quarta-feira, 2 de novembro de 2016

SEMIFINAL DA OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA: UM MOMENTO DE VITÓRIAS E APRENDIZAGENS



   Pela 3ª vez, a Escola Tomé Francisco chega a uma semifinal da Olimpíada de língua portuguesa. Em 2010, foi a professora Rosineide Alves com a aluna Flávia Almeida, na categoria Crônica Literária; em 2012, a professora Cristiane Patrícia com as alunas Lílian e Emanuelle Oliveira, com os gêneros Memórias e Poema, respectivamente.
  Este ano, a professora Rosineide Alves e o aluno  Júlio César Nunes  foram semifinalistas na categoria ARTIGO DE OPINIÃO. O texto de Júlio César é o resultado de uma seleção de 125 textos entre 50.000, escritos por alunos de quase 5.000 municípios. Escolhendo como tema a  a falta d’água no distrito de Lagoa da Cruz, o aluno questionou a ausência de políticas públicas que tragam soluções para o problema, que não é apenas fruto da condição natural da seca. Seu texto: DOIS ESTADOS, DOIS MUNICÍPIOS E UMA LAGOA SECA é um desabafo sobre o sofrimento que afeta a população do lugar onde vive.
Aluno e professora foram contemplados com Medalha de Bronze e Certificado e presenteados com uma viagem a São Paulo para participarem de evento de premiação e formação com o intuito de concorrer à final.
No momento que passa a ser semifinalista, o professor escreve um RELATO DE PRÁTICA, relatando a vivência da prática pedagógica na escola com o material das oficinas da OLP e como superou as dificuldades dos alunos. O relato de prática da professora Rosineide foi premiado representando a Região Nordeste II (A OLP divide o Brasil em 07 polos).  Foram escolhidos 07 relatos de prática entre 125 textos produzidos pelos professores.
 
Nordeste II
Quixaba/PE

Título: ESCREVENDO O FUTURO E DESPERTANDO CONSCIÊNCIAS NO PRESENTE

Professor(a): ROSINEIDE ALVES DE ALMEIDA OLIVEIRA

Escola: ESCOLA TOMÉ FRANCISCO DA SILVA




           Durante os três dias em São Paulo, professora e aluno participaram de formação, incluindo palestras e oficinas (para a professora), oficinas e debate (para o aluno). Fez parte também da programação uma visita à maior exposição de Arte da América Latina: 32ª BIENAL DE ARTE “INCERTEZA VIVA”, no Parque do Ibirapuera. “A 32ª Bienal de Arte busca refletir sobre as atuais condições da vida e as estratégias oferecidas pela arte contemporânea para acolher ou habitar incertezas. A exposição teve início em setembro e vai até 11 de dezembro, no Pavilhão Ciccillo Matarazzo, reunindo 81 artistas e coletivos.” (www.bienal.org.br).
Professores e alunos foram contemplados também com bônus, com o qual puderam adquirir livros na Livraria montada especialmente no local do evento. “Alunos e professores se depararam com o desafio de escolher, entre tantos títulos e autores, os livros disponíveis na livraria. Levaram em conta o gosto por gêneros literários, o interesse por alguns autores, as dicas dos amigos, dos professores, dos formadores e dos monitores.” (www.escrevendo.org.br/blog)

Para a professora Rosineide:

  A experiência de participar de uma Semifinal da OLP é muito significativa para um professor de Língua Portuguesa, independente ou não de passar para a final, pois o maior prêmio é a aprendizagem e o reconhecimento do professor. O relato de prática é a oportunidade de contribuir para o trabalho de outros professores. O acolhimento da equipe organizadora da OLP é muito gratificante e faz-nos sentir 
realmente protagonistas de um mundo melhor.
Para o aluno Júlio César: A OLP foi uma experiência única. Não foi uma concorrência, mas sim um festival de alegrias, eu pude formar novas amizades com pessoas incríveis assim como vivenciar momentos marcantes com as mesmas. Este é o melhor presente que a OLP me certificou. Sensacional! Meu muito obrigado desde minha escola até os responsáveis pela olimpíada.

 Segundo o Blog da Olimpíada:

Não houve vencedores ou vencidos. Houve, sim, uma homenagem à língua portuguesa, escrita por pessoas que amam o lugar onde vivem e expressam suas opiniões. E que, ao voltarem para as suas cidades, levarão consigo a saudade dos amigos que fizeram e muito aprendizado adquirido nesses intensos dias de pura emoção.




 O texto do aluno Júlio César está no blog literariorosineide.blogspot.com   

Foi elaborada uma Coletânea de textos com as produções dos alunos que alcançaram o 1º lugar de cada série na escola. Em breve, os professores estarão trabalhando com o material em sala de  aula. Assim, mais textos produzidos durante as oficinas da OLP cumprirão sua função social e terão leitores reais.