“O conhecimento
torna a alma jovem e diminui a amargura da velhice. Colhe, pois, a sabedoria.
Armazena suavidade para o amanhã”.
Leonardo da Vinci
Os estudantes do 9º ano do Ensino
Fundamental desenvolveram um trabalho de pesquisa científica – TCF – TRABALHO DE CONCLUSÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL
- uma proposta da Secretaria de Educação de Pernambuco com o intuito de
oportunizar aprendizagens necessárias à promoção de jovens pesquisadores.
A pesquisa
científica associada ao ensino na educação básica é essencial para que os
alunos e professores se apropriem de novos conhecimentos, a fim de tornar a
aprendizagem significativa, uma vez que oportuniza a observação, o
questionamento e a compreensão da realidade social.
O Seminário de
apresentação dos projetos científicos aconteceu no dia 22/11, no pátio interno
da Escola Tomé Francisco da Silva. No total, foram 11 grupos que fizeram a
apresentação oral sobre diversas temáticas: Partes básicas do computador/ bullying,
Depressão na adolescência/ Formação do Sistema solar/ Etapas da construção de
uma casa/ A persistência do crime de ódio/ Violência contra a mulher/ História
do futebol/ Proteção da Caatinga/ Compreensão de si mesma/ Doenças que afetam o
Sistema respiratório.
O evento
contou com a participação dos professores orientadores: Josineide, Iranete/
Kássia/ Cassandra e Silene/ Danúbia/ José Neto/ Bom Conselho Fernandes/
Sebastião e Bom Conselho Silva/ Juliette/ Edinete/ Samille e Jaciara/ Ana Paula
e Daniela/ Cristiane e Corrinha/ Kenia e Dirlande/ Gleydson e Josefa aparecida/
Antônia. Na mesa de observação, a coordenadora do TCF na escola Josilene
Quidute, o gestor Ivan Nunes, a Coordenadora Regional do TCF – GRE do Sertão do
alto Pajeú – Eliana Nogueira e a convidada Marília Correa – Gerente Regional da
Secretaria da Mulher de Pernambuco.
A produção do saber
não requer apenas o domínio de regras, mas de criatividade e imaginação, pois a
pesquisa, como um princípio educativo, é um dos caminhos mais profícuos para se
chegar a aprender (DEMO, 2010). A busca de informações favorece a
autonomia dos alunos, o que demonstrado durante a apresentação de todos os
grupos.
O processo de
construção do conhecimento científico desenvolvido na proposta do TCF oportuniza
momentos de compartilhamento de saberes para os jovens pesquisadores que, ao
vivenciarem a pesquisa de iniciação científica na escola, estão refletindo
sobre os problemas sociais, pensando e criando possibilidades de fazer
descobertas para sua localidade, seu município e, quem sabe, para o país, uma
vez que a ciência, ao longo dos anos, buscou melhorar a vida em sociedade.