1103 estudantes em 2012. Atualmente o Programa Ganhe o Mundo já enviou cerca de 3000 alunos. 





quinta-feira, 23 de julho de 2015

ALUNA AMIGA: UMA AUXILIAR PARA A TURMA DO 4º ANO.

        A turma do 4º ano da professora Ângela Oliveira com 38 alunos é conhecida na escola pelas crianças serem ativas e inquietas, o que dificulta a concentração nas atividades diárias. Uma alternativa encontrada pela educadora de apoio Josilene Quidute e a analista educacional Jakeline Fernandes foi propor aos estudantes protagonistas do ensino médio a Ação intitulada “ ALUNA AMIGA”.uma auxiliar da professora também chamada de assistente, cuidadora e recreacionista. O objetivo é que a professora Ângela conte, diariamente, com uma aluna que a ajude nas ações educativas e atividades pedagógicas, visando garantir o desenvolvimento da turma. Para a professora titular, o resultado da ação é positiva, visível na administração do tempo pedagógica das atividades, pois a aluna amiga ajuda a atender os alunos de maneira mais eficaz nas propostas, à medida que mais dúvidas podem ser esclarecidas e mais crianças ajudadas nas atividades.




quarta-feira, 22 de julho de 2015

Espaço da Tomé bem cuidado favorece a comunicação com o entorno.

                     Os espaços escolares são lugares de aprendizagem e convivência. A fachada e os muros da escola possuem também a função de se comunicar com o entorno, transmitindo muito do que se passa dentro da instituição para todos que a observam. Ao passar em frente à escola Tomé Francisco da Silva é possível identificar o cuidado com que os espaços são tratados. Plantas poupadas, jardim florido, limpeza de todos os espaços sem acúmulo de lixo ou mato no seu entorno, manutenção da pintura e nada de pichação.
           Uma escola bonita não é apenas um prédio novo, limpo e bem planejado, mas sim um lugar que favorece o aprendizado, proporcionando bem-estar às pessoas e permitindo que elas se reconheçam naquele lugar e se sintam parte dele. A organização dos espaços revela muito dos princípios éticos e do respeito da instituição com as famílias e seus alunos.

segunda-feira, 20 de julho de 2015

DE OLHO NO ENEM: AULÃO PROMOVIDO PELA TOMÉ EM PARCERIA COM O CURSINHO LOGOS

                    No sábado, 18/07, das 08 às 16 horas, uma equipe da Escola Tomé Francisco preparou-se para receber professores renomados da cidade de Serra Talhada, que aceitaram colaborar com o Projeto Político Pedagógico da instituição, oportunizando aos concluintes do ensino médio ampliar seus conhecimentos por meio da participação no AULÃO DE PREPARAÇÃO PARA AVALIAÇÃO DO ENEM.  Divididos em duas turmas, 100 estudantes foram contemplados com aulas de Física, Biologia, Matemática e Geografia.
             Essa ação educativa tem sido um sucesso na Escola Tomé Francisco da Silva. Os estudantes interagiram com os professores do CURSINHO LOGOS com o objetivo de alcançar êxito no Exame Nacional do Ensino Médio. Eles consideraram positivas as revisões como um complemento para o temido exame do ENEM. Para Peterson é válido participar de aulas com uso de  material específico que visa estimular o estudo e o conhecimento. Para Ivan, gestor da Tomé, "Os alunos têm acesso durante os Aulões a um reforço a mais, que julgamos necessário para um resultado positivo nas provas”.
          VALEU EQUIPE DO LOGOS! Vamos, no final, comemorar o resultado dos nossos objetivos em comum: O sucesso dos alunos.

quinta-feira, 16 de julho de 2015

ESCOLA TOMÉ FRANCISCO MELHORA A NOTA DO ENEM.


O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep) divulgou as notas da prova do Enem 2014 por escola. É ainda um resultado preliminar disponível apenas para os gestores escolares. A divulgação do resultado final está prevista para o dia 27. A Escola Tomé Francisco conseguiu aumentar sua nota geral. Somando as provas objetivas, atingiu 509,77, com participação de 91,36%. Este resultado é maior do que os  dos anos de 2011,2012 e 2013.
Além das notas das provas, o MEC divulga a faixa de desempenho dos alunos. Uma média de 55% dos estudantes alcançaram nota entre 450,00 e 550,00 e 5% atingiram mais de 650,00 nas provas objetivas.
Na redação, 66,22% dos alunos tiraram notas entre 500,00 e 950,00.

Confira as notas da escola:

Ciências da Natureza: 484,81
Ciências Humanas: 542,14
Linguagens e Códigos: 516,07
Matemática: 496,07
Redação: 534,86


Para o ENEM 2015, a equipe gestora e pedagógica da escola já traçaram, com os professores, várias ações, que visam à complementação de estudos para os alunos do 3º ano: reforço escolar, ação que acontece desde março deste ano e os projetos: “Aulões Preparatórios para o SAEPE e ENEM”;  Projeto “Doce Alimentação Temática: um Cardápio de Atualidades”, Projeto “Alunos da Tomé Rumo à Universidade, “Intensivo de Redação”;“Feira do Conhecimento”; “Passa e repassa de Matemática” e “Sarau Literarte”.
Teremos no próximo sábado (18), um aulão patrocinado pelo Cursinho LOGOS da cidade de Serra Talhada – PE.
Parte destas ações também será direcionada aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental que farão os exames do SAEPE e do SAEB este ano.

ALUNOS DA TOMÉ RECEBEM O CARTÃO DO MISSU

 Equipe da Tomé investe em ações de preparação para o ENEM, SAEPE e SAEB
Na tarde de terça-feira (14), os alunos das três turmas do 3º ano do Ensino Médio receberam o cartão do MISSU (Missão Universitário). Com o referido cartão os alunos terão acesso ao  “Missão Universitário”, uma plataforma na Internet, na qual eles terão acesso à testes e simulados de preparação para o ENEM.
Os cartões foram disponibilizados pela Secretaria de Educação de PE para todos os estudantes do Ensino Médio da rede estadual.
A divulgação do MISSU foi feita estor Ivan, pela educadora de apoio Josilene, pela diretora adjunta Rosineide e pelo secretário da escola, Diêgo. Aproveitando a oportunidade, foram discutidos os resultados do desempenho do 1º semestre, chamando a atenção para as notas abaixo da média. Também foram apresentadas informações sobre as ações de melhoria de resultados do ensino Médio, como os projetos: “Aulões preparatórios para o SAEPE e ENEM”;  Projeto “Doce alimentação Temática: um cardápio de atualidades”, Projeto “Alunos da Tomé rumo à Universidade, “Intensivo de Redação” e “Feira do Conhecimento e “Sarau Literarte”.



Sobre o MISSU:

O Missão Universitário é uma plataforma on-line, no endereço www.missaouniversitario.com.br, desenvolvida e provida por MindLab do Brasil Comércio de Livros LTDA. Por meio da Plataforma será possível a preparação para a realização de provas técnicas e, em especial, o Exame Nacional do Ensino Médio (“ENEM”), de forma gradual, com base em exercícios atualizados e metodologia inovadora, a qual visa manter evolução de aprendizado e motivação, até que o usuário se sinta preparado para a realização da(s) prova(s) oficial(is). As atividades incluem simulados, fóruns para dúvidas, avaliações de desempenho, informações sobre cursos universitários e carreiras, entre outros.
As funcionalidades disponibilizadas aos Usuários da Plataforma se dividem em duas categorias: gratuitas e não-gratuitas.
  1. Funcionalidades Gratuitas
    1. Blog Estudo & Carreira: essa seção inclui conteúdos para orientação e apoio ao Usuário com dicas de estudo, informações sobre ENEM, SISU, vestibulares e carreiras por meio de textos, vídeos e imagens.
    2. Treino diário: funcionalidade que disponibiliza ao Usuário a possibilidade de responder até 04 (quatro) questões de múltipla escolha por dia, sendo 01 (uma) questão de cada área de conhecimento do ENEM, de forma não cumulativa, obtidas a partir de provas anteriores do ENEM, obtendo, em seguida, a indicação da alternativa que foi considerada correta.
    3. Programa de Recompensas: por meio dele, o Usuário poderá acumular pontos possíveis de serem trocados por recompensas, de acordo com regras de Regulamento específico. No entanto, certos benefícios somente serão disponibilizados a Usuários de Funcionalidades Pagas, sempre de acordo com a disposição específica do respectivo Regulamento.
  2. Funcionalidades pagas:
    1. Simulados: são realizados por áreas (ciências humanas, ciências da natureza, linguagens e códigos e matemática), conforme regras específicas elencadas no tópico 2.5, apresentando questões inéditas. Os resultados parciais dos simulados serão exibidos logo após finalizada a resolução do bloco de questões de determinada área, sendo o resultado geral divulgado assim que resolvidas todas as questões de cada área;
    2. Relatórios: contemplam os resultados do Usuário nos simulados realizados, em seu desempenho geral e também por área, estabelecendo comparação com a média nacional do ENEM. Na mesma seção é disponibilizada ao usuário estimativa de sua nota de redação, estabelecida com base na média das notas de redação dos estudantes que tiveram desempenho equivalente nas edições passadas das provas objetivas;
c.               SISUmetroº: é a ferramenta que possibilita que o Usuário meça seu desempenho nos simulados realizados em comparação com os últimos resultados do Sistema de Seleção Unificada (SISU).
É necessário que ao acessar a plataforma, os alunos leiam os Termos e condições de Uso para ficarem mais informados.
A equipe da escola apoia esta iniciativa da Secretaria de Educação e acompanhará os estudantes de forma indireta. Acreditamos que será uma oportunidade que muito contribuirá para a melhoria dos resultados dos estudantes, não apenas no EMEM, mas na sua formação geral.
Ver mais: www.missãouniversitario.com.br                                      

Vem aí: Aulão em parceria com o Cursinho LOGOS.