sexta-feira, 22 de maio de 2015

O PRAZER DE LER E LITERARTE: MUITOS ANOS DE EMPENHO EM FAVOR DA LEITURA E DA ESCRITA.



“A leitura torna o homem completo, a conversação torna-o ágil e o escrever dá-lhe precisão.”
                                                                                                  Francis Bacon- Filósofo inglês

Estamos vivenciando mais uma vez, os projetos de leitura: O Prazer de ler – Ensino Fundamental e Literarte – Ensino Médio. A cada ano, os mesmos tornam-se cada vez mais interessantes e diversificados, com temas que convidam ao envolvimento com a leitura e a escrita, além de desenvolver muitas outras habilidades necessárias ao desenvolvimento integral do estudante.
Apresentamos a seguir a estruturação das oficinas em 2015:
Manhã:
Ensino Fundamental: 6º Ano, 7º A, 7º B, 8º A e 8º B
Oficina 1 – Língua Portuguesa
v  Tema: Características do texto literário: Texto dramático
v  Sala: Texto teatral – Da emoção de ler à descoberta do prazer!
v  Professora: Cristiane Patrícia

Oficina 2 – Matemática
v  Temas:
6º Ano
ü  Classificação dos triângulos e dos quadriláteros quanto à suas propriedades específicas.
ü  Raciocínio lógico
                       7º Ano
ü  Plano cartesiano.
ü  Quantificar vértices, arestas e faces de prismas e pirâmides.
8º Ano
ü  Construção de triângulos.
ü  Retas paralelas cortadas por uma transversal.
ü  Reconhecimento da mediatriz e da bissetriz de triângulos.

v  Sala: As estratégias de leitura na resolução de problemas
v  Professora: Cida
Oficina 3 – História - Geografia - Ciências
v  Tema: Meio ambiente - Lixo
v  Sala: Cadê o lixo que estava aqui?
v  Professora: Bom Conselho Fernandes
Oficina 4 – Arte
v  Tema: Música nordestina
v  Sala: Música Nordestina – Espelho de uma cultura expressiva
v  Professora: Daniela

Oficina 5 – Inglês
v  Tema: Reading, interpreting, talking and writing about the environment. (Lendo, interpretando, falando e escrevendo sobre o meio ambiente.)
v  Sala: The planet needs you! (O Planeta precisa de você!)
v  Professora: Kássia e intercambistas

TARDE:
Ensino Fundamental e Ensino Médio: 9º A, 9º B, 1º A, 1º B, 2º A, 2º B, 2º C, 3º A, 3º B 
                                                                 e 3º C                                                            
v  Oficina 1 – Literatura Brasileira (Sala 1 e Sala 2)
v  Temas:
ü  3º Médio: O Romance de 30: Segunda Fase do Modernismo – A prosa - Raquel de Queiroz e o drama da seca no Nordeste.
ü  2º Médio: 3ª Geração Romântica - Castro Alves – O poeta dos escravos
ü  1º Médio: Humanismo – Gil Vicente - Gil Vicente e sua missão moralizante e reformadora.
v  Sala: A Literatura como suporte para as causas sociais.
v  Professoras: Corrinha Sousa (Sala 1) Jaciara (Sala 2)
v  Oficina 2 – Literatura Inglesa (Sala 1 e Sala 2)

v  Tema: Vida e obra de Ághata Christie.
v  Sala: Ághata Christie – Não existe crime perfeito
v  Professoras: Antônia (Sala1) Rose (Sala 2)
v  Oficina 3: História (Sala1 / Sala 2)
v  Temas:
3º Médio
ü  Revolução de 30 e Estado Novo
                      2º Médio
ü  Escravatura x Abolição
                      1º Médio
ü  As grandes navegações
v  Sala: Mergulhando na História
v  Professoras: Corrinha Francisco (Sala 1), Kênia e Edinete (Sala 2)

v  Oficina 4 – Matemática, Física, Química e Biologia (Sala 1 e Sala 2)
v  Tema:
9º Ano
ü  Frequência estatística
                      1º Médio
ü  Frequência
                       2º Médio
ü  Etapas de uma pesquisa
ü  Construção de tabelas e gráficos
                       3º Médio
ü  Problemas de combinatória
ü  Construção de tabelas e gráficos
v  Sala: Os desafios da vida
v  Professores: Bom Conselho Silva (Sala 1), José Neto e Danúbia (Sala 2)

v  Oficina 5: Arte (Sala 1 e Sala 2)
v  Tema:
Artes visuais – pintura

  3º Médio: Cândido Portinari – Retalhos da cultura nordestina.
  2º Médio: Johann Moritz Rugendas – Negro de corpo e alma
  1º Médio: Navegar é preciso!
v  Sala: Sou artista, sim senhor!
v  Professores: Iranete (Sala ) e Gleydson (Sala 2)
É notório o envolvimento e o empenho com que os alunos estão vivenciando as atividades em sala de aula e produzindo nas oficinas.
Parabéns a todos: Gestão, Coordenação, alunos e principalmente aos professores que se dedicam bastante para que os projetos alcancem os objetivos desejados.
Confira nas imagens as oficinas pedagógicas.