Ano
de Olimpíada de Língua Portuguesa: momento muito esperado pela equipe da Escola
Tomé Francisco, desde os gestores e a coordenação, aos professores e alunos,
principais envolvidos. A OLP acontece de dois em dois anos, diferentemente da
OBMEP e demais olimpíadas escolares. Isto porque dedica um ano à realização da
olimpíada propriamente dita e outro à formação de professores e realização de
seminários em todo o país.
Seis
professores de Língua Portuguesa estão participando este ano, vivenciando as
oficinas propostas pelo Programa Escrevendo o Futuro em seus cadernos virtuais,
compostos por sequências didáticas, ricas em um extenso material de leitura,
recursos audiovisuais e jogos virtuais.
A
OLP abrange cinco gêneros textuais, a saber: Poema (4º e 5º anos), Memórias
literárias (6º e 7º anos), Crônica (8º e 9º anos), Artigo de Opinião (3º ano-
Ensino Médio) e Documentário (contemplado pela primeira vez na edição deste ano
para os alunos do 1º e 2º anos do Ensino Médio). Dos cinco gêneros, apenas
Poema não está sendo vivenciado na, já que não atendemos mais as séries
iniciais.
As
professoras Ana Paula Fernandes, Daniela Justino, Socorro Souza, Jaciara
Santos, Kássia Shizzane e Cristiane Patrícia começaram as oficinas há um mês,
com muito entusiasmo e preparação, preparando cada oficina com muito empenho,
sob a coordenação da Educadora de apoio, Rosineide Alves. 20 turmas estão vivenciando as oficinas, um
total de 773 alunos, os quais demonstram dedicação e vontade de escrever os
melhores textos ao final do trabalho, pois sonham em chegar à semifinal e à
final, como chegaram alunos e professores em anos anteriores. Porém, desde o
início, os professores expuseram para eles o objetivo principal da OLP, que não
representa apenas um concurso em busca de vencedores, mas a vivência de uma
sequência didática que visa a aprendizagem da leitura e interpretação de texto
e de produção de textos dos gêneros propostos.
Na
feira do Conhecimento, realizada na última sexta-feira (24/05), as professoras Ana Paula e Jaciara montaram um “stand”, organizado com os alunos do 9º ano,
com o tema: “Tomé Francisco X OLP: histórias que se cruzam”. Na exposição, os
demais alunos e visitantes puderam conhecer as premiações já obtidas por
professores e alunos da escola em edições anteriores da OLP, além do produto final de uma oficina da sequência
didática proposta pela coordenação da OLP: “Olhos atentos no dia a dia”. Nesta
oficina, os alunos fotografaram cenas pitorescas do lugar onde vivem, dando um
título para a sua foto, transformando-a em uma obra de arte.
A
OLP representa também a oportunidade dos alunos conhecerem e valorizarem o lugar onde vivem, sua história e a história
de seus moradores, envolverem-se nas questões polêmicas existentes, vivenciando
assim o protagonismo e a cidadania como membros atuantes em sua comunidade.
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