O mais novo projeto da Escola Tomé
Francisco teve início hoje e promete render resultados na aprendizagem dos
alunos da turma do 2º ano C, Ensino Médio.
O projeto surgiu da necessidade de
melhorar os índices de aprendizagem da turma que tem evoluído de forma negativa
no último semestre.
Vários fatores vêm contribuindo para o fato. Segundo os
professores um dos maiores problemas é a falta de participação dos alunos nas
aulas, que não se pronunciam em relação as suas dificuldades de aprendizagem.
Por isso, a
equipe gestora, juntamente com as analistas em gestão e a coordenação
pedagógica idealizaram e levaram propostas de mudanças, primeiramente aos
professores, em um encontro anterior.
Um grupo de alunos da turma que
apresentou melhores médias bimestrais foram selecionados para protagonizar o
projeto juntamente com a equipe da escola. A proposta inicial é que os mesmos
sejam inseridos em grupos de estudo na sala de aula que compartilharão os
saberes que forem sendo construídos. Para tanto, foi feita a análise de quem se
saía melhor em determinadas disciplinas. A partir de hoje, os alunos da série
não trabalharão mais individualmente nas atividades de fixação de aprendizagem, mas em grupos.
Cada grupo contará com um ou dois alunos do grupo de protagonistas que farão
suas atividades juntamente com os demais, compartilhando dificuldades e
avanços.
O que mais
impressionou a todos no encontro motivacional dessa manhã foi a disposição do
grupo de alunos e professores para iniciar o projeto. Pelo que entendemos todos
se sentiram importantes, sentiram-se fortalecidos em sua autoestima e desejo de
mudança.
O encontro
motivacional teve como roteiro de atividades: abertura pelo gestor com palavras
de incentivo, dinâmica de grupo: “o dono do crachá”; música “Mostre seu talento”;
palestra com a educadora de apoio Josilene Quidute, mesa redonda com os
professores da turma e encerramento com lanche. Todas as atividades aconteceram
no espaço agradável do parque e do pátio da escola. Acreditamos que o
protagonismo estudantil é a solução para muitos problemas na escola e que
quanto mais o desafio parece difícil de superar mais temos que enfrentá-lo. Os envolvidos no projeto são a gestão, a coordenação pedagógica; das analistas em gestão, dos professores
e de todos os alunos da turma.