Um
fluxo eficiente de informações entre eles e a escola
A
variedade de assuntos para tratar com as famílias ao longo do ano é enorme -
assim como a maneira de se comunicar com elas. Para que esse contato seja uma
rotina eficaz e atinja os objetivos esperados, é importante que os pais dos
alunos sejam informados sobre todos os meios que a escola usa para informar e
dialogar. A escola Tomé Francisco adotou um cartão de acompanhamento para
melhorar o fluxo diário de informações com os pais dos alunos do 1º ao 5º ano
do Ensino Fundamental, mas essa estratégia não é a única. Bilhetes, emails,
telefonemas, convocação, blog e reuniões também fazem parte da proposta de
comunicação com os pais.
Na terça- feira, 06 de agosto,
os pais foram convidados a participar de uma reunião. Para coordenadora Josilene
Quidute, o contato pessoal permite a exposição detalhada dos fatos, o diálogo e
a argumentação de ambas as partes, por isso é importante que os familiares
venham à escola e conheçam o seu Projeto Político Pedagógico. A reunião contou
com um grande número de pais. Na programação, apresentação da oficina “Fatos e
Boatos” sobre o assalto de Princesa Isabel, fruto do Projeto de Leitura, uma
conversa sobre o acompanhamento mensal do Programa Alfabetizar com sucesso e
algumas informações com a equipe gestora. Na sala de aula, os professores
apresentaram um resumo das ações do I Semestre por meio de fotografias das
crianças, discutiram a importância da lição de casa com textos e cartazes,
entregaram as avaliações do II bimestre e o boletim de notas e pareceres de
cada estudante. Nas turmas do 5º ano a discussão foi mais longa, os pais
conheceram o desempenho dos seus filhos em cada descritor de Língua Portuguesa
e Matemática da Prova Brasil e agendaram novas atividades em prol da festa de
Conclusão do Ensino Fundamental, agendada para 20 de dezembro.
Estabelecer uma comunicação eficiente
entre todos os atores é fundamental para o processo educacional, na Escola Tomé
Francisco a articulação eficiente tem produzido excelentes resultados.