Na terça-feira, 22 de maio, o gestor Ivan e a
educadora de apoio Josilene Quidute apresentaram as duas turmas do 9º ano do
Ensino Fundamental, a proposta educativa do TCF, cuja abordagem
teórico-metodológica, denomina-se Trabalho de Conclusão do Fundamental. Essa
proposta tem como objetivo oportunizar aprendizagens necessárias à promoção de
adolescentes e/ou jovens pesquisadores, além de desenvolver a AUTORIA, A
CRIAÇÃO, O PROTAGONISMO E A AUTONOMIA.
Os alunos conheceram as etapas do TCF,
refletiram sobre a importância da Iniciação Científica no final do Ensino
Fundamental. Em seguida, cada aluno apresentou sua curiosidade, já que o
trabalho volta-se para as aprendizagens de interesses e necessidades dos
próprios estudantes.
Na sexta-feira, 26 de maio, após o
agrupamento dos interesses dos alunos, houve a formação dos grupos, no horário
da manhã, nas oficinas NOVAS MAIS EDUCAÇÃO. Depois de analisar as sugestões,
houve a discussão das equipes e a definição dos grupos. Sugiram, assim, as
temáticas da pesquisa:
·
Por que o câncer de mama é mais comum em
mulheres do que em homens?
·
Desenvolvimento e evolução do câncer no
organismo.
·
Evidências da existência de vida em outros
planetas.
·
Violência doméstica: Por que a mulher
agredida demora a denunciar?
·
Como identificar e combater o bullyng nas
escolas?
·
Como funcionam os aparelhos digitais?
·
Como os problemas sociais afetam a vida
pessoal?
·
Prejuízos ambientais causados pelo
consumismo.
·
Alimentos considerados vilões para a saúde.
·
Como funciona um satélite em órbita no redor
da terra?
·
Teorias sobre a origem do universo.
·
Como os remédios agem no organismo humano.