quarta-feira, 7 de março de 2018

Conhecimento, cultura e animação marcaram o início do PREMI 2018


A aula inaugural do Programa Ensino Médio Inovador- ProEMI- ocorreu no dia 05/02 na Escola Tomé Francisco da Silva com a participação de cerca de 350 estudantes.
O objetivo do ProEMI é apoiar e fortalecer o desenvolvimento de propostas curriculares inovadoras nas escolas de ensino médio, ampliando o tempo dos estudantes na escola e buscando garantir a formação integral com a inserção de atividades que tornem o currículo mais dinâmico, atendendo também as expectativas dos estudantes do Ensino Médio e às demandas da sociedade contemporânea.
                A Equipe gestora, pedagógica e os professores promoveram uma aula inaugural com uma programação diversificada e atraente para que os estudantes sintam-se motivados a participarem das oficinas que acontecerão nas noites de segunda e quarta-feira, durante o ano letivo de 2018.
Assim, após o jantar, todos os estudantes foram conduzidos para quadra da instituição. O professor de educação Física e técnico da GRE do Sertão do Alto Pajeú realizou uma dinâmica de integração com música, dança e exercícios: relaxamento para o corpo e a mente. A intenção foi mostrar que para cuidar dos outros, da sociedade e da natureza é preciso começar cuidar de nós mesmos.
Saber onde queremos chegar é importante, mas, saber como chegar até o lugar desejado é ainda mais. Apesar da indecisão, optar por um objetivo e trilhar o caminho correto são partes  fundamentais para a realização, seja pessoal ou profissional. Daí a importância de um projeto de vida. Para isso, precisamos traçar metas de crescimento. Mas, como colocar isso prática? Para conversar com os alunos sobre a importância do Projeto de vida contamos com a participação do professor Lisboa Gomes, da Escola Técnica Estadual Paulo Freire de Carnaíba que ressaltou que devemos pautar nossos objetivos de acordo com nossas vontades, e não com o que achamos que temos de fazer. É um ponto importante a ser considerado, visto que, muitas vezes, damos mais importância às influências externas do que para o que queremos de fato.
E a música nordestina entra em cena com a apresentação da Escola de Música Salvador de Araújo – Orquestra de Sanfona e Violão da Secretaria de Cultura de Quixaba-PE. Os pares logos entraram na festa dançando forró e divertindo a plateia. Enquanto uns dançaram, outros em coro acompanhavam a melodia das canções.
Mas para enriquecer o evento, ainda contamos com a palestra “Educação ambiental: a importância de cuidar do meio em que se vive” ministrada pela engenheira ambiental Silvia Rafhaele Moraes Chaves – parceira do IEF – Princesa Isabel, acompanhada pelo professor da instituição Arthur Lourenço.
Para finalizar, mas animação e alegria com a apresentação cultural da noite. Para o gestor Ivan, com a participação dos parceiros foi possível realizar esse evento de sucesso. Então, a equipe da escola agradece a Secretaria de Cultura de Quixaba, a GRE do Sertão do Alto Pajeú e aos palestrantes Antônio de Lisboa, Lívia Moraes e Arthur Lourenço.