O Seminário de apresentação dos projetos
científicos aconteceu no dia 07/11, no pátio interno da Escola Tomé Francisco
da Silva. A abertura contou com a apresentação cultural dos estudantes do 1º
ano do Ensino Médio: Tomaz, Mirella, Ana Cecília e Amanda, uma Oficina da
disciplina Projeto de Vida, ministrada pela professora Adriana e Danúbia. No
total, foram 11 grupos que fizeram a apresentação oral sobre diversas
temáticas:
-HOMOFOBIA: PRECONCEITO, VIOLÊNCIA E CRIMES DE
ÓDIO.
-LEI MARIA
DA PENHA GARANTE NO COMBATE À VIOLÊNCIA DOMÉSTICA ---CONTRA A MULHER.
-OS
MISTÉRIOS DO FUNCIONAMENTO DA MENTE.
-O
DESMATAMENTO DA AMAZÔNIA E A PERDA DA BIODIVERSIDADE.
-COMO
ACONTECE A FORMAÇÃO DE UM POLICIAL MILITAR?
-DEPRESSÃO:
CAUSAS, SINTOMAS, TRATAMENTO E PREVENÇÃO.
-NAZISMO: ORIGEM,
CARACTERÍSTICAS E HOLOCAUSTO.
-CÂNCER: CAUSAS, SINTOMAS E TRATAMENTO.
-PRINCIPAIS
ÓRGÃOS DO CORPO HUMANO E SUAS FUNÇÕES.
-A TEORIA
DO BIG BANG E A ORIGEM DO UNIVERSO EM DIFERENTES CULTURAS
-IMPACTO PSICOLÓGICO
DO DIAGNÓSTICO DE CÂNCER NA FAMÍLIA.
O evento contou com a participação dos professores
orientadores: Gleydson Medeiros, Juliette Henrique, Socorro Sousa, Antônia
Maria, Daniela Justino, Samilly Martins, Maria do Bom Conselho Fernandes,
Mõnica Fernandes, Danúbia Rêgo dos Santos, Adriana Medeiros, José Neto dos
Santos, Sebastião Alves, Dirlande Medeiros, Jaciara Pedro dos Santos, Maria do
socorro Nunes Francisco, Kenya Gisely Carlos Ferreira, Kássia Shizanne Carlos,
Iranete Lúcio de Andrade, Maria Josineide Quidute, Edinete Cipriano, Maria do Bom
Conselho Silva, Cassandra Lopes, Josefa aparecida Medeiros, Ana Paula Fernandes
e Rosineide Alves de Oliveira. O Seminário foi conduzido pela diretora adjunta
Josilene Quidute. A GRE foi representada pelas coordenadoras Patrícia Roberta e
Ana Markdalva. O gestor Ivan Nunes fez o encerramento do Seminário
parabenizando pelo sucesso e pela qualidade na apresentação dos trabalhos.
Para Josilene Quidute, coordenadora do Trabalho de
Conclusão do Fundamental na escola, o conhecimento científico é um instrumento
para que a realidade seja compreendida de forma ampliada. O acesso à iniciação
científica ainda no Ensino Fundamental é um
privilégio porque os estudantes podem vivenciar a construção do
conhecimento e ter uma formação muito mais ampla.