quarta-feira, 25 de março de 2015

Horário 2015.2 ABRIL (TARDE)


9º Ano A
AULA
SEGUNDA
TERÇA
QUARTA
QUINTA
SEXTA
HISTÓRIA
GEOGRAFIA
PORTUGUÊS
MATEMÁTICA
PORTUGUÊS
HISTÓRIA
GEOGRAFIA
PORTUGUÊS
INGLÊS
PORTUGUÊS
INGLÊS
CIÊNCIAS
CIÊNCIAS
ED. FÍSICA
ED. FÍSICA
MATEMÁTICA
MATEMÁTICA
CIÊNCIAS
PORTUGUÊS
MATEMÁTICA
MATEMÁTICA
MATEMÁTICA
ARTE
PORTUGUÊS
ARTE
9º Ano B
AULA
SEGUNDA
TERÇA
QUARTA
QUINTA
SEXTA
INGLÊS
MATEMÁTICA
CIÊNCIAS
INGLÊS
MATEMÁTICA
MATEMÁTICA
MATEMÁTICA
CIÊNCIAS
PORTUGUÊS
MATEMÁTICA
MATEMÁTICA
ED. FÍSICA
PORTUGUÊS
PORTUGUÊS
PORTUGUÊS
PORTUGUÊS
GEOGRAFIA
ARTE
HISTÓRIA
ARTE
PORTUGUÊS
GEOGRAFIA
ED. FÍSICA
HISTÓRIA
CIÊNCIAS
1º EM A
AULA
SEGUNDA
TERÇA
QUARTA
QUINTA
SEXTA
PORTUGUÊS
PORTUGUÊS
FÍSICA
MATEMÁTICA
ARTE
BIOLOGIA
PORTUGUÊS
FÍSICA
MATEMÁTICA
GEOGRAFIA
BIOLOGIA
INGLÊS
HISTÓRIA
INGLÊS
MATEMÁTICA
PORTUGUÊS
ED. FÍSICA
HISTÓRIA
QUÍMICA
MATEMÁTICA
PORTUGUÊS
SOCIOLOGIA
GEOGRAFIA
QUÍMICA
FILOSOFIA

1º EM B
AULA
SEGUNDA
TERÇA
QUARTA
QUINTA
SEXTA
QUÍMICA
INGLÊS
HISTÓRIA
PORTUGUÊS
ED. FÍSICA
PORTUGUÊS
INGLÊS
HISTÓRIA
FÍSICA
MATEMÁTICA
PORTUGUÊS
SOCIOLOGIA
GEOGRAFIA
FÍSICA
ARTE
BIOLOGIA
PORTUGUÊS
GEOGRAFIA
MATEMÁTICA
FILOSOFIA
BIOLOGIA
PORTUGUÊS
QUÍMICA
MATEMÁTICA
MATEMÁTICA
2º EM A
AULA
SEGUNDA
TERÇA
QUARTA
QUINTA
SEXTA
GEOGRAFIA
ARTE
MATEMÁTICA
GEOGRAFIA
INGLÊS
PORTUGUÊS
ED. FÍSICA
MATEMÁTICA
QUÍMICA
INGLÊS
HISTÓRIA
HISTÓRIA
FILOSOFIA
QUÍMICA
SÓCIOLOGIA
MATEMÁTICA
FÍSICA
PORTUGUÊS
BIOLOGIA
PORTUGUÊS
MATEMÁTICA
FÍSICA
PORTUGUÊS
BIOLOGIA
PORTUGUÊS

2º ANO B
AULA
SEGUNDA
TERÇA
QUARTA
QUINTA
SEXTA
FILOSOFIA
FÍSICA
PORTUGUÊS
MATEMÁTICA
PORTUGUÊS
INGLÊS
FÍSICA
PORTUGUÊS
MATEMÁTICA
ARTE
MATEMÁTICA
GEOGRAFIA
GEOGRAFIA
SOCIOLOGIA
INGLÊS
HISTÓRIA
QUÍMICA
ED. FÍSICA
PORTUGUÊS
BIOLOGIA
HISTÓRIA
QUÍMICA
MATEMÁTICA
PORTUGUÊS
BIOLOGIA
2º EM C
AULA
SEGUNDA
TERÇA
QUARTA
QUINTA
SEXTA
MATEMÁTICA
HISTÓRIA
PORTUGUÊS
FÍSICA
SOCIOLOGIA
MATEMÁTICA
HISTÓRIA
PORTUGUÊS
QUÍMICA
ED. FÍSICA
PORTUGUÊS
FÍSICA
MATEMÁTICA
QUÍMICA
BIOLOGIA
ARTE
PORTUGUÊS
MATEMÁTICA
GEOGRAFIA
INGLÊS
BIOLOGIA
PORTUGUÊS
FILOSOFIA
GEOGRAFIA
INGLÊS
3º EM A
AULA
SEGUNDA
TERÇA
QUARTA
QUINTA
SEXTA
BIOLOGIA
ED. FÍSICA
BIOLOGIA
FILOSOFIA
MATEMÁTICA
QUÍMICA
PORTUGUÊS
BIOLOGIA
SOCIOLOGIA
MATEMÁTICA
QUÍMICA
MATEMÁTICA
PORTUGUÊS
MATEMÁTICA
PORTUGUÊS
PORTUGUÊS
HISTÓRIA
GEOGRAFIA
INGLÊS
FÍSICA
PORTUGUÊS
HISTÓRIA
GEOGRAFIA
INGLÊS
FÍSICA

3º EM B
AULA
SEGUNDA
TERÇA
QUARTA
QUINTA
SEXTA
FILOSOFIA
MATEMÁTICA
ED. FÍSICA
BIOLOGIA
PORTUGUÊS
BIOLOGIA
MATEMÁTICA
HISTÓRIA
GEOGRAFIA
PORTUGUÊS
BIOLOGIA
PORTUGUÊS
HISTÓRIA
GEOGRAFIA
SOCIOLOGIA
QUÍMICA
INGLÊS
PORTUGUÊS
FÍSICA
MATEMÁTICA
QUÍMICA
INGLÊS
PORTUGUÊS
FÍSICA
MATEMÁTICA
3º EM C

AULA
SEGUNDA
TERÇA
QUARTA
QUINTA
SEXTA
PORTUGUÊS
PORTUGUÊS
GEOGRAFIA
SOCIOLOGIA
BIOLOGIA
PORTUGUÊS
QUÍMICA
GEOGRAFIA
BIOLOGIA
FÍSICA
FILOSOFIA
QUÍMICA
ED. FÍSICA
BIOLOGIA
FÍSICA
INGLÊS
MATEMÁTICA
HISTÓRIA
MATEMÁTICA
PORTUGUÊS
INGLÊS
MATEMÁTICA
HISTÓRIA
MATEMÁTICA
PORTUGUÊS

quarta-feira, 18 de março de 2015

ESCOLA TOMÉ FRANCISCO TEM PARTICIPAÇÃO CATIVA NO CONCURSO INTERNACIONAL DE REDAÇÃO DE CARTAS DOS CORREIOS


Este concurso exerce um verdadeiro fascínio nos nossos alunos que esperam com ansiedade que seja lançado a cada ano e participam do mesmo com bastante dedicação. Além de oferecer uma premiação muito boa, ele tem uma finalidade bastante instrutiva e educativa, pois incentiva a escrita de cartas, o que está tornando-se uma atividade procurada por poucos. 
Nossa clientela recebe, neste sentido, uma influência bastante positiva, pois várias vezes tivemos alunos premiados neste concurso.
É de grande importância, realizá-lo a cada ano, pois os professores trabalham o tema e o gênero textual: carta argumentativa, em todas as séries e com todos os alunos e existe um grande empenho de todos inclusive da Gestão e Coordenação para que este tenha resultados positivos, com relação à aprendizagem dos alunos e também para que sejam produzidos textos bons e possam concorrer em igualdade de qualidade com os demais de todo o Brasil.
Na sua 43ª versão, este ano, o concurso foi vivenciado, saindo vencedores na etapa escolar as cartas dos alunos: Caio Henrique do 6º Ano A, sob a coordenação da professora Daniela e Clécya Rayane do 2º Médio C, sob a coordenação da professora Corrinha Sousa.
Esperamos que nossos alunos sejam vencedores!!

Parabenizamos a todos os professores e alunos pelo empenho !!

Estudantes da Escola Tomé Francisco recebem Kit de material escolar do Governo de PE.


                  Na rede estadual de Pernambuco, todo aluno tem direito a receber o material didático que será utilizado ao longo do ano. A LDB, Lei de Diretrizes e Bases, que dita às normas da Educação Brasileira, em seu artigo 4º, item VIII, aponta que: "O dever do Estado com educação escolar pública será efetivado mediante a garantia de: atendimento ao educando, em todas as etapas da educação básica, por meio de programas suplementares de material didático-escolar, transporte, alimentação e assistência à saúde".

                   O Governo de Pernambuco tem garantido os direitos dos estudantes da rede estadual de ensino. Na Escola Tomé Francisco da Silva, os 800 estudantes já estão recebendo seu material. (01 bolsa e 02 camisetas) O gestor Ivan, com auxílio da bibliotecária Ana, iniciou a distribuição nesta quarta-feira, 18/03. A comunidade escolar recebeu com entusiasmo o material escolar. “Estamos felizes de poder hoje fazer a entrega dos kits básicos que a equipe da Secretaria de Educação Estadual preparou o que permitiu que os alunos pudessem ter material a partir do dia de hoje, principalmente o fardamento escolar”, declarou Ivan, diante de alunos.


TEMAS REFERENTES À CONCLUSÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO SÃO DISCUTIDOS EM REUNIÃO COM PAIS, ALUNOS, GESTÃO E PROFESSORES.


          Mais uma semana com cronograma de reunião para ser cumprido pelos integrantes do colegiado da escola Tomé Francisco da Silva. Dessa vez, com a participação também dos estudantes, pois os temas e as informações são de interesse de todos. Na terça-feira, 17/03,à tarde, a reunião contou com a presença de pais e alunos do 3º ano do Ensino Médio. Na quarta-feira,18/03, pela manhã, os pais e alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. Para a ocasião foram listados os seguintes objetivos:
Ø  Informar sobre alguns pontos importantes da Instrução de avaliação do estado de Pernambuco: critérios de aprovação, direito a prova especial e reprovação final.
Ø  Compartilhar as ações previstas de preparação para avaliações externas visando ajudar os estudantes a terem um bom desempenho nessas provas: ENEM/ SAEPE.
Ø  Explicar a importância dos estudantes participarem da jornada ampliada de Língua Portuguesa e Matemática.
Ø  Definir, junto com os pais, critérios para campanha e realização da festa de conclusão.
Ø  Apresentar o resultado da avaliação diagnóstica de Língua Portuguesa e matemática e compartilhar as ações de intervenções previstas para o I Semestre de 2015.
Ø  Dialogar sobre a importância da disciplina e dos conteúdos atitudinais indispensáveis para o bom desempenho dos alunos nas avaliações internas e externas.

                    O momento foi de muita discussão, inclusive com a participação de pais e alunos que expressaram sua opinião sobre alguns temas em foco. O gestor Ivan esclareceu alguns pontos, enfatizando que a lei não pode ser alterada porque não é da nossa responsabilidade. Os professores conversaram individualmente com alguns pais e na reunião do 9º ano foi entregue uma ficha avaliativa dos conteúdos atitudinais de cada estudante, preenchida por todos os professores da turma. Para Ivan, as reuniões específicas têm favorecido uma maior participação dos pais que se sentem mais a vontade para expressarem suas opiniões. Esse é um verdadeiro exemplo de gestão democrática.