quinta-feira, 30 de julho de 2015

REUNIÃO DE PAIS: UM MOMENTO PRODUTIVO E CHEIO DE SENTIDO.

                                 "As reuniões devem ser momentos de integração em que os pais tenham oportunidade de conhecer sobre o que os estudantes fazem e aprendem e em que os educadores respondam às dúvidas deles, criando um clima de debate e crescimento", afirma Sonia Kramer, professora da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ).
                       Na reunião de pais do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, no final da tarde desta quarta-feira (29/07) o propósito foi analisar com os pais o resultado geral da instituição no I semestre, apresentar uma previsão do quantitativo de alunos em risco de reprovação e firmar uma parceria com a família a fim de melhorar o desempenho escolar dos alunos. Os alunos do 1º Médio A acolheram os pais com a apresentação do musical - “Os Detetives”, baseado na obra “Não existe Crime Perfeito”, de Ághata Christie”- professora Rosilene. O gestor Ivan coordenou o primeiro momento na quadra, permitindo que os pais opinassem na definição de ações contempladas e ainda promoveu momentos de avaliação em que eles puderam apresentar sugestões e críticas.

                  A participação dos familiares é mais efetiva quando ela é relacionada à aprendizagem. Por esse motivo, o evento deve ser uma oportunidade para eles se inteirarem do progresso e do desenvolvimento dos alunos. o segundo momento foi coordenado pelos professores e ao pais divididos por turma. Além de  informações burocráticas, entrega de notas e conversas sobre o desempenho e o comportamento dos alunos, houve a exibição de um vídeo como resumo da Culminância dos projetos “ O Prazer de Ler” ( Ensino Fundamental) e o LITERART ( Ensino Médio). Uma conversa com os pais de alguns alunos em particular foi necessária, chamando atenção para aspectos que necessitam de mudanças urgentes.  A escola contou com 98% da presença e no envolvimento das famílias, comemora o gestor Ivan.