quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

EQUIPE DA EREM FREI ORLANDO DE ITAMBÉ VISITA A ESCOLA TOMÉ FRANCISCO DA SILVA.

               Uma viagem pedagógica, como bem definiu o professor Eliezer farias em sua rede social. Na terça-feira, 10 de fevereiro, cerca de 20 integrantes da EREM FREI ORLANDO DE ITAMBÉ chegaram à escola Tomé Francisco, às 9horas para realizar um intercambio de experiências educacionais.
           O grupo foi recepcionado pelo caboclinho que após as boas-vindas no portão da escola, dançaram e encantaram. Um passeio pelo ambiente escolar para constatar a organização e o comportamento dos alunos e funcionários. “ Cada detalhe, faz a diferença no processo ensino-aprendizagem”disse a diretora de Itambé. Com olhar bem atento, o grupo visitou salas de aula, conversou com professores e funcionários e conheceu um pouco do trabalho desenvolvido na instituição.
      O gestor Ivan fez uma demonstração do trabalho e prêmios conquistados pela equipe da Tomé nos últimos anos, como também, junto com a educadora de apoio Josilene Quidute e a diretora adjunta Rosineide Alves compartilhou projetos bem sucedidos que foram determinantes para elevação das metas pactuadas no IDEPE. Um debate motivou a troca de experiências educacionais. A ex-professora da Tomé, Soraya Barros, a qual foi elogiada pelo gestor Ivan que reconheceu o seu trabalho a frente da instituição no início de sua gestão como diretora adjunta, deu seu depoimento, reforçando a importância do esforço, da determinação e da participação de todos na construção de um projeto de sucesso, a exemplo da escola Tomé Francisco.
     Para Alexandre Gouveia, professor de matemática da EREM FREI ORLANDO, vários aspectos motivou a visita: a vontade de aprender mais sobre organização, liderança, elaboração de projetos para adequar as necessidades da sua escola. “ o que foi observado aqui, faz com que eu leve na minha bagagem o sentimento de que tudo pode feito quando há organização, união e vontade”.

   O gestor Ivan agradece aos educadores de Itambé pelo reconhecimento do trabalho “ Fico feliz quando as pessoas que aqui chegam identificam no ambiente escolar a harmonia do nossa equipe. Um agradecimento especial a minha amiga Soraya Barros: aqui você é sempre muito bem-vinda”.







domingo, 8 de fevereiro de 2015

GOVERNADOR DE PE PARABENIZA ESCOLA TOMÉ FRANCISCO E ALUNOS APROVADOS NO VESTIBULAR

(Fonte da imagem: http://www.mn1.com.br/)


    Ontem (07/02), o governador de Pernambuco Paulo Câmara postou uma mensagem em sua página no facebook, na qual parabeniza os alunos aprovados no Vestibular, a Escola Tomé Francisco e os cidadãos de Quixaba por tão significativo resultado. "Parabéns aos alunos, à Escola e a todos os cidadãos de Quixaba, um exemplo e uma inspiração para todo Brasil." São 26 alunos que conseguiram uma vaga no Ensino superior até agora, dos concluintes de 2014. 
   O governador enaltece o trabalho da escola e parabeniza a forma como vem desenvolvendo sua prática educativa, em constante parceria com a comunidade. Ele cita Quixaba "Uma cidade da região do Sertão do Pajeú que vem ganhando destaque nos últimos anos por causa de sua escola." Ainda diz:
"Tenho acompanhado a trajetória da Escola Estadual Tomé Francisco da Silva, que ganhou reconhecimento e alguns prêmios nacionais importantes nos últimos anos. O trabalho de integração com os pais e a comunidade realizado por lá é impressionante."
  E continua: "Quando um aluno encontra na escola um ambiente propício para o seu desenvolvimento, fica tudo mais fácil. É por isso que Pernambuco investe tanto na Educação. E não é por acaso que hoje a cidade comemora mais uma conquista: 26 alunos formados na escola vão para a universidade". Acompanhando a publicação, ele também postou uma fotografia de uma das turmas concluintes. 
   OBRIGADA, GOVERNADOR POR RECONHECER O TRABALHO DA TOMÉ FRANCISCO, a equipe da escola, tendo à frente o gestor Ivan Nunes, continuará cumprindo a sua missão com compromisso e dedicação, pois é no sucesso do aluno que a escola encontra a seu sentido de existir.

Leia o comentário de Paulo Câmara na íntegra em: facebook.com

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

ALUNOS NOVATOS CONHECEM O REGIMENTO INTERNO

                           Na quinta-feira, 05 de fevereiro, o gestor Ivan fez uma reunião por turno dos alunos novatos que chegaram a Escola Tomé Francisco no ano letivo de 2015. Cada um recebeu uma cartilha com o resumo do Regimento Interno da instituição. Esse documento  é um conjunto de todas as disposições necessárias para o bom funcionamento da escola e  está  em conformidade com o projeto político-pedagógico (PPP).
                       O objetivo é refletir com os novatos sobre as normas necessárias para manter a ordem e a disciplina no dia-a-dia da instituição, além de apresentar informações diversas como os critérios de avaliação da aprendizagem, normas de convivência e o organograma da comunidade escolar.

               Os alunos participaram da discussão fazendo perguntas e tirando suas dúvidas. Para Ivan, O regimento interno é um documento de toda a comunidade escolar, por isso deve ser amplamente divulgado a todos. “Ele ajuda a comunidade escolar a trabalhar melhor e ainda dá respaldo às decisões tomadas por mim”, explicou o gestor da Escola Tomé Francisco da Silva.


quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DIVULGA APROVAÇÃO DO VESTIBULAR DA TOMÉ FRANCISCO

O sonho de cursar uma universidade vira realidade para 26 estudantes da Escola Tomé Francisco

A escola de Quixaba investe em vários trabalhos de apoio pedagógico para estimular os alunos



Assessoria de Comunicação - 05/02/2015 16:04h


Créditos: Divulgação
Cursar a universidade tornou-se realidade para 26 estudantes concluintes do ensino médio em 2014, da Escola Tomé Francisco da Silva, localizada em Quixaba, Sertão do Estado. O apoio pedagógico realizado pela escola foi peça fundamental para a inserção dos alunos no nível superior. Os estudantes foram aprovados pela seleção do Sistema de Seleção Unificada (SISU), beneficiados com bolsa do Programa Universidade para Todos (PROUNI) e em vestibulares convencionais em universidades particulares. Os alunos passaram em diversas áreas como: Medicina, Engenharias, Mecânica, Química, Hotelaria, Administração, Fisioterapia, Direto, Psicologia e Ciências Contábeis.
Aulões, saraus, trabalhos monitorados, testes vocacionais, reforço escolar nas áreas de Português e Matemática, intensivo de redação e trabalhos de motivação com ex- alunos, pais e autoridades locais foram realizados para estimular os estudantes e ajudá-los a escolher qual profissão seguir. “Investimos em nossos estudantes e hoje colhemos os frutos. É um orgulho que aumenta a cada ano, esse é o grande reconhecimento pelo nosso trabalho”, relata o gestor da Escola Tomé Francisco da Silva, Ivan José Nunes.
Júlia Yone Pereira, 17 anos, ex-intercambista do Programa Ganhe o Mundo (PGM), onde viajou para Nova Zelândia no primeiro semestre de 2014, foi aprovada pelo PROUNI na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), no curso de Fisioterapia. Para ela, o apoio da escola foi fundamental para seus estudos. “Eu só tenho a agradecer a todos os professores e toda equipe da escola. Os aulões foram de extrema importância para realizarmos a prova do ENEM e contribuiu bastante para a minha aprovação”, conta.


Já a futura médica Mairla Marina Ferreira, 15 anos, foi aprovada no curso de Medicina na Universidade Federal de Campina Grande. Ela também é ex-intercambista do PGM, e garante que o apoio da unidade de ensino foi peça chave para conquistar seu sonho. “Desde pequena sonhei em ser médica, isso nunca saiu da minha cabeça, agora vou dar início a uma nova etapa da minha vida graças ao ensino da minha escola, ao apoio e incentivo que todos me deram”, declara a estudante.

FONTE: www.educacao.pe.gov.br  

Volta às aulas na Tomé: investimento na construção de boas relações

         Quarta-feira, 04 de fevereiro. Na Escola Tomé Francisco da Silva, tudo pronto para recepção dos estudantes. Murais com mensagens de boas-vindas, exposição com informações de cada turma, salas de aula organizadas e professores motivados para iniciar um novo ano letivo.
       O primeiro momento no pátio da escola foi marcado pelos abraços de reencontro, sorrisos e bate papo descontraído. Simples assim! Mas acolhedor pelos alunos que gostaram de ter um tempinho para colocar os assuntos em dia com seu grupo de amigos. Para Ivan, esse foi o ponto de partida para que boas relações interpessoais fossem construídas na escola.

      O segundo momento aconteceu na sala de aula. Cada professor ficou responsável por coordenar as dinâmicas de grupo em uma turma. Uma conversa informal sobre respeito foi um bom começo para se criar um clima de harmonia. Não um “Sermão da Montanha”, mas uma breve apresentação, em que cada um mostrou quem é como pessoa. ‘ Este ano elegemos como foco para o primeiro dia de aula “A importância das boas relações interpessoais”, onde gestão, professores e alunos puderam compartilhar um pouco de si com quem iriam conviver ao longo do ano. “Trata-se de humanizarmos nossas relações”, disse a Educadora de apoio Josilene Quidute.









quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

O SONHO DA UNIVERSIDADE TORNOU-SE REALIDADE PARA 26 ALUNOS DA ESCOLA TOMÉ FRANCISCO.

Investimento em ações pedagógicas eficazes conduzem alunos da Tomé ao Ensino Superior




     Até agora 25 alunos dos concluintes do Ensino Médio em 2014 garantiram uma vaga no curso superior. Das federais às particulares vários alunos foram aprovados pela seleção do SISU, beneficiados com Bolsa PROUNI ou passaram nos vestibulares das particulares.

     O trabalho desenvolvido pela escola durante o ano, oferecendo aulas de reforço e aulões foi recompensado pelos resultados ora colhidos. O resultado mostra também o esforço dos alunos que conseguiram vagas. PARABÉNS A TODOS, QUE REALMENTE APROVEITEM A OPORTUNIDADE COM GARRA E DEDICAÇÃO.
     
Ainda aguardamos resultados de alunos que estão nas listas de espera das federais e que irão se inscrever na 2ª chamada do PROUNI.



                          ALUNOS APROVADOS NO VESTIBULAR - 2015

FEDERAIS:
Aluno (a)
Curso
Instituição
Maírla Marina Ferreira
MEDICINA
UFCG   - Campina Grande
Amanda Evaristo
ENGENHARIA DE PETRÓLEO
UFCG   - Campina Grande
Thiago Ney Evaristo
ENGENHARIA MECÂNICA
UFPB – João Pessoa
David  de Carvalho
QUÍMICA
UFRPE –UAST – Serra Talhada
João Paulo Rodrigues
ENGENHARIA ELÉTRICA
ENGENHARIA CIVIL
IFPB – João Pessoa
UEPB - Araruna
Mirele Adriana da Silva
QUÍMICA
UFRPE –UAST – Serra Talhada
Antônio Alves Pereira
QUÍMICA
UFRPE – UAST – Serra Talhada
Júlia Yone Pereira
HOTELARIA
UFPB – João Pessoa
Éryca Maria de Souza
MEDICINA
Universidade - Paraguai

FACULDADES PARTICULARES:

Aluno (a)
Curso
Instituição
Larissa Cristina Bastos
MEDICINA
Faculdade na Argentina
Matheus Manoel Sarso
DIREITO
FIS – Serra Talhada
Drielly Domany Antas
FISIOTERAPIA
FIS – Serra Talhada
Welisson Rocha
ADMINISTRAÇÃO
FIS – Serra Talhada
Vitória Énelis Rocha
PSICOLOGIA
MAURÍCIO DE NASSAU – João Pessoa
Lucas Carvalho de Lima

Leonardo Santos
ENGENHARIA MECÂNICA

ENGENHARIA CIVIL
MAURÍCIO DE NASSAU – João Pessoa
UNIPÊ - João Pessoa
Joseph César Henriques
DIREITO
UNIPÊ – João Pessoa
Maria Helena de Morais
FISIOTERAPIA
FIS – Serra Talhada
Whilley Matheus Leite
DIREITO
FIS – Serra Talhada
Débora Andressa Alves
PSICOLOGIA
UNIPÊ – João Pessoa
Mayanna Tamyres Nicácio
ENGENHARIA CIVIL
UNIPÊ – João Pessoa
Camila Milena dos Santos
PSICOLOGIA
UNIPÊ – João Pessoa
Éverton Philippe Pereira
_________________________
João Paulo Rodrigues Silva
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
__________________________
ENGENHARIA  CIVIL
CIÊNCIAS CONTÁBEIS  
FIS – Serra Talhada
___________________________
UNIPÊ - João Pessoa - PB
ESTACIO - João Pessoa - PB

PROUNI:
Aluno (a)
Curso
Instituição
Júlia Yone Pereira

Isabela Ferreira 

Brenno william Santana


João Paulo Rodrigues Silva
FISIOTERAPIA

DIREITO

FISIOTERAPIA
ENFERMAGEM

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO 
MAURÍCIO DE NASSAU- João Pessoa
UNIP - Universidade Paulista - São Paulo

UNIPÊ - João Pessoa -PB

FAM - João Pessoa - PB


CURSO TÉCNICO SUBSEQUENTE:
Luana Freire – IFPB - Princesa Isabel

PROFESSORES DA TOMÉ RECEBEM TREINAMENTO PARA TRABALHAR COM O CLASSROOM

30 professores da Escola Tomé Francisco receberam treinamento para trabalhar com o software Intel (R) Learning Series Classroom  Management: uma ferramenta colaborativa de ensino e aprendizagem do tablet-PC Educacional. A formação aconteceu ontem (03/02), tendo como formador o professor Chisthian, contratado pela GRE -
Gerência Regional de Educação. O objetivo do programa é propiciar ao professor uma ferramenta tecnológica de última geração para envolver mais os alunos na aula e, consequentemente melhorar o desempenho na aprendizagem.
Embora apenas três turmas da escola tenham tabletes, todos os professores participaram da formação já que as três turmas de 2º ano logo estarão recebendo. Além do mais trabalhamos com a concepção que a formação do professor deve ser eclética, transportando os limites de série ou disciplina que ele atua.

Todos gostaram bastante da formação devido a forma clara como o conteúdo foi ministrado. Agora todos arregaçarão as mangas para fazer e executar o Plano de ação para a utilização do classroom e dos tabletes em sala de aula.

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

ENCONTRO PEDAGÓGICO FAVORECE A DISCUSSÃO SOBRE OS SABERES PARA CONSTRUIR A CIDADANIA DENTRO DA ESCOLA.


                       A primeira semana do ano é a mais importante para qualquer escola: é quando os gestores e a equipe pedagógica se reúnem para projetar os próximos 200 dias letivos e fazer a revisão do Projeto Político Pedagógico (PPP) - o documento que marca a identidade da escola e indica os caminhos para que os objetivos educacionais sejam atingidos. É o momento de integrar os professores que estão chegando, colocando-os em contato com o jeito de trabalhar do grupo, e, claro, mostrar os dados da escola para todos os docentes. Em 03 de fevereiro, a equipe da Escola Tomé Francisco dedicou o dia ao planejamento do ano letivo de 2015.
               A pauta do primeiro dia de reunião também abordou o tema: Saberes para construir a cidadania dentro da escola. Os professores foram convidados a  considerar dois pontos fundamentais, ou melhor,duas grandes estruturas de saberes: um que estão na linha dos intangíveis: o saber cuidar, o saber acolher, a afetividade, a alegria, a curiosidade (entre outros) cuja repercussão não temos como medir ou controlar.Outro que talvez possamos considerar tangíveis que dizem respeito à forma de promover ações que produzam conhecimento e cultura.a metodologia adotada foi a de trabalho em grupo e no final da socialização, a diretora adjunta, Rosineide Alves,fez as considerações finais do tema com uso de slides. Para encerrar, os professores organizaram o primeiro dia de aula.






     

Uma lembrança da Conclusão do 5 º ano.



Fera da OBMEP( ex-aluno da Tomé) é tema da 10ª reportagem da série OBMEP 10 anos.


João Lucas Gambarra, de Quixaba (PE)

Pela teoria das probabilidades, a chance de João Lucas Gambarra, de 20 anos, gostar de vôlei ou basquete era muito maior. Afinal de contas, com quase dois metros de altura - 1,94 na medida exata - nunca faltaram convites para ele praticar esportes que exigem porte físico. Curiosamente, o rapaz prefere o tênis de mesa, ainda que precise “jogar debruçado”. Nada de excepcional para alguém que “adora contrariar padrões”. Em 2005, ouviu falar da OBMEP e, mesmo sem gostar da matemática que era ensinada na escola, resolveu arriscar. Ganhou uma medalha de prata e virou celebridade na pequena Quixaba, cidade pernambucana com pouco mais de 6 mil habitantes. 

- Foi uma surpresa, porque eu não me sentia desafiado pela matemática que aprendia na escola. Fizeram festa e tudo. Outros alunos viram que era possível chegar lá. E eu entendi que, com mais dedicação, teria melhores resultados.

Bota melhores nisso. Além da medalha de prata na primeira edição da Olimpíada, foram cinco medalhas de ouro e um bronze para completar as sete participações na OBMEP. Filho de professores, João Lucas nunca estudou em escola particular, mas passou sem maiores dificuldades para o curso de Engenharia Mecânica da Universidade Federal da Paraíba, onde cursa o 7º período. Nada mal para o menino nascido na pequena Serra Talhada (PE), que passou a infância em Princesa Isabel (PB) e só teve acesso a um ensino de qualidade porque seus pais perceberam a aptidão do menino para os estudos e o matricularam na Escola Tomé Francisco da Silva, em Quixaba, uma referência na região.

- Passei a vida toda cruzando fronteiras. Morava na Paraíba, mas estudava em Pernambuco – lembra ele.
Essa aptidão para os números brotou antes mesmo de João Lucas pisar em uma escola. Bem pequeno, ele se divertia, nos sábados à noite, após a missa, memorizando placas de carro. Se repetisse os números certinho, ganhava sorvete.

- Tomei muito sorvete nessa época – diverte-se o rapaz.

Na escola, João Lucas gostava de todas as disciplinas, até a paixão pela matemática desabrochar por intermédio da OBMEP. A partir daí, as boas notícias foram crescendo em progressão geométrica. O rapaz foi convidado a fazer o Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC-OBMEP) e teve certeza de que ali começava uma caminhada rumo a um futuro promissor. O mais engraçado é ver que, tal e qual o menino que decorava placas para ganhar sorvete, o jovem João Lucas também se vale de um truque mnemônico para listar seus feitos nas olimpíadas.