quinta-feira, 26 de outubro de 2017

REVISÃO DE MATEMÁTICA: RODÍZIO DE JOGOS NAS TURMAS DO 5º ANO

Trabalhar com jogos nas aulas de Matemática é uma das situações didáticas que contribuem para a criação de contextos significativos de aprendizagem para os alunos. Esta descoberta se deu no conjunto de uma série de transformações que o ensino experimentou nas últimas décadas, desde que professores e instituições passaram a pautar sua prática por uma concepção de aprendizagem segundo a qual aprender significa elaborar uma representação pessoal do conteúdo que é objeto de ensino - quando os alunos constroem conhecimentos em um processo ativo de estabelecimento de relações e atribuição de significados.
É nesse contexto que o jogo foi escolhido pela coordenadora Josilene Quidute e as professoras Silene Carlos (5º ano A) e Cassandra Lopes (5º ano B) para revisar os descritores de matemática da Prova Brasil. O rodízio de jogos foi realizado nos dias 25 e 26 de outubro, antes da aplicação da prova no dia 27 de outubro.

A estratégia foi a de utilizar jogo como um aliado do professor na organização de boas situações de aprendizagem. Os alunos participaram com muito interesse e interação.