“Há uma pedagogia indiscutível na materialidade do espaço”. (FREIRE, 1999:49).
O planejamento e a reflexão sobre o espaço educativo é fundamental no processo de ensino-aprendizagem dos educandos, pois é nele onde são promovidas as interações entre os sujeitos e os objetos de conhecimento. Por tanto o espaço escolar deve ser organizado de forma a favorecer o desenvolvimento do coletivo propiciando aprendizagem através da socialização e troca de experiências e saberes diverso.
Ao início de cada ano, o gestor Ivan procura deixar a escola em ordem para receber os professores e os alunos. A organização contempla os cuidados desde o jardim até a limpeza e organização geral das salas e ambientes internos.
O trabalho começa com a observação do que fazer em cada área da escola. Exemplos: verificar se os banheiros estão em bom estado, se as lâmpadas e ventiladores estão funcionando, se as cortinas estão limpas, se os materiais pedagógicos e livros estão organizados, se a quantidade de carteiras e cadeiras está de acordo com o número de alunos, entre muitos outros itens. Depois realizar algumas ações essenciais para o início do ano letivo:
· Verificar se as plaquinhas de identificação das salas estão de acordo com as séries/anos e períodos
· Etiquetar os armários com o nome do professor e com a série/ano e período respectivos
· Verificar se os recursos tecnológicos, como computador, teclado, mouse, DVD, caixa de som e microfone, estão funcionando. Afinal de contas, esses equipamentos precisam estar disponíveis para que os professores desenvolvam suas aulas.
· Organizar os murais de boas-vindas com mensagens e orientações para o início da ano letivo.
· Limpar e organizar todos os ambientes da escola.