Na quinta-feira, 06
de novembro, a educadora de apoio Josilene Quidute preparou uma formação
continuada a partir das orientações da formação ofertada pela GRE DO SERTÂO DO ALTO PAJEÚ, equipe do
Programa Alfabetizar com Sucesso, referente ao FOCO 4, com o objetivo de promover
momentos de reflexão sobre a prática pedagógica no processo de apropriação de
leitura e escrita das crianças do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.
A equipe vivenciou e
analisou uma sequência didática com base no Conto “ A Menina dos Fósforos”. Várias habilidades de leitura foram
contempladas nesse trabalho:
·
Localizar informações explícitas em um texto;
·
Inferir o sentido de uma palavra ou expressão;
·
Identificar a finalidade de textos de diferentes
gêneros;
·
Estabelecer relações entre partes de um texto,
identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de
um texto;
·
Estabelecer relação de causa/consequência entre
partes e elementos do texto.
A produção de texto também foi
contemplada na sequência didática. Os professores estudaram 04 possibilidades:
bilhete, lista, notícia, página de diário. Como gênero oral, a sugestão foi à
realização de um debate sobre o Trabalho Infantil, incluindo vídeos e
pesquisas.
Outros assuntos como a organização do Plantão
de Matemática e encerramento do ano letivo fizeram parte da pauta. Os
professores participaram ativamente da formação e avaliaram o momento como
produtivo e de suma importância para melhoria da prática pedagógica em sala de
aula.