A equipe gestora da escola Tomé
Francisco realizou um encontro com os professores, nesta quarta-feira, 08/07,
para organizar e analisar as informações obtidas nos primeiros meses do
calendário escolar e, com base nelas, repensar as práticas avaliativas adotadas
na instituição. Uma reunião de formação para conhecer os resultados dos
estudantes no primeiro semestre e ajudar os professores a tematizar à prática e
elaborar exames cada vez mais eficientes para avaliação dos alunos.
A acolhida levou um pouco de afetividade ao coração dos docentes com reflexões compartilhadas de trechos do livro: “Pedagogia do afeto na sala de aula” de Fabiana Andrade. Em seguida, o secretário Diego fez uma explanação com uso de slides, apresentando os percentuais por turma e disciplinas de estudantes abaixo da média, inclusive especificando apenas a prova e ainda, uma estimativa de candidatos à reprovação em 2015 no Ensino Fundamental e Ensino Médio. Rosineide promoveu uma inevitável reflexão sobre avaliação, questionando alguns métodos de avaliação e o papel da prova escrita. A intenção foi provocar o debate para utilizar o resultado da escola como parâmetro para que o professor aprimore seu planejamento e seu trabalho em sala de aula.
"Apesar da
necessidade de tornar a avaliação contínua e diversificada, a simples
observação do professor nunca é suficientemente profunda e individualizada em
uma classe com dezenas de estudantes. A avaliação por escrito, portanto, sempre
terá sua importância", afirma Jussara Hoffmann. Assim, uma oficina para
estudar alguns jeitos de avaliar, coordenada pela educadora de apoio Josilene
Quidute. Na lista: Prova Objetiva Prova dissertativa, Seminário, Trabalho em
Grupo, Entrevista, Aula dialogada, debate, Pesquisa, Estudo dirigido,
Observação, relatório, auto avaliação, Conselho de Classe, resumo. O objetivo
oi discutir os critérios de elaboração das atividades avaliativas pelos
professores.
Finalizando a pauta de formação,
o professor José Neto, demonstrou, na prática, como utilizar o Classroom: O Intel (R) Learning Series Classroom Management é uma ferramenta colaborativa de ensino e aprendizagem do
tablet - PC Educacional recebido pelos alunos do Ensino Médio em 2014. O
objetivo do programa é propiciar ao professor uma ferramenta tecnológica de
última geração para envolver mais os alunos na aula e, consequentemente
melhorar o desempenho na aprendizagem. Para Ivan, “ O investimento na
formação continuada a partir de necessidades reais identificadas na escola
ajuda na ampliação e visão dos professores que modificam sua prática devido as
reflexões coletivas”.