Não é novidade para
nenhum profissional de educação que quando a família participa da escola os
resultados são positivos. Mas que estratégias planejar para que realmente a
família seja atuante no processo ensino-aprendizagem? Como estabelecer uma parceira,
empenhada na busca por novas conquistas e atuante nas decisões?

Na Escola Tomé Francisco da
Silva, as reuniões com os pais acontecem logo no inicio do ano letivo. Na quarta-feira,
11 de fevereiro, os pais do 5º ano do ensino Fundamental foram convidados para
conhecer a proposta de trabalho para o ano letivo de 2015, em prol do cumprimento
da meta pactuada para a turma. As propostas foram apresentadas e debatidas e as
decisões são tomadas e planejadas para serem colocadas em prática. Na relação
dos assuntos em discussão, o ensino-aprendizagem dos descritores do SAEPE E
PROVA BRASIL, a análise da avaliação diagnóstica, a implantação do reforço, os
critérios de avaliação e aprovação, o reforço escolar, as atividades no
contraturno, frequência, atividades de casa e a festa de formatura. Várias ações
e estratégias foram traçadas junto com os pais. A professora Mônica conversou
individualmente com os pais sobre o desempenho e comportamento de alguns
alunos. A educadora de apoio Josilene Quidute e o gestor Ivan Nunes coordenaram
a reunião. “Acredito que o sucesso nessa turma depende do investimento em ações
compartilhadas com os pais, por isso nessa parceria faz parte do nosso Projeto
Político Pedagógico”, palavras da educadora de apoio.

