quinta-feira, 18 de junho de 2015

BAÚ DA TOMÉ: ANOS DE TRADIÇÃO NAS FESTAS JUNINAS.

      Há anos a Escola Tomé Francisco da Silva encerra o I SEMESTRE com a organização de uma Festa Junina que tem atraído um grande público de alunos, pais, ex-alunos e integrantes da comunidade. O público sempre prestigiou a apresentação das quadrilhas e alguns dos costumes típicas dessa tradição: quermesses, doces e bebidas típicas, barracas de jogos e diversões, além de muito forró.

     Muitos dos que participaram das Festas Juninas na Tomé, podem recordar momentos, encontros, diversão por meio das recordações deixadas em fotografias que o tempo pode até ter amarelado, mas as lembranças permanecem vivas na memória de cada um.


quarta-feira, 17 de junho de 2015

REFORÇO AMIGO EM AÇÃO NO PERÍODO DAS AVALIAÇÕES DO II BIMESTRE.



             Protagonismo é a atuação de adolescentes e jovens, através de uma participação construtiva, envolvendo-.se com as questões da própria adolescência/juventude, assim como com as questões sociais do mundo, da comunidade... Uma ação que tem dado certo na Escola Tomé Francisco da Silva é o REFORÇO AMIGO, um projeto que incentiva os jovens estudantes ao protagonismo. A ideia é formar grupos de estudos coordenados por monitores preparados para ajudar os colegas na ampliação dos seus conhecimentos em relação aos conteúdos das provas realizadas no final do segundo semestre, no mês de junho. A novidade para este ano é que alguns professores também estão aceitando a proposta de reforçar os alunos que estão abaixo da média na tentativa de recuperá-los e ajuda-los a avançar. A organização e coordenação ficam por conta da analista educacional Jakeline Fernandes e a educadora de apoio Socorro Santos. O Gestor Ivan garante as condições necessárias para o sucesso da ação. O resultado, a equipe envolvida espera alcançar nos índices educacionais do I semestre de 2015. Até o final do ano, muito protagonismo ainda há de existir na realização dessa boa intervenção pedagógica.


ESPETÁCULO DAS CRIANÇAS NA CULMINÂNCIA DO PROJETO DE LEITURA.


           O Projeto o Prazer de Ler tem a finalidade de incentivar e proporcionar as crianças da Escola Tomé Francisco da Silva a descoberta do prazer de ler. Em 2015, cada turma trabalhou uma oficina, com objetivos diferentes de leitura e na manhã desta terça-feira, 16/06, a quadra amanheceu colorida, pois a harmonia de uma equipe de sucesso demonstrou por meio de diferentes linguagens, a competência com que ampliou os  conhecimentos dos seus alunos. Os pais compareceram para abrilhantarem seus filhos. A gestora da Escola Manoel Joaquim de Santana e uma turma de estudantes com professores e a coordenadora Cristiane Quidute, da Escola Municipal Joana Freire de Carnaíba Velha aceitaram o convite e estiveram presentes durante todo o evento. O momento contou com uma grande equipe para sua organização e participação. A educadora de apoio Josilene Quidute liderou todas as etapas do projeto e mobilizou todos os setores da escola em prol do grande sucesso que foi o espetáculo das crianças nesta manhã de terça-feira. O agradecimento vai para a gestão, a secretaria, biblioteca, cozinha, monitores do Mais Educação, principalmente ao professor de dança Danilo Maia que ajudou em todas as coreografias. Os atores homenageados são sem dúvida, professores, pais e as crianças.
CONHEÇA UM POUCO DA PROGRAMAÇÃO:
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A professora Adriana, mostrou as crianças do 2º ano, o encanto dos contos de fadas. Não é novidade que as crianças são apaixonadas pelo fascinante mundo das histórias infantis. Elas se encantam com os lobos, as bruxas, as fadas... E quem não sonha em ser princesa e até com um príncipe num cavalo branco?
Então, fique atenta a apresentação da criançada. Elas vão montar O BAÚ DOS CONTOS DE FADAS e logo após apresentar a coreografia da música JOÃO E MARIA – Chico Buarque.
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A professora Silene, trabalhou com as crianças do 3º ano A, um banco de textos, com gêneros diferentes, para mostrar que lemos com diversos objetivos: ler para se informar, instruir-se, adquirir conhecimentos e muitos outros, inclusive para se divertir, a exemplo do que estamos fazendo hoje.
Para a culminância, as crianças do 3º ano vão apresentar UMA RODA DE LEITURA demonstrando os vários objetivos d e ler.
No Sítio do Pica Pau Amarelo, aprendemos muitas histórias com Dona Benta. Emília e Visconde sempre nos encantaram com sua inteligência, criatividade e desenvoltura, por isso, simbolizando a importância da leitura, uma coreografia da música SÍTIO DO PICA PAU AMARELO – GILBERTO GIL.
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A professora Cassandra também trabalhou com a finalidade da leitura, utilizando um banco de textos. Para o público, as crianças vão apresentar uma adaptação do livro  A CASA SONOLENTA – Audrey Wood. A diferença é que os integrantes da casa foram enfeitiçados por uma bruxa para dormirem o sono eterno. Sabe quem veio desfazer o feitiço? Uma fada e vários livrinhos falantes. Divirtam-se com esse grande magia!

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A professora Ângela do 4º ano trabalhou com a habilidade de interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso – propagandas, quadrinhos, fotos dentro outros. Pra demonstrar essa habilidade, não basta apenas decodificar sinais e símbolos, mas ter a capacidade de perceber a interação entre a imagem e o texto escrito.
A integração de imagens e palavras contribui para a formação de novos sentidos do texto. Com vocês, A COREOGRAFIA DAS CAIXAS MÁGICAS.
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A professora Mônica Fernandes, na turma do 5º ano, trabalhou com a habilidade de reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema.
Do Livro com as várias versões do conto de CHAPEUZINHO VERMELHO, os alunos aprenderam a relacionar várias ideias, por meio da intertextualidade.

Com vocês, uma transformação na história. Conheça o outro lado dessa fascinante história com a coreografia da música de CHAPEUZINHO VERMELHO COM UM TOQUE DE MAGIA E TRANSFORMAÇÃO.




segunda-feira, 15 de junho de 2015

Inscrições para 116 mil bolsas do Prouni começam na terça.

O número de bolsas representa um aumento de 0,78% em relação à segunda edição do ano passado, quando foram ofertadas 115.101 bolsas. Já o número de instituições participantes diminuiu. No segundo semestre de 2014, elas somavam 943. O número de bolsas integrais também caiu. Neste ano, serão oferecidas 68.971, contra 73.601 do ano passado. As parciais aumentaram para 47.033. No ano passado, foram 41.500.
O ProUni oferece bolsas de estudos integrais e parciais em instituições particulares de educação superior com cursos de graduação e sequenciais de formação específica. Para se inscrever na segunda edição de 2015, o candidato deve ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014 e obtido no mínimo 450 pontos na média das notas. Além disso, não pode ter tirado nota 0 na redação. Ao se inscrever, o estudante deverá informar o número de inscrição e a senha usados no Enem.
Podem concorrer a bolsas integrais candidatos com renda familiar bruta mensal per capita inferior a 1,5 salário mínimo. As parciais são para aqueles com renda familiar bruta mensal per capita menor que três salários mínimos. O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 22 deste mês.

quinta-feira, 11 de junho de 2015

INTERCAMBISTAS REALIZAM PROJETO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA EM INGLÊS.

O projeto de Intervenção pedagógica em inglês surgiu a partir da análise do resultado do I Bimestre que apontou a necessidade de elaboração de propostas de intervenção focadas no desempenho dos alunos, devido diagnosticar um número alto de alunos abaixo da média na área de Inglês nas turmas do Ensino Médio. Os 10 intercambistas do Programa Ganhe o Mundo em 2014 aceitaram a proposta da escola em promover reforço na disciplina para grupos de estudantes, coordenados pela professora de inglês Antônia, apoiados pela coordenação, analista educacional e gestão da escola.
            “ Mesmo diante de resultados positivos,o colegiado dessa escola almeja resultados ainda melhores, pois o nosso compromisso é garantir um ensino de qualidade para todos os alunos sem distinção e exclusão, mesmo  porque ,se a maioria de uma turma vai bem e alguns não, estes devem ser atendidos imediatamente através de outras atividades que possibilitem a superação de suas dificuldades”. Disse o gestor Ivan.
                  A escola que assume responsabilidade com a aprendizagem de todos os alunos tem obrigação de criar um sistema de apoio para que esses alunos não se percam no caminho. Suas dificuldades precisam ser detectadas rapidamente para que eles sejam apoiados, continuem progredindo e não desenvolvam bloqueios. O projeto de intervenção na área de inglês além de favorecer experiências bem sucedidas de aprendizagem por meio de atividades diferenciadas, integra os intercambistas que vivenciaram uma excelente experiência  de ganhar o mundo numa ação solidária e voluntária de colaborar com a melhoria da aprendizagem dos seus colegas.
             Parabéns aos intercambistas: Peterson, João Elias, João Marçal, Wiliene, Iago, Ramon, Ricardo, Laís, Juliana, Suelen.


quarta-feira, 10 de junho de 2015

PROFESSOR JOSÉ NETO É PIONEIRO NO USO DO CLASSROOM NA TOMÉ

Alunos do 3º ano do Ensino Médio utilizam ferramenta tecnológica na aula de Química e Física : o Intel (R) Learning Series Classroom  Management.

O Intel (R) Learning Series Classroom  Management é uma ferramenta colaborativa de ensino e aprendizagem do tablet - PC Educacional recebido pelos alunos do Ensino  Médio em 2014.  O objetivo do programa é propiciar ao professor uma ferramenta tecnológica de última geração para envolver mais os alunos na aula e, consequentemente melhorar o desempenho na aprendizagem. 
Em fevereiro deste ano, todos os professores do Ensino Médio receberam um treinamento com os técnicos da GRE, Christian, sobre as formas de usar o aplicativo. O gestor viu a necessidade de comprar roteadores para tornar a tarefa possível e solicitou à GRE melhorias na internet. Assim , a escola preparou-se para utilizar efetivamente essa tecnologia.
O professor José Neto aproveitando as condições oferecidas e sua vontade de inovar a prática pedagógica, otimizando o uso dos tablets, está melhorando a qualidade das aulas de Química e de Física. Ele utilizou com êxito a ferramenta nas três turmas do 3º Médio para ministrar os conteúdos de Física: Potencial elétrico; corrente elétrica; diferença de potencial; potência elétrica e consumo de energia elétrica. Em Química, o professor utilizou o Classroom para ensinar a Classificação das cadeias carbônicas e Propriedades e Nomenclaturas dos Hidrocarbonetos.
Segundo José Neto, “O uso do Classroom para a realização das atividades teve um impacto positivo. Os alunos demonstraram muito interesse nas funcionalidades do programa e principalmente na resolução das questões.”
Confira nas imagens o trabalho do professor que vê na tecnologia a possibilidade de mudança no cenário de desinteresse de muitos alunos de salas de aula de todo o Brasil. A geração que senta nas carteiras de nossas escolas não é a mesma de 30 anos atrás, precisamos aproveitar o que as novas tecnologias têm a nos oferecer e transformar o ato de estudar em algo prazeroso e “antenado” com o tempo e com as exigências desse novo público que compõe as nossas salas de aula.

PARABÉNS, Prof. José Neto e alunos que estão valorizando essa iniciativa. 







terça-feira, 9 de junho de 2015

Abertas inscrições para os cursos de língua inglesa e espanhola.

Estão disponíveis 25 mil vagas, das quais, 19 mil para inglês e 6 mil para espanhol, oferecidas pelo Programa Ganhe o Mundo (PGM)


As inscrições para os cursos de língua inglesa e espanhola oferecidas pelo Programa Ganhe o Mundo (PGM), disponibilizada aos estudantes do 1º ano do ensino médio regularmente matriculados e enturmados no Sistema de Educação do Estado de Pernambuco (SIEPE), estão abertas, a partir desta segunda-feira (08), e seguem até o próximo dia 19. São oferecidas 25 mil vagas, das quais, 19 mil para inglês e outras 6 mil para espanhol.

Além da modalidade de ensino regular, também podem participar os estudantes matriculados nas escolas integrais, semi-integrais, médio integrado, educação profissional e indígena. As inscrições, gratuitas, são feitas pela Internet, através dos sites: www.educacao.pe.gov.br e www.siepe.educacao.pe.gov.br, mediante preenchimento do formulário do cadastro online (http://www1.educacao.pe.gov.br/pgmc/). Também podem se inscrever os estudantes do Colégio da Polícia Militar e da Escola de Aplicação do Recife, porém esses alunos têm a opção de escolher o formulário manual distribuídos em suas unidades de ensino. A mesma regra também é aberta para os estudantes das escolas indígenas, com acesso limitado à Internet.

O resultado será divulgado no dia 02 de julho, nos mesmos sites onde foram realizadas as inscrições. Os candidatos serão classificados em ordem decrescente, de acordo com a média de rendimento em língua portuguesa e matemática do primeiro bimestre de 2015. No caso de classificação idêntica, o desempate entre candidatos será feito considerando a maior média de Português e, em seguida, a maior média de Matemática do primeiro bimestre.

Os estudantes classificados devem se apresentar, entre os dias 06 e 10 de julho, na secretaria da escola em que optou realizar o curso para confirmar a matrícula com os seguintes documentos: termo assinado pelo pai e ou responsável, além de comprovante de inscrição e documento de identidade.

Os candidatos selecionados que não confirmarem sua participação no prazo estabelecido serão desclassificados. Os estudantes remanejados serão conhecidos no dia 15 de julho. As aulas terão início no dia 27 do mesmo mês.  

Cada unidade escolar irá oferecer até duas turmas por idioma com, no mínimo, 25 e, no máximo, 30 alunos cada uma delas. Caso não seja formada a turma do idioma escolhido pelo aluno, ele será, automaticamente, transferido para outra escola jurisdicionada a Gerência Regional de Ensino. O curso terá duração de 12 meses, distribuídos em dois módulos.

Cada candidato selecionado receberá um livro-texto, colorido, com fotos ilustrativas, além de livro de atividades, com material de apoio e CD de áudio.


segunda-feira, 8 de junho de 2015

CULMINÂNCIA DO PROJETO "O PRAZER DE LER".

JOGOS ESCOLARES: UMA DÉCADA DE DESTAQUE NA NATAÇÃO DOS ATLETAS DA TOMÉ.


      A Escola Tomé Francisco há mais de uma década consegue vencer a competição de natação porque muitos dos seus atletas conquistam medalhas de ouro, prata e bronze. Na quadragésima edição dos jogos escolares, fase regional, realizado na sexta-feira, 05 de junho não foi diferente e os atletas representaram a instituição, conquistando, mais uma vez, o 1º lugar no resultado geral da natação. Parabéns aos atletas, ao professor Gleydson e ao gestor Ivan pelo esforço em garantir a participação da Escola nesta modalidade esportiva.