Na segunda-feira,
dia 01/02, os professores da Escola Tomé Francisco da Silva participaram do I
encontro pedagógico com o tema Currículo no Século XXI, o qual trata sobre a
produção de conhecimento na escola que se faz emergente no contexto atual.
Com o objetivo de
instrumentalizar os educadores sob o ponto de vista teórico-metodológico,
visando à construção de estratégias educativas a partir do currículo a
discussão permeou todo o dia, a partir de atividades com música, leitura de
textos, trabalho em grupo, slides com resumos e reflexões. Vários subtemas
fizeram parte da discussão:
Ø
O currículo que faz a diferença
Ø Avanços
na estruturação de currículo a partir da gestão sistêmica do conhecimento
Ø A
inter e a transdisciplinaridade
Ø Ecologia
profunda
Ø A
organização de conteúdos essenciais.
A intenção é mostrar que o
currículo comum é importante, mas também é preciso articulá-lo, expandi-lo e
transpô-lo voltando seu eixo vertebrado para o ser humano e sua humanidade,
para o planeta e os seres que habitam, para a energia não renovável que se
esgota, para o conhecimento das práticas milenares e o novo conhecimento que se
irradia para uma ética da convivência e do equilíbrio entre produção e consumo.