Escola estadual situada no município de Quixaba, sertão de Pernambuco, oferece Ensino Fundamental, séries iniciais e finais e Ensino Médio. Destaca-se no cenário Estadual e Nacional pelos bons resultados obtidos. Destaque no IDEB, ENEM, IDEPE, Olimpíada de Língua Portuguesa e OBMEP. Foi escolhida como a melhor escola do Estado e vice-campeã nacional no Prêmio Referência em Gestão Escolar 2009. Em 2012, concorreu mais uma vez ao Prêmio Gestão Escolar e, desta vez tornou-se ESCOLA REFERÊNCIA BRASIL, alcançando o 1º lugar. Liderança, compromisso, coragem e foco nas ações pedagógicas sintetizam o Projeto desta escola.
quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016
Diagnóstico inicial das turmas do Ensino Fundamental I
Todo início de ano é igual. A equipe do Alfabetizar com sucesso sabe da importância de realizar a avaliação diagnóstica para a melhoria do diálogo entre o ensino e a aprendizagem. Afinal, não dá para decidir que os alunos precisam aprender sem antes descobrir o nível de conhecimento que eles já têm.
A avaliação diagnóstica inicial na Escola Tomé Francisco está sendo aplicada na semana de 15 a 19 de fevereiro, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, nas turmas do 3º e 5º ano do Ensino Fundamental, coordenada pela educadora de apoio Josilene Quidute da Silva Nunes, a qual costuma lembrar aos docentes
que, diferentemente do que muitos acreditam, as crianças costumam saber muita
coisa. Daí a importância da avaliação inicial. “Esse olhar é imprescindível
para construir uma visão detalhada de cada estudante e, com isso, poder
planejar as aulas com base nas reais necessidades de aprendizagem do grupo”,
disse a coordenadora.
Todos os anos, a avaliação diagnóstica é feita no começo do período letivo para que os professores usem os resultados no planejamento inicial. Com os resultados dessa avaliação, os professores analisam, com o auxílio da coordenação pedagógica, o que cada um sabe e como faz as representações no papel. O produto final desse trabalho é
uma espécie de "mapa" com os conhecimentos presentes em cada sala. Se
a maioria já resolve bem determinadas questões, a chave é pensar em formas de
dar mais atenção aos que precisam de apoio por meio da elaboração de um
plano de trabalho para atender às necessidades dos estudantes, e muitas vezes
torna-se necessário fazer uma intervenção pedagógica.