segunda-feira, 20 de julho de 2015

DE OLHO NO ENEM: AULÃO PROMOVIDO PELA TOMÉ EM PARCERIA COM O CURSINHO LOGOS

                    No sábado, 18/07, das 08 às 16 horas, uma equipe da Escola Tomé Francisco preparou-se para receber professores renomados da cidade de Serra Talhada, que aceitaram colaborar com o Projeto Político Pedagógico da instituição, oportunizando aos concluintes do ensino médio ampliar seus conhecimentos por meio da participação no AULÃO DE PREPARAÇÃO PARA AVALIAÇÃO DO ENEM.  Divididos em duas turmas, 100 estudantes foram contemplados com aulas de Física, Biologia, Matemática e Geografia.
             Essa ação educativa tem sido um sucesso na Escola Tomé Francisco da Silva. Os estudantes interagiram com os professores do CURSINHO LOGOS com o objetivo de alcançar êxito no Exame Nacional do Ensino Médio. Eles consideraram positivas as revisões como um complemento para o temido exame do ENEM. Para Peterson é válido participar de aulas com uso de  material específico que visa estimular o estudo e o conhecimento. Para Ivan, gestor da Tomé, "Os alunos têm acesso durante os Aulões a um reforço a mais, que julgamos necessário para um resultado positivo nas provas”.
          VALEU EQUIPE DO LOGOS! Vamos, no final, comemorar o resultado dos nossos objetivos em comum: O sucesso dos alunos.

quinta-feira, 16 de julho de 2015

ESCOLA TOMÉ FRANCISCO MELHORA A NOTA DO ENEM.


O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep) divulgou as notas da prova do Enem 2014 por escola. É ainda um resultado preliminar disponível apenas para os gestores escolares. A divulgação do resultado final está prevista para o dia 27. A Escola Tomé Francisco conseguiu aumentar sua nota geral. Somando as provas objetivas, atingiu 509,77, com participação de 91,36%. Este resultado é maior do que os  dos anos de 2011,2012 e 2013.
Além das notas das provas, o MEC divulga a faixa de desempenho dos alunos. Uma média de 55% dos estudantes alcançaram nota entre 450,00 e 550,00 e 5% atingiram mais de 650,00 nas provas objetivas.
Na redação, 66,22% dos alunos tiraram notas entre 500,00 e 950,00.

Confira as notas da escola:

Ciências da Natureza: 484,81
Ciências Humanas: 542,14
Linguagens e Códigos: 516,07
Matemática: 496,07
Redação: 534,86


Para o ENEM 2015, a equipe gestora e pedagógica da escola já traçaram, com os professores, várias ações, que visam à complementação de estudos para os alunos do 3º ano: reforço escolar, ação que acontece desde março deste ano e os projetos: “Aulões Preparatórios para o SAEPE e ENEM”;  Projeto “Doce Alimentação Temática: um Cardápio de Atualidades”, Projeto “Alunos da Tomé Rumo à Universidade, “Intensivo de Redação”;“Feira do Conhecimento”; “Passa e repassa de Matemática” e “Sarau Literarte”.
Teremos no próximo sábado (18), um aulão patrocinado pelo Cursinho LOGOS da cidade de Serra Talhada – PE.
Parte destas ações também será direcionada aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental que farão os exames do SAEPE e do SAEB este ano.

ALUNOS DA TOMÉ RECEBEM O CARTÃO DO MISSU

 Equipe da Tomé investe em ações de preparação para o ENEM, SAEPE e SAEB
Na tarde de terça-feira (14), os alunos das três turmas do 3º ano do Ensino Médio receberam o cartão do MISSU (Missão Universitário). Com o referido cartão os alunos terão acesso ao  “Missão Universitário”, uma plataforma na Internet, na qual eles terão acesso à testes e simulados de preparação para o ENEM.
Os cartões foram disponibilizados pela Secretaria de Educação de PE para todos os estudantes do Ensino Médio da rede estadual.
A divulgação do MISSU foi feita estor Ivan, pela educadora de apoio Josilene, pela diretora adjunta Rosineide e pelo secretário da escola, Diêgo. Aproveitando a oportunidade, foram discutidos os resultados do desempenho do 1º semestre, chamando a atenção para as notas abaixo da média. Também foram apresentadas informações sobre as ações de melhoria de resultados do ensino Médio, como os projetos: “Aulões preparatórios para o SAEPE e ENEM”;  Projeto “Doce alimentação Temática: um cardápio de atualidades”, Projeto “Alunos da Tomé rumo à Universidade, “Intensivo de Redação” e “Feira do Conhecimento e “Sarau Literarte”.



Sobre o MISSU:

O Missão Universitário é uma plataforma on-line, no endereço www.missaouniversitario.com.br, desenvolvida e provida por MindLab do Brasil Comércio de Livros LTDA. Por meio da Plataforma será possível a preparação para a realização de provas técnicas e, em especial, o Exame Nacional do Ensino Médio (“ENEM”), de forma gradual, com base em exercícios atualizados e metodologia inovadora, a qual visa manter evolução de aprendizado e motivação, até que o usuário se sinta preparado para a realização da(s) prova(s) oficial(is). As atividades incluem simulados, fóruns para dúvidas, avaliações de desempenho, informações sobre cursos universitários e carreiras, entre outros.
As funcionalidades disponibilizadas aos Usuários da Plataforma se dividem em duas categorias: gratuitas e não-gratuitas.
  1. Funcionalidades Gratuitas
    1. Blog Estudo & Carreira: essa seção inclui conteúdos para orientação e apoio ao Usuário com dicas de estudo, informações sobre ENEM, SISU, vestibulares e carreiras por meio de textos, vídeos e imagens.
    2. Treino diário: funcionalidade que disponibiliza ao Usuário a possibilidade de responder até 04 (quatro) questões de múltipla escolha por dia, sendo 01 (uma) questão de cada área de conhecimento do ENEM, de forma não cumulativa, obtidas a partir de provas anteriores do ENEM, obtendo, em seguida, a indicação da alternativa que foi considerada correta.
    3. Programa de Recompensas: por meio dele, o Usuário poderá acumular pontos possíveis de serem trocados por recompensas, de acordo com regras de Regulamento específico. No entanto, certos benefícios somente serão disponibilizados a Usuários de Funcionalidades Pagas, sempre de acordo com a disposição específica do respectivo Regulamento.
  2. Funcionalidades pagas:
    1. Simulados: são realizados por áreas (ciências humanas, ciências da natureza, linguagens e códigos e matemática), conforme regras específicas elencadas no tópico 2.5, apresentando questões inéditas. Os resultados parciais dos simulados serão exibidos logo após finalizada a resolução do bloco de questões de determinada área, sendo o resultado geral divulgado assim que resolvidas todas as questões de cada área;
    2. Relatórios: contemplam os resultados do Usuário nos simulados realizados, em seu desempenho geral e também por área, estabelecendo comparação com a média nacional do ENEM. Na mesma seção é disponibilizada ao usuário estimativa de sua nota de redação, estabelecida com base na média das notas de redação dos estudantes que tiveram desempenho equivalente nas edições passadas das provas objetivas;
c.               SISUmetroº: é a ferramenta que possibilita que o Usuário meça seu desempenho nos simulados realizados em comparação com os últimos resultados do Sistema de Seleção Unificada (SISU).
É necessário que ao acessar a plataforma, os alunos leiam os Termos e condições de Uso para ficarem mais informados.
A equipe da escola apoia esta iniciativa da Secretaria de Educação e acompanhará os estudantes de forma indireta. Acreditamos que será uma oportunidade que muito contribuirá para a melhoria dos resultados dos estudantes, não apenas no EMEM, mas na sua formação geral.
Ver mais: www.missãouniversitario.com.br                                      

Vem aí: Aulão em parceria com o Cursinho LOGOS.


terça-feira, 14 de julho de 2015

Ivan participa de reunião com o SE e equipe para pactuação de metas para 2015.

A reunião foi realizada nesta segunda-feira (13), em Afogados da Ingazeira.


                Gestores e diretores das escolas da Rede Pública Estadual ligados à Gerência Regional de Educação do Sertão do Alto Pajeú (GRE) receberam a equipe da Secretaria de Educação do Estado (SEE), nesta segunda-feira (13), em Afogados, para participar da reunião de pactuação de metas para o ano de 2015. Além da reunião, a comitiva também apresentou propostas e dialogou com os gestores sobre diversas ações implantadas nessa gestão. Dessa forma, os gestores da GRE  tiveram a oportunidade de conhecer as novas metas estabelecidas pelo Governo, expostas pela equipe da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), além de alguns indicadores gerais de educação e do planejamento da SEE para o ano de 2015, apresentado pelo secretário de Educação, Fred Amancio. Os gestores também puderam relatar o dia a dia da gestão escolar e apontar cenários de oportunidades e desafios. O gestora da GRE,Cecília Patriota , valorizou o trabalho das escolas, ressaltando os bons resultados apresentados pela educação ofertada no Sertão do Alto pajeú.
           O gestor Ivan da escola Tomé Francisco da Silva participou atentamente da reunião e aproveitou a ocasião para conversar com a equipe e solicitar algumas ações específicas para a instituição. O Encontro aconteceu à tarde no período de 13 as 19horas.



 




segunda-feira, 13 de julho de 2015

Colegiado da Tomé aprova agenda de ações para o III BIMESTRE.


Na reunião da quinta-feira, 09 de julho, o colegiado da Escola Tomé Francisco aprovou as ações que serão realizadas no III Bimestre para fortalecer a execução do Projeto Político Pedagógico. Cada ação será planejada de forma que não comprometa a carga horária dos estudantes em sala de aula.
Ø  Provão para os alunos concluintes do Ensino Fundamental e Médio.
Ø  Avaliação do reforço escolar
Ø  Planejamento das aulas complementares com base no resultado da avaliação.
Ø  Reunião de pais e mestres
Ø  Aulão em parceria com o Cursinho de Serra Talhada
Ø  Escolha do livro didático – anos iniciais
Ø  Projeto – Doce Alimentação Temática – Um cardápio de atualidades para os concluintes do Ensino Médio – Coordenação pedagógica e Bibliotecárias.
Ø  Comemoração do dia do estudante
Ø  Aulão  – ENEM/SAEPE – Língua Portuguesa e Matemática
Ø  Sarau Literário
Ø  Projeto Sabedoria Popular – séries iniciais do Ensino Fundamental
Ø  Feira do conhecimento – Ensino Fundamental e Ensino Médio
Ø  Seminário Motivacional – Concluintes do Ensino Médio.

PRIMEIRO RANKING DO CLUBINHO DA MATEMÁTICA 2015.

      Na turma do 5º ano do Ensino Fundamental, professora Mônica, já foram propostas 04 atividades, somando 400 pontos. Participaram dessa primeira etapa as professoras Josilene Quidute, Mônica Fernandes, Cida Medeiros e Girlene Medeiros. Confira a classificação dos estudantes.

ALUNO (A)
PONTOS
LUANDA GISLAYNE
383
AMANDA ANTAS
380
JAÉDSON MIGUEL
380
ANDREY VINICIUS
378
HELLEN MAÍRA CAETANO
376
MARIANA BATISTA
371
EVYLLYN SABRYNNY
367
SARAH DA SILVA
366
DÉBORA NUNES
361
MARIA EDUARDA NICÁCIO
360
EMANUELLY BEATRIZ
353
GIULLIA ROBERTA
352
BEATRIZ ANTAS
350
PEDRO HENRIQUE
343
UÊNDIA MENDONÇA
327
MARIA GABRIELLA FERREIRA
323
JONAS MARQUES
320
MARIA IASMIM
315
MARIA GABRIELA
312
ARIANE CARLOS
309
ARIELLY MARTINS
309
ANTONIO MARCOS
308
LHAYS RODRIGUES
308
JOSÉ CARLOS CRISPIM
306
CARLOS EDUARDO
304
BIANCA FERNANDES
280
JOSÉ FILIPE LOPES
279
JOSÉ HUMBERTO
278
MARIA EDUARDA FLOREN.
272
ANNA CLÁUDIA
269
JULIA SILVA
267
JAMILLY ALVES
264
LAYANE EDUARDA
211
JOSÉ GABRIEL
204
HEBERTH NAUÊ

JHONNATAS ERICK

JOÃO BATISTA

JOSÉ YANO

MARIA ISABELA PAULINO

OBS: os estudantes que constam na lista, mas não apresentam pontuação, estão com pendências de notas. 

quinta-feira, 9 de julho de 2015


Após diagnóstico do semestre, a equipe da Tomé resolveu dar mais atenção à avaliação.

                A equipe gestora da escola Tomé Francisco realizou um encontro com os professores, nesta quarta-feira, 08/07, para organizar e analisar as informações obtidas nos primeiros meses do calendário escolar e, com base nelas, repensar as práticas avaliativas adotadas na instituição. Uma reunião de formação para conhecer os resultados dos estudantes no primeiro semestre e ajudar os professores a tematizar à prática e elaborar exames cada vez mais eficientes para avaliação dos alunos.

               A acolhida levou um pouco de afetividade ao coração dos docentes com reflexões compartilhadas de trechos do livro: “Pedagogia do afeto na sala de aula” de Fabiana Andrade. Em seguida, o secretário Diego fez uma explanação com uso de slides, apresentando os percentuais por turma e disciplinas de estudantes abaixo da média, inclusive especificando apenas a prova e ainda, uma estimativa de candidatos à reprovação em 2015 no Ensino Fundamental e Ensino Médio. Rosineide promoveu uma inevitável reflexão sobre avaliação, questionando alguns métodos de avaliação e o papel da prova escrita. A intenção foi provocar o debate para utilizar o resultado da escola  como parâmetro para que o professor aprimore seu planejamento e seu trabalho em sala de aula.
                      "Apesar da necessidade de tornar a avaliação contínua e diversificada, a simples observação do professor nunca é suficientemente profunda e individualizada em uma classe com dezenas de estudantes. A avaliação por escrito, portanto, sempre terá sua importância", afirma Jussara Hoffmann. Assim, uma oficina para estudar alguns jeitos de avaliar, coordenada pela educadora de apoio Josilene Quidute. Na lista: Prova Objetiva Prova dissertativa, Seminário, Trabalho em Grupo, Entrevista, Aula dialogada, debate, Pesquisa, Estudo dirigido, Observação, relatório, auto avaliação, Conselho de Classe, resumo. O objetivo oi discutir os critérios de elaboração das atividades avaliativas pelos professores.
               Finalizando a pauta de formação, o professor José Neto, demonstrou, na prática, como utilizar o Classroom: O Intel (R) Learning Series Classroom  Management é uma ferramenta colaborativa de ensino e aprendizagem do tablet - PC Educacional recebido pelos alunos do Ensino  Médio em 2014.  O objetivo do programa é propiciar ao professor uma ferramenta tecnológica de última geração para envolver mais os alunos na aula e, consequentemente melhorar o desempenho na aprendizagem. Para Ivan, “ O investimento na formação continuada a partir de necessidades reais identificadas na escola ajuda na ampliação e visão dos professores que modificam sua prática devido as reflexões coletivas”.