segunda-feira, 19 de agosto de 2013

ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DA TOMÉ PARTICIPAM DE AULÃO DA REDE GLOBO EM BELO JARDIM.

             Cinco horas de aula seguidas não foram suficientes para cansar os alunos que participaram do aulão do Projeto Educação, que aconteceu na tarde deste sábado em Belo Jardim, Agreste do Estado. Mais de 3 mil alunos, de 178 instituições, puderam acompanhar os 22 professores do Projeto e conferir conteúdos de todas as disciplinas. Foi a primeira vez que o aulão preparatório para o vestibular aconteceu no interior.
               Um grupo de estudantes do 3º ano do Ensino Médio acompanhados do professor José Neto da Escola Tomé Francisco da Silva participaram do aulão e aprovaram a iniciativa, avaliando de forma positiva que as oportunidades cheguem também aos alunos do Agreste e do Sertão de Pernambuco. A motivação não faltou durante a maratona de aulas. Ginástica, música e interação ajudaram a tornar os conteúdos do vestibular mais fácil de assimilar.
    Os estudantes do EREM Solidônio Pereira de Carvalho, de Quixaba, também participaram do aulão e o transporte para as duas escolas foi cedido pela Prefeitura Municipal de Quixaba. Os alunos seguiram para Belo Jardim juntos em um ônibus do município.
           O aulão do Contagem Regressiva, da Globo Nordeste, acontece em a parceria com o governo do estado de Pernambuco. O secretário executivo de Educação, Paulo Dutra, esteve presente e a aprovou a iniciativa que mobilizou toda a rede de educação do interior de Pernambuco. "Isso é uma aula pra vida. Tenho certeza que cada um aqui vai levar esse momento para sempre, mesmo depois de vestibulares, Enem. Foi uma mobilização muito grande para termos tudo isso aqui", contou o secretário.

             O Projeto Educação continua com a exibição de matérias nos telejornais da Globo Nordeste, de terça a sexta. Os alunos podem conferir os vídeos depois no G1, onde também serão realizados chats ao vivo com os professores, todas as semanas. Os estudantes do 3º ano do Ensino Médio das duas escolas estaduais de Quixaba, com certeza, continuarão aproveitando as oportunidades para se prepararem para todas as avaliações que enfrentarão nos próximos meses.











sexta-feira, 16 de agosto de 2013

BIBLIOTECA DA TOMÉ REPLICA OFICINA DE FORMAÇÃO DE LEITORES NO ENCONTRO PROMOVIDO PELA GRE EM AFOGADOS DA INGAZEIRA



           Na quinta-feira, 15/08, logo na entrada da GRE do Sertão do Alto Pajeú, em Afogados da Ingazeira, uma exposição intitulada “A Leitura serve para quê?” toda organizada com stands, contendo textos selecionados com vários objetivos de leitura: informar, convencer, advertir, instruir, explicar, comentar, divertir, solicitar, recomendar, etc. O objetivo da exposição é trabalhar o descritor da Prova Brasil e do SAEPE- Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros textuais. Uma ação conjunta das bibliotecárias Ana Maria e Tamires, coordenada pela educadora de apoio Josilene Quidute e complementada em sala de aula pelas professoras do 5º ano do Ensino Fundamental Adriana e Jaciara, com todo apoio necessário do gestor Ivan.
  Os profissionais de diferentes escolas e municípios que participaram da formação Continuada para coordenadores de Biblioteca com o tema “ A Literatura a Serviço da Formação de Leitores, promovida pela GRE do sertão do alto Pajeú, ministrada pelas bibliotecárias Maria da Conceição Andrade ( Ceiça) da EREM Solidônio Pereira de Carvalho, Quixaba, e Vera Lúcia da Escola João Gomes dos Reis de Carnaíba,  visitaram a exposição, pesquisaram e preencheram uma ficha de observação e ainda tiveram a oportunidade de tirar suas dúvidas com a coordenadora da biblioteca Ana Maria Bernardino, a professora Jaciara Pedro, o gestor Ivan e as alunas do 5º ano Laura, Renale e Manoela. Os participantes da formação consideraram uma experiência riquíssima, principalmente porque demostrou o trabalho coletivo que ocorre na Escola Tomé Francisco com ações sistematizadas e voltadas para as avaliações externas, nesse caso, o desenvolvimento de habilidades de leitura da Prova Brasil.
       No decorrer da formação outras experiências também foram apresentadas e na avaliação da coordenadora Ana Maria, da escola Tomé Francisco que participou da formação integral nos dois dias, 14 e 15/08, o conteúdo e as oficinas corresponderam as suas expectativas, cumprindo assim, com o objetivo a que se propôs “Subsidiar as coordenadoras de Biblioteca com uma imersão no universo da literatura, através de um conjunto de modalidades de leitura que busquem diminuir a distância entre livro, leitor e acesso à materialização do ato de ler”.




SEMANA DO ESTUDANTE MOVIMENTADA NA TOMÉ




A semana do estudante 2013 na Escola Tomé Francisco trouxe algumas inovações. A maior e mais esperada foi a antecipação dos jogos interclasse que vieram promover a competição sadia e comemorar de maneira especial o dia do estudante. O professor de Educação física, Marconiel , tratou logo de organizar a tabela, o que contribuiu para que a ansiedades dos alunos aumentasse.
Tudo foi programado para que a grande final acontecesse no dia 12, segunda-feira, já que o dia 11 caiu no domingo. Logo nos primeiros dias da semana, as torcidas organizaram-se a caráter, com batucada e tudo o que tinham direito.
As Turmas entraram logo em clima de competição, na modalidade FUTSAL para os meninos e a tradicional “QUEIMADA” para as meninas. Logo começaram a aparecer os vencedores de cada jogo, no entanto os que perdiam logo se recuperavam, pois sabem que no esporte sempre haverá um que vence e um que perde e que o mais importante no jogo é a interação, é a “garra”, é a vontade de enfrentar um adversário, mas nunca um inimigo.
O saldo de medalhas foi muito positivo, ficando a vitória assim  consagrada:

 
QUEIMADA: 
CAMPEÃO –  CATEGORIA A: Turma do 7º ano A
CAMPEÃO  CATEGORIA B: Turma 2º ano A
VICE-CAMPEÃO – CATEGORIA A: Turma 8ª série A
VICE-CAMPEÃO – CATEGORIA B: Turma 3º ano B
FUTSAL:
CAMPEÕES:
ENSINO FUNDAMENTAL (MANHÃ): 7º ano A ,
ENSINO FUNDAMENTAL (TARDE):  8ª série B,
ENSINO MÉDIO: 3º ano A
VICE-CAMPEÕES:
ENSINO FUNDAMENTAL (MANHÃ): 7º ano B
ENSINO FUNDAMENTAL (TARDE): 8ª série A
ENSINO MÉDIO: 1º ano B


Mas, não só de esporte vive o homem, mas de cultura, de novas experiências... Por isso, a festa do estudante também contou com um momento de interação estudante-estudante, com socialização de saberes: uma mesa –redonda com os alunos que participaram de intercâmbio no Canadá, nos Estados Unidos, na Nova Zelândia e Austrália. Os intercambistas, Débora, Henrique, Marcos e Thaís, tiveram a oportunidade de falar de suas dificuldades com o idioma, com a família adotiva, com nova rotina das escolas, respondendo às perguntas dos colegas. Falaram dos novos conhecimentos adquiridos, da cultura dos países visitados, das semelhanças e diferenças das escolas onde estudaram e a Tomé Francisco; enfim, deixaram os demais estudantes encantados com tudo que ouviram e viram, pois no pátio da escola puderam apreciar uma exposição de fotografias das viagens dos alunos. Foi realmente um momento especial.
Porém ainda não parou por aí. O grupo cultural “VOZES E VERSOS” formada por estudantes do ensino médio do  EREM – Oliveira Lima  de São José do Egito encantou o público com suas declamações de versos populares de cordel e apresentação de músicas regionais de consagrados nomes da música nordestina, incluindo no repertório uma homenagem ao saudoso Dominguinhos. O grupo mostrou o resultado de um projeto realizado na escola, coordenado pela professora.....que estava acompanhando a banda. A equipe da Tomé agradece a parceria da Escola...., a presença de vocês veio fechar com chave de ouro a programação da festa do estudante 2013.
Um delicioso lanche não podia faltar, pois onde tem festa tem bolo. Aliás, foi o que primeiro os estudantes viram ao chegar na escola na tarde da última segunda-feira: um cenário realmente de festa.
Esporte, informação e arte: um cardápio recheado para o jovem contemporâneo que além do simples lazer, necessita de formação cultural e vida saudável para enfrentar os desafios de uma nova sociedade.




















PARABÉNS, QUERIDOS ESTUDANTES DA TOMÉ FRANCISCO! VOCÊS TÊM O PODER DE CONTRIBUIR PARA QUE NOSSA ESCOLA CONTINUE COM UM PADRÃO DE QUALIDADE COMPATÍVEL COM AS SUAS NECESSIDADES.




terça-feira, 13 de agosto de 2013

TOMÉ FRANCISCO FAZ PARTE DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA.

          O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. Os professores da escola Tomé Francisco há muitos anos já vêm garantindo a alfabetização das crianças na idade certa, comprovado em avaliações internas e externas. Mesmo assim, as professoras Silene Carlos, Ângela Oliveira, Cassandra Lopes e Girlene Medeiros estão sendo capacitadas para melhorarem suas práticas pedagógicas em sala de aula, ampliando seus conhecimentos sobre o processo de aquisição da escrita alfabética. Os encontros acontecem uma vez por mês, aos sábados e tem como coordenadora a Técnica Da GRE do Sertão do Alto Pajeù, Terezinha Brito.
          A alfabetização é, sem dúvida, uma das prioridades nacionais no contexto atual, pois o professor alfabetizador tem a função de auxiliar na formação para o bom exercício da cidadania. Para exercer sua função de forma plena é preciso ter clareza do que ensina e como ensina. Para isso, não basta ser um reprodutor de métodos que objetivem apenas o domínio de um código lingüístico. É preciso ter clareza sobre qual concepção de alfabetização está subjacente à sua prática. Participando desse programa, os professores da Escola Tomé Francisco tornam-se ainda mais especializados na tarefa de educar as crianças do Ensino Fundamental I.
 

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

ESCOLA PROMOVE OFICINA SOBRE TECNOLOGIAS SOCIAIS PARA RECUPERAÇÃO DE NASCENTES NO ALTO TRECHO DA BACIA DO RIO PAJÉU EM PARCERIA COM A UFPE

                Na manhã desta quinta- feira um grupo de dez alunos do Ensino Médio e os professores de Ciências, Química, Geografia e Biologia , participaram da Oficina sobre as tecnologias sociais para a recuperação no alto trecho da bacia do rio Pajeú. Os debates foram coordenados pela professora da UFPE- Vanice Selva , da bióloga Fátima Leandro e do professor Joadson.

        Por meio de uma metodologia dinâmica  o grupo  visualizou a nascente do rio Pajeú e as nascentes dos principais riachos que desembocam no Pajeú - via satélite - ,  analisou  maquetes em 3D, discutiu sobre as possibilidades de recuperar as nascentes dos riachos da salobra e da cana brava , os quais ficam nas proximidades da comunidade , entre outras  atividades.Ao final do encontro todos  se sentiram motivados a se engajar em mais um projeto voltado para a questão ambiental  e incorporar este tema no Projeto Agenda 21 Escolar o qual a escola já vivencia desde 2008.



ESCOLA TOMÉ FRANCISCO REGISTRA 100% DE FREQUÊNCIA NA AVALIAÇÃO DO PACTO PELA EDUCAÇÃO

              Com uma Política voltada para a qualidade da Educação, com foco na melhoria do ensino, das aprendizagens dos estudantes e dos ambientes pedagógicos, bimestralmente, são acompanhados, indicadores de processo em cada GRE e em cada escola, com metas definidas. Faz parte do processo a aplicação de uma prova em todas as turmas do Ensino médio para avaliar o desempenho dos estudantes em Língua Portuguesa e Matemática.
            Na quarta-feira, dia 07 de agosto, a técnica da GRE Rosineide coordenou a aplicação das provas na Escola Tomé Francisco da Silva. Todos os alunos do Ensino Médio participaram da Avaliação do Pacto pela Educação atendendo a chamada do gestor Ivan e a mobilização dos professores que fizeram, antecipadamente, um trabalho de conscientização. O Pacto pela educação é um compromisso do Governo de Eduardo Campos em ampliar o acesso a educação, contribuindo para avanços educacionais em nosso Estado. 

Sucesso a todos os estudantes!

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

TOMÉ FRANCISCO EM NOVA PESQUISA DE MESTRADO


Vários professores já escolheram a ESCOLA TOMÉ FRANCISCO para desenvolverem pesquisa de mestrado, o que é sempre uma honra para toda a equipe da escola. 
O último professor a fazer uma visita à instituição foi o professor VALDENBERG DIAS, que é mestrando do Curso de Geografia, mas está realizando sua pesquisa em GESTÃO ESCOLAR pela UFPB (Universidade Federal da Paraíba).
Durante a visita realizada na escola, entrevistou vários professores e o gestor da escola IVAN NUNES. Nos questionamentos da pesquisa, o professor investigou a forma de gestão adotada pela escola, o que levou a instituição a ganhar o Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar, como é realizado o trabalho pedagógico, como são gerenciados os conflitos,  como envolver toda a equipe no Projeto político pedagógico da escola, enfim, como a equipe consegue bons resultados nas avaliações internas e externas.
Esperamos ter contribuído para o trabalho do professor Valdenberg, desejamos sucesso na defesa de sua tese e esperamos uma nova visita na escola.

Uma palavrinha com a família dos alunos do Ensino Fundamental I

Um fluxo eficiente de informações entre eles e a escola

               A variedade de assuntos para tratar com as famílias ao longo do ano é enorme - assim como a maneira de se comunicar com elas. Para que esse contato seja uma rotina eficaz e atinja os objetivos esperados, é importante que os pais dos alunos sejam informados sobre todos os meios que a escola usa para informar e dialogar. A escola Tomé Francisco adotou um cartão de acompanhamento para melhorar o fluxo diário de informações com os pais dos alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, mas essa estratégia não é a única. Bilhetes, emails, telefonemas, convocação, blog e reuniões também fazem parte da proposta de comunicação com os pais. 
                 Na terça- feira, 06 de agosto, os pais foram convidados a participar de uma reunião. Para coordenadora Josilene Quidute, o contato pessoal permite a exposição detalhada dos fatos, o diálogo e a argumentação de ambas as partes, por isso é importante que os familiares venham à escola e conheçam o seu Projeto Político Pedagógico. A reunião contou com um grande número de pais. Na programação, apresentação da oficina “Fatos e Boatos” sobre o assalto de Princesa Isabel, fruto do Projeto de Leitura, uma conversa sobre o acompanhamento mensal do Programa Alfabetizar com sucesso e algumas informações com a equipe gestora. Na sala de aula, os professores apresentaram um resumo das ações do I Semestre por meio de fotografias das crianças, discutiram a importância da lição de casa com textos e cartazes, entregaram as avaliações do II bimestre e o boletim de notas e pareceres de cada estudante. Nas turmas do 5º ano a discussão foi mais longa, os pais conheceram o desempenho dos seus filhos em cada descritor de Língua Portuguesa e Matemática da Prova Brasil e agendaram novas atividades em prol da festa de Conclusão do Ensino Fundamental, agendada para 20 de dezembro.
          Estabelecer uma comunicação eficiente entre todos os atores é fundamental para o processo educacional, na Escola Tomé Francisco a articulação eficiente tem produzido excelentes resultados. 



PROFESSORA ROSINEIDE APROVADA PARA O MESTRADO DO PROFLETRAS- UFPB

            O PROFLETRAS é um programa de pós-graduação em Letras reconhecido pela CAPES e que tem o objetivo de capacitar professores de Língua Portuguesa para a docência no Ensino Fundamental. O curso é oferecido por diferentes Instituições de Ensino Superior de todo o país, na modalidade semipresencial, pelo sistema da Universidade Aberta do Brasil e sob a coordenação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
A professora Rosineide Alves de Almeida Oliveira, docente e diretora adjunta da Escola Tomé Francisco da Silva submeteu-se ao processo de seleção, prova de Língua Portuguesa e redação e conquistou uma vaga no curso de mestrado no Campus da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A formação continuada é essencial para o crescimento na carreira docente, com certeza, a professora Rosineide conquistará excelentes resultados pessoais e profissionais, pois ao longo dos anos tem demonstrado sua eficiência como membro atuante da equipe da Escola Tomé Francisco da Silva. Na sexta-feira, 09 de agosto a professora irá efetivar sua matrícula.

ATLETAS DA TOMÉ CONQUISTAM MEDALHAS NOS JOGOS PERNAMBUCANOS.

       No dia 02 de agosto, sexta-feira, três atletas da Escola Tomé Francisco, acompanhados do professor Marconiel Pereira, viajaram do sertão, Lagoa da Cruz para participarem dos jogos pernambucanos na modalidade natação.  Contemplar a paisagem da Veneza Brasileira, Recife, praia de Boa Viagem já foi um grande presente para os estudantes, uma verdadeira diversão com requinte e luxo na hospedagem.

    Mas a competição não foi esquecida, afinal os atletas da Tomé têm merecido destaque na natação e se esforçaram nas competições que aconteceram nos dias 03 e 04, sábado e domingo na capital pernambucana. Os alunos Jailson José e Liohana conquistaram medalha de bronze e Williene ficou classificada em 5º lugar na modalidade nado costa. “Nossos atletas conquistam a cada ano um espaço na natação, mas precisamos investir mais para que eles consigam atingir patamares maiores”, disse o gestor Ivan que também que parabenizou estudantes e professor pela atual conquista. Marconiel, professor de educação física demonstrou felicidade pela medalhas de bronze, mas espera conquistar o ouro nos jogos pernambucanos do próximo ano para seguir para os jogos nacionais e quem sabe, revelar novos talentos esportivos.