“O melhor líder não é necessariamente aquele que faz
as melhores coisas. Ele é aquele que faz com que pessoas realizem as melhores
coisas.” Ronald Reagan, ex-presidente americano.
Direção, coordenador pedagógico e analistas Educacionais formam a equipe
que comanda as ações na escola. Enquanto o diretor fica responsável pela
organização de todos os processos, articulação da equipe e tomada de decisões,
os demais entram com articulação no planejamento, currículo, avaliação da
aprendizagem e formação continuada dos professores. Para fortalecer o trabalho,
a parceria deve está bem afinada. Considerando a equipe como um grupo que entende seus
objetivos e está disposto a alcançá-los, de forma compartilhada, no dia 09 de
abril, à tarde foi de muita discussão na realização de um encontro formativo
que elegeu como objetivos promover e manter
um elevado espírito de equipe a partir de uma visão clara dos objetivos
educacionais, visão, missão, e valores da escola. Alargar
os horizontes das pessoas que trabalham na escola, a respeito do seu papel a
respeito das oportunidades de melhoria e desenvolvimento e ainda, Criar e
manter a cultura favorável e propícia ao trabalho educacional, à formação dos
alunos e sua aprendizagem por meio do planejamento coletivo do II bimestre,
baseado nos objetivos do Projeto Político Pedagógico.
O encontro conduzido pelos gestores Ivan Nunes
e Josilene Quidute, com a participação do secretário Diego, as coordenadoras
Rosineide Alves, Bom Conselho Fernandes, Josineide Quidute e as Analistas
Cláudia e Jakeline, ganhou qualidade na discussão de temáticas a partir da
exploração de vídeos: “Segredos do sucesso de Bernardino” e “Administração de
tempo e estresse”; leitura dialogada de texto “Construindo equipes”; análise de
resultados, autoavaliação na participação do trabalho da escola e construção
coletiva da Agenda de ações para o II Bimestre.
A experiência vem mostrando, até agora, que
quando há um conhecimento mais aprofundado das funções um do outro, o trabalho
tende a fluir melhor na escola. Após avaliar o desempenho e ouvir as observações
feitas pela equipe, o próximo passo foi focar na proposição de soluções.
Afinal, só faz sentido pontuar os erros quando há um planejamento para
corrigi-los e nortear as futuras ações. Por isso, a proposta foi que cada setor
construa um plano de ação a ser apresentado e avaliado na
próxima reunião de gestão.
A integração entre todos os membros da
gestão é fundamental. “O mais importante é a gestão estar alinhada. Pela
experiência em nossa escola, percebemos que a comunicação entre nós é essencial para garantir que as ações tenham foco
no sucesso do aluno”, explica Josilene, diretora adjunta.