Alunos do 3º ano do Ensino Médio utilizam
ferramenta tecnológica na aula de Química e Física : o Intel (R) Learning Series Classroom Management.
O Intel (R) Learning Series Classroom Management é uma ferramenta
colaborativa de ensino e aprendizagem do tablet
- PC Educacional recebido pelos alunos do Ensino
Médio em 2014. O objetivo do programa é propiciar ao
professor uma ferramenta tecnológica de última geração para envolver mais os
alunos na aula e, consequentemente melhorar o desempenho na aprendizagem.
Em fevereiro deste ano,
todos os professores do Ensino Médio receberam um treinamento com os técnicos
da GRE, Christian, sobre as formas de usar o aplicativo. O gestor viu a
necessidade de comprar roteadores para tornar a tarefa possível e solicitou à
GRE melhorias na internet. Assim , a escola preparou-se para utilizar
efetivamente essa tecnologia.
O professor José Neto aproveitando
as condições oferecidas e sua vontade de inovar a prática pedagógica,
otimizando o uso dos tablets, está
melhorando a qualidade das aulas de Química e de Física. Ele utilizou com êxito
a ferramenta nas três turmas do 3º Médio para ministrar os conteúdos de Física:
Potencial elétrico; corrente elétrica; diferença de potencial; potência
elétrica e consumo de energia elétrica. Em Química, o professor utilizou o Classroom para ensinar a Classificação
das cadeias carbônicas e Propriedades e Nomenclaturas dos Hidrocarbonetos.
Segundo José Neto, “O uso do Classroom para a realização das
atividades teve um impacto positivo. Os alunos demonstraram muito interesse nas
funcionalidades do programa e principalmente na resolução das questões.”
Confira nas imagens o
trabalho do professor que vê na tecnologia a possibilidade de mudança no
cenário de desinteresse de muitos alunos de salas de aula de todo o Brasil. A
geração que senta nas carteiras de nossas escolas não é a mesma de 30 anos
atrás, precisamos aproveitar o que as novas tecnologias têm a nos oferecer e
transformar o ato de estudar em algo prazeroso e “antenado” com o tempo e com
as exigências desse novo público que compõe as nossas salas de aula.
PARABÉNS,
Prof. José Neto e alunos que estão valorizando essa iniciativa.