- Roda de leitura – avaliar se o aluno compreende qual a função social do texto. A partir da leitura como um todo, ele deve perceber a intencionalidade do autor, isto é, seus propósitos; (Uso de caixa de som, microfone, banco de textos, dado, caixas)
- Compreensão de textos – estratégia para discutir a diferença entre relatar uma informação ou informar algo, por exemplo.
- Simulado oral – identificar em dupla a finalidade dos textos e discutir com o grupo;
- E por fim, atividade individual envolvendo o descritor trabalhado.
Durante a oficina, a professora
Jaciara e a bibliotecária Marta explicaram que não há apenas um objetivo de
leitura para cada texto. O objetivo depende de quem lê. Para algumas pessoas,
ler um conto pode ser uma diversão, para outros pode ser um momento de estudo,
se, por exemplo, eles estão lendo o conto para fazer o levantamento das
características desse gênero textual.
O importante é o estudante ter
contato com textos de gêneros variados: notícias, avisos, anúncios, cartas,
artigos, entre outros, evidenciando não só o assunto do texto, mas a sua
finalidade. Esse é um dos caminhos para aprender a identificar a finalidade de
textos variados.