Numa época em que Civismo é palavra desconhecida e cidadania é sinônimo de revolta e insatisfação com o poder público, não podemos deixar morrer a semente do respeito à Pátria como dever do cidadão. Por isso, na escola Tomé Francisco esses valores ainda são preservados: não um civismo cego, mas consciente de que a sociedade pode promover mudança social, sendo que para isso não precisa quebrar, nem vandalizar os bens públicos. Reclamar sim, mas com respeito e consciência cidadã.
Diante do exposto, uma equipe de professores trabalharam o Projeto Semana da Pátria e Cidadania, de forma interdisciplinar nas turmas do 1º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio. Nesse projeto, o resgate dos símbolos nacionais, o conhecimento histórico e crítico do contexto da independência relacionado à realidade atual foram alguns dos temas trabalhados. O conhecimento e a interpretação da letra do nosso hino foi amplamente estudado nas aulas de Língua Portuguesa, as formas geométricas das bandeiras, a simbologia do escudo exploradas nas aulas de Arte e Matemática, o contexto histórico nas aulas de História, a realidade atual, inclusive as eleições, nas aulas de Sociologia. PARABÉNS, PROFESSORES PELA INICIATIVA!
Foram muitos os frutos desse projeto e agora os alunos da Tomé cantam o Hino Nacional sabendo o que estão dizendo e demonstrando o devido respeito no hasteamento da Bandeira Nacional.
O costume brasileiro tem sido cantar o Hino Nacional apenas em competições esportivas. Mas na Tomé Francisco a história é bem diferente. Hino e Bandeira são símbolos da cidadania brasileira. e semana da Pátria é tempo de lembrar que mesmo em meio a tantos problemas, o Brasil ainda é uma nação livre e soberana. Aprendamos essa lição!