Ø Discutir sobre alguns métodos e técnicas de Trabalho na escola e na sala de aula que podem contribuir enormemente para aprendizagem significativa e consequentemente, para a educação de qualidade.
O encontro ocorreu durante todo o dia
da quinta-feira, das 08 às 17 horas. A metodologia utilizada para dinamizar o
estudo constou de mensagem de acolhida, construção de trilha, leitura de
textos, resgate em linha de tempo “ A caminhada da pedagogia no século XX”,
trabalho em grupo “ Análise dos métodos globalizados, discussão coletiva da
teia semântica “ estratégias ou técnicas dinamizadoras da aprendizagem, debate
para sintetizar os conhecimentos apresentados no decorrer do estudo. Para
finalizar houve uma problematização, oportunizando aos professores relacionar a
teoria e a prática:
Ø Que contribuições as atividades dos
Parâmetros na Sala de Aula oferecem para melhoria da qualidade do
ensino-aprendizagem?
Ø Que mudanças cada um pode adotar a
partir do conhecimento de alguns métodos de trabalho na escola e na sala de
aula?
Ø E o planejamento das aulas? O que é
possível mudar?
Na avaliação das
coordenadoras, os objetivos foram atingidos, os professores participaram
ativamente de todas as atividades e compreenderam a necessidade de rever a
prática pedagógica adotada pela equipe. O tema AVALIAÇÃO será abordado no
próximo estudo a ser agendado na aula-atividade, dando continuidade a análise
dos Parâmetros para educação Básica do estado de Pernambuco.