Fevereiro é
um mês de sondagem e avaliação diagnóstica na Escola Tomé Francisco da Silva.
As professoras e a coordenadora do programa alfabetizar com sucesso elaboraram,
reproduziram e aplicaram uma avaliação diagnóstica nas turmas do 4º e 5º ano do
Ensino Fundamental. Promover ações como levantamento de dados da turma,
conhecer expectativas de aprendizagens e levantar os conteúdos básicos que
serão analisados são essenciais para criação de condições didáticas para a
aplicação da atividade diagnóstica. Essa é uma prática consolidada no PPP da
instituição.
A equipe
gestora e a coordenadora Josilene Quidute participaram de todas as etapas do
processo: acompanhando a aplicação, ajudando a análise do instrumento criado
para a tabulação do resultado e definindo as principais estratégias para sanar
as dificuldades apresentadas pelas crianças.
A avaliação
possibilitou a coleta de informações nas disciplinas de Língua Portuguesa e
Matemática. Coletadas e analisadas as informações, chega à hora de traçar
planos. As professoras e a coordenadora discutiram sobre os ajustes
necessários no programa de ensino para criar intervenções específicas que
auxiliem os alunos a resolver a falta de pré-requisitos. “Em equipe, listamos
os conteúdos em defasagem e priorizamos as estratégias didáticas que serão
utilizadas no I Bimestre, e ainda definimos como realizar um acompanhamento
detalhado disso durante o ano letivo pra garantir o avanço das nossas
crianças”, disse Josilene, coordenadora.