Na noite de sexta-feira, 04 de outubro, a Escola Tomé Francisco da Silva promoveu o mega evento de Lançamento do livro “ALUNO AUTOR/ ESCRITA PREMIADA”. Um sucesso de público, com a participação da família, dos alunos, dos educadores e da comunidade local. Um luxo de encher os olhos de orgulho, com organização e ornamentação em todos os espaços. E ainda uma noite de engrandecimento com apresentações culturais e declamação de poesias.
A mesa de honra foi formada por diversas autoridades políticas e educacionais: o gestor da Escola Ivan José Nunes Francisco, as organizadoras do livro Josilene Quidute da Silva Nunes, Maria Socorro Santos Brito, Rosineide Alves de Almeida Oliveira. O prefeito de Quixaba Sebastião Cabral Nunes e o ex-prefeito José Pereira Nunes. A Secretaria Estadual de Educação de Pernambuco foi representada pela senhora Ana Tereza Aquino – Gerente de modalidade dos anos finais e Ensino Médio; Adriana Santos Lima e Rosália Soares de Souza representantes (GEPAF), Cléber Gonçalves da Silva e James Dion Amaral da Educação Integral. A Gestora da Gerência Regional de Educação Miriam Nogueira veio acompanhada de Aparecida Teotônio, Ana Lúcia e Cléa. Representando as câmaras de vereadores de Princesa Isabel e Quixaba Gracinalda Domingos, Irismar Mangueira e Vencelau Alves. De Tabira, participaram do evento os poetas: Dedé Monteiro – Patrimônio Vivo de Pernambuco, Gonga Monteiro e James Dion Amaral.
O livro “Aluno autor/ escrita premiada” é uma coletânea de textos premiados do ano de 2010 a 2018, fruto do projeto “A produção textual promovendo a interação entre os sujeitos” que tem como principal objetivo incentivar a produção de texto de qualidade, aproximar a produção escrita das necessidades enfrentadas no dia-a-dia e enfocar o desenvolvimento dos comportamentos leitores e escritores dos estudantes.
Na solenidade foram premiados 32 alunos com textos contemplados na Olimpíada de Língua Portuguesa, no Concurso Internacional de Redação de Cartas para Jovens, promovidos pela União Postal Universal (UPU), no Concurso Arte Livre promovido pelo Conselho estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do adolescente – CEDCA/PE, como também trabalhos premiados no Concurso “Água, Juntos Vamos Preservar”, realizado pela Secretaria Estadual de Educação, em parceria com a Compesa e Shopping Rio Mar Recife.
Os professores orientadores dos trabalhos dos alunos também foram premiados. Na lista Adriana Medeiros; Ângela Maria de Oliveira; Cassandra Lopes; Cristiane Patrícia de Lima; Danúbia Rêgo; Edinete Cipriano; Jaciara Pedro dos Santos ; Juliette Henrique dos Santos; Maria do Socorro de Sousa; Maria Luci Barbosa Alexandre; Mônica Lima Fernandes; Rosilene Leonardo; Silene Carlos de Oliveira Paiva. Para os educadores da Escola Tomé Francisco, educar é muito mais do que transmitir conhecimento, é provocar uma mudança positiva em outro ser humano. Cultivar no aluno o pensamento, o discernimento, a sensibilidade, a ética, a consciência moral, a tolerância, o sentido de gratidão, a arte de ser feliz... É uma maneira de incentivar o novo no processo educativo. Todos esses ensinamentos estão presentes nos textos dos alunos. Os professores fazem o papel de coautor, orientando a produção e propondo alterações para melhoria do texto.
Walt Disney diz “Você pode sonhar, criar, desenhar e construir o lugar mais maravilhoso do mundo. Mas é necessário ter pessoas para transformar seu sonho em realidade”. A Equipe da Escola Tomé Francisco acredita no potencial de seus estudantes e foi acreditando, agindo e sonhando que chegaram à publicação desse Livro. Para Ivan, “Não se trata somente de uma cerimônia, mas de uma conquista que se deu após vários anos, com jornada diária no amplo caminho que dá acesso ao conhecimento e à formação de leitores e escritores”.