Meus filhos
terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os
nossos filhos serão incapazes de escrever – inclusive a sua própria história.
Bill Gates
Aconteceu ontem, 10/10, a
socialização das oficinas do projeto “O prazer de Ler”, através de
apresentações artísticas, como sarau, peças teatrais, coreografias, musicais,
recitais e exposições orais.
A turma do 6º ano A, sob a coordenação da professora Mônica
Fernandes apresentou o “Sarau Matemático”, no qual foram recitados poemas pelos
alunos, com o tema “o valor da matemática”. O sarau reuniu as múltiplas
linguagens, como literatura, arte e dança. Uma aluna contou o resumo do livro
“A árvore que dava dinheiro”, de Domingos Pellegrini. Pela apresentação,
pode-se perceber que a Matemática financeira foi trabalhada com os alunos, de
forma a conscientizá-los sobre o valor do dinheiro e como lidar com ele. A
apresentação foi encerrada com uma coreografia da música “Pecado Capital”, de
Paulinho da Viola.
O 6º ano C apresentou a peça teatral
“DA CARTA PESSOAL AO INSTAGRAN”, na qual os alunos, sob a coordenação da
professora Daniela apresentaram uma peça teatral. Mostrando a importância através dos tempos e
as formas de comunicação que vem substituindo a carta, com o avanço da
tecnologia. Os alunos coreografaram as músicas “Letra I”, de Luiz Gonzaga” e a “Carta”, de Legião Urbana. No final, os
alunos entregaram cartas escritas por eles para alunos e alunas, cujos nomes
começam com a letra “i”.
O 9º B apresentou o tema: O VALOR DA
BIODIVERSIDADE, sob a coordenação da professora Edinete, através de um recital
e uma coreografia, com os estudantes caracterizados de animais e uma trilha
sonora que lembra os sons da floresta e da savana.
O 7º ano A apresentou um recital
sobre a preservação da Floresta Amazônica. A coordenação foi da professora
Cassandra (oficina de Atualidades). Os alunos fizeram uma explanação sobre as
consequências da ação inconsciente do homem sobre a natureza, deixando claro
que muitos desses efeitos já estão sendo sentidos atualmente.
O 7º ano B, sob a coordenação da
professora Danúbia Rêgo, apresentou o tema O VALOR IMENSURÁVEL DA
BIODIVERSIDADE, através de uma coreografia representando um clamor da natureza
por proteção.
O 7º C apresentou um musical com
teatro mudo sobre o tema o tema: DIGA SIM À VIDA, NÃO AO ABORTO, sob a
coordenação da professora Kênia. A apresentação utilizou simbologias para a
morte e para a vida; no final, a vida vence e a jovem protagonista assume a
gravidez.
O 8º ano A, sob a coordenação da
professora Aparecida, apresentou o tema EDUCAÇÃO FINANCEIRA, através do musical
“Educação financeira e gestão de
finanças.” Os atores fizeram uma exposição sobre educação financeira, impostos
e sua destinação e sobre o perigo do consumismo: uma verdadeira aula de
economia.
O 8º ano B, sob a coordenação da
professora Cristiane apresentou uma peça teatral intitulada “Flor, telefone e
moça”, um conto de suspense de Carlos Drummond de Andrade, resultado da oficina
A MAGIA DOS CONTOS DE AMOR E DE SUSPENSE. Conta a história de uma moça que
começa a receber ligações estranhas de uma alma penada cobrando uma flor que a
mesma colheu no cemitério.
O 9º ano A apresentou a coreografia
teatral OS IMPROVISADOS, retratando as danças folclóricas do Brasil, resultante
da oficina de Arte, sob a coordenação das professoras Ana Paula e Samilly. A plateia
apreciou o carimbó, o xaxado, a música de Luiz Gonzaga, entre outras
manifestações culturais.
Todas as apresentações primaram pela
inclusão de todos os alunos, trazendo para ao plenário, apresentações que
envolveram 100% dos alunos e alunas de cada turma, contribuindo assim para o
protagonismo juvenil e para a valorização da cultura e do conhecimento
transmitindo de forma dinâmica, lúdica e multidisciplinar.
PARABÉNS, alunos, professores, gestão
e coordenação pedagógica, toda a equipe técnica e funcionários da escola. Juntos,
fazemos a diferença sempre.
Esta foi mais uma edição do projeto
“O Prazer de ler” realizada com sucesso, compromisso e total dedicação!!! E
tudo isso seria impossível sem eles, os inspiradores de todo o trabalho: OS
LIVROS. A leitura continuará sendo um dos pontos fortes do projeto pedagógico
da Escola Tomé Francisco da Silva.