Os
professores do Ensino Médio junto com as coordenadoras pedagógicas da Escola
Tomé Francisco da Silva realizarem, na semana de 13 a 17 de maio, a análise da Versão Preliminar do Currículo de
Pernambuco para o Ensino Médio, construída à luz da
Base Nacional Comum Curricular – Ensino Médio.
A
tarefa de reformular o Currículo do Ensino Médio é desafiadora em razão das
demandas geradas pela "Reforma do Ensino Médio”, instituída através da Lei
13.415/2017, da Resolução n. 3, de 21 de novembro de 2018, que atualiza as
Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, e das particularidades da
Base Nacional Comum Curricular Nacional no que se refere a esta etapa da
Educação Básica.
Outra
tarefa desafiadora diz respeito à promoção da integração, interdisciplinaridade
e contextualização entre áreas e saberes, fortemente marcada na Base. Na
tentativa de garantir estes pressupostos, a Base
do Ensino Médio não traz competências e habilidades por
Componentes Curriculares, mas apenas por Área do
Conhecimento - exceto para Língua Portuguesa
e Matemática, cujas habilidades específicas são descritas na própria Base.
Nesse caso, também
é pertinente, o reconhecimento das especificidades
de cada componente na formação integral dos
estudantes, bem como na formação
inicial dos nossos professores.
Assim,
para fomentar uma discussão de qualidade, a equipe pedagógica organizou um
cronograma de encontros por área do conhecimento e componente curricular. A
coordenadora Josineide Quidute coordenou o grupo de Ciências da natureza
(Química, Física e Biologia) e Matemática. Maria do Bom Conselho Fernandes
coordenou o grupo de Ciências Humanas ( História, Geografia, Filosofia e
Sociologia) e Rosineide Alves estudou com os professores da área de Linguagens
( Português, Inglês, Educação Física e Arte).
A análise Versão
Preliminar do Currículo de Pernambuco para o Ensino Médio levou os docentes a refletirem
sobre quais conteúdos são realmente fundamentais a todos os estudantes para
contribuir na construção desse importante documento.