Na quarta-feira, 22 de outubro, as 40 crianças
do 5º ano da professora Mônica participaram de uma roda de piadas organizada
com o objetivo de desenvolver a habilidade dos estudantes reconhecerem,
identificarem o efeito de humor nesse tipo texto. Cada um recebeu de presente
um livro de piadas para ler e ensaiar em casa. O suporte apresenta pequenas
piadas, de contexto e linguagem familiares aos estudantes nesse período de
escolarização.
Na roda de piadas, as crianças
receberam uma plaquinha com 02 expressões faciais: de um lado: alegria; do
outro: tristeza. A tarefa do aluno é fazer uma escuta atenta da piada e se
reconhecer o efeito de humor presente, após a gargalhada, levantar a plaquinha
sorrindo. Caso contrário, a plaquinha que será levantada vai ser de choro e a
tarefa do contador de piada vai ser tentar explicar onde está a graça da sua
leitura. Para a professora Mônica, o gênero piada é bastante adequado para
avaliar essa habilidade, pois apresenta uma pequena narrativa, com uma quebra
de expectativa ao final, ou seja, um final inesperado que pode levar o leitor e
ou o interlocutor ao riso.
As crianças desenvolveram a habilidade
de identificar o efeito de humor em um texto de forma lúdica, pois a roda de
piadas tornou-se para elas, uma verdadeira diversão. A atividade fez parte da
sequência didática do trabalho com textos humorísticos.