Escrever
cartas já foi um dos grandes objetivos da escrita e da permanência de um
estudante na escola. Era muito comum ouvir de nossos pais e avós a frase:
“Fiquei na escola até aprender a escrever uma carta.” Ou: “Uma coisa que
lamento é não ter estudado para aprender escrever uma carta aos meus familiares
ausentes”. Portanto, a escrita de cartas por muitos e muitos anos registrou
amores, petições, reivindicações, denúncias, segredos, além das famosas cartas
históricas, como a Carta de Pero Vaz de Caminha e as Epístolas bíblicas, que
assumiram importante papel na evangelização cristã.
Atualmente,
a carta ainda resiste, apesar do e-mail, do whatsapp,
do massenger, etc, especialmente as cartas abertas, cartas argumentativas
de solicitação e de reclamação, carta ao leitor, carta do leitor, entre outros
gêneros epistolares. Iniciativas que buscam resgatar a escrita de cartas são
louváveis e bem-vindas, a exemplo o “Concurso
Internacional de Cartas”, promovido todos os anos pela UPU POSTAL, através
dos Correios no Brasil.
Todos
os anos a ESCOLA TOMÉ FRANCISCO vem
participando deste concurso com relevante sucesso, tendo alcançado primeiros
lugares no estado e 1º lugar Nacional.
Este ano o 46º Concurso trouxe um
tema de grande repercussão mundial, que são as ações da ONU em prol da busca de
soluções para os eternos problemas mundiais. Com o tema: “Imagine
que você é um (a) assessor(a) do novo Secretário Geral da ONU – Qual é o
problema mundial que você o ajudaria a resolver em primeiro lugar e de que
forma você o aconselharia para isso?”. Assim, propôs que os estudantes fizessem uma reflexão
dos 17 objetivos do desenvolvimento sustentável, que estabelecem metas para a
ONU até o ano de 2030. Na escola, foi elaborada uma sequência didática para o
Ensino fundamental e Médio, que foi ministrada para cerca de 300 alunos pelos
professores de Língua Portuguesa. O resultado final foi a produção das cartas
que foram escritas e reescritas e submetidas à apreciação da comissão escolar,
sendo escolhidas três cartas na etapa escola e 02 cartas que forma enviadas
para a coordenação estadual do concurso.
Eis o aluno e alunas selecionados:
1º LUGAR: JÓSE GABRIEL - 1º ANO B – ENSINO MÉDIO
2º LUGAR: MARIA JOSIELE - 2º ANO B – ENSINO MÉDIO (VENCEDORA DO 1º
LUGAR ESTADUAL EM 2016)
3º LUGAR: ANA BÁRBARA - 2º ANO B – ENSINO MÉDIO
PARABÉSN AOS CLASSIFICADOS, A TODOS OS ALUNOS QUE
ESCREVERAM SUAS CARTAS COM BASTANTE EMPENHO, AOS PROFESSORES E À COORDENAÇÃO
PEDAGÓGICA!
Aguardamos o resultado final do concurso e ressaltamos que o mais
importante de um concurso de redação é a aprendizagem, a veiculação do
conhecimento e a expressão da cidadania proporcionada pelas leituras,
discussões e escrita sobre o tema proposto.
A escola premiará com CERTIFICADO os vencedores, e
ainda os classificados como 1º lugar de cada turma.