Trabalhar com jogos nas aulas de
Matemática é uma das situações didáticas que contribuem para a criação de
contextos significativos de aprendizagem para os alunos. Esta descoberta se deu
no conjunto de uma série de transformações que o ensino experimentou nas
últimas décadas, desde que professores e instituições passaram a pautar sua
prática por uma concepção de aprendizagem segundo a qual aprender significa
elaborar uma representação pessoal do conteúdo que é objeto de ensino - quando
os alunos constroem conhecimentos em um processo ativo de estabelecimento de
relações e atribuição de significados.
É nesse contexto que o jogo foi
escolhido pela coordenadora Josilene Quidute e as professoras Silene Carlos (5º
ano A) e Cassandra Lopes (5º ano B) para revisar os descritores de matemática
da Prova Brasil. O rodízio de jogos foi realizado nos dias 25 e 26 de outubro,
antes da aplicação da prova no dia 27 de outubro.
A estratégia foi a de utilizar jogo como
um aliado do professor na organização de boas situações de aprendizagem. Os
alunos participaram com muito interesse e interação.