quinta-feira, 11 de abril de 2019

REUNIÃO DE GESTÃO: UM ENCONTRO PARA QUALIFICAR O TRABALHO DA EQUIPE


“O melhor líder não é necessariamente aquele que faz as melhores coisas. Ele é aquele que faz com que pessoas realizem as melhores coisas.” Ronald Reagan, ex-presidente americano.
   Direção, coordenador pedagógico e analistas Educacionais formam a equipe que comanda as ações na escola. Enquanto o diretor fica responsável pela organização de todos os processos, articulação da equipe e tomada de decisões, os demais entram com articulação no planejamento, currículo, avaliação da aprendizagem e formação continuada dos professores. Para fortalecer o trabalho, a parceria deve está bem afinada. Considerando a equipe como um grupo que entende seus objetivos e está disposto a alcançá-los, de forma compartilhada, no dia 09 de abril, à tarde foi de muita discussão na realização de um encontro formativo que elegeu como objetivos promover e manter um elevado espírito de equipe a partir de uma visão clara dos objetivos educacionais, visão, missão, e valores da escola.  Alargar os horizontes das pessoas que trabalham na escola, a respeito do seu papel a respeito das oportunidades de melhoria e desenvolvimento e ainda, Criar e manter a cultura favorável e propícia ao trabalho educacional, à formação dos alunos e sua aprendizagem por meio do planejamento coletivo do II bimestre, baseado nos objetivos do Projeto Político Pedagógico.
O encontro conduzido pelos gestores Ivan Nunes e Josilene Quidute, com a participação do secretário Diego, as coordenadoras Rosineide Alves, Bom Conselho Fernandes, Josineide Quidute e as Analistas Cláudia e Jakeline, ganhou qualidade na discussão de temáticas a partir da exploração de vídeos: “Segredos do sucesso de Bernardino” e “Administração de tempo e estresse”; leitura dialogada de texto “Construindo equipes”; análise de resultados, autoavaliação na participação do trabalho da escola e construção coletiva da Agenda de ações para o II Bimestre.
A experiência vem mostrando, até agora, que quando há um conhecimento mais aprofundado das funções um do outro, o trabalho tende a fluir melhor na escola. Após avaliar o desempenho e ouvir as observações feitas pela equipe, o próximo passo foi focar na proposição de soluções. Afinal, só faz sentido pontuar os erros quando há um planejamento para corrigi-los e nortear as futuras ações. Por isso, a proposta foi que cada setor construa um plano de ação a ser apresentado e avaliado na próxima reunião de gestão.
A integração entre todos os membros da gestão é fundamental. “O mais importante é a gestão estar alinhada. Pela experiência em nossa escola, percebemos que a comunicação entre nós é  essencial para garantir que as ações tenham foco no sucesso do aluno”, explica Josilene, diretora adjunta.