Investigar o que cada aluno sabe
para planejar o que todos devem aprender. É o chamado diagnóstico inicial, ou
sondagem das aprendizagens, uma das atividades mais importantes no diálogo
entre o ensino e a aprendizagem.
No início do II semestre, logo na
terça-feira, dia 15 de julho, as professoras do 3º e 5º ano do Ensino
Fundamental aplicaram uma avaliação diagnóstica com 24 questões de Língua
Portuguesa e 24 questões de matemática para conhecer o que os alunos já dominam
da matriz de competências e habilidades do SAEPE, conforme modelo enviado pela
Secretaria Estadual de Pernambuco. A orientação foi dada para que os
professores não interferissem no resultado, deixando os alunos aplicarem seus
conhecimentos e sua autonomia leitora na resolução das questões. “É preciso
conhecer o que os alunos sabem para não repetir conceitos nem propor tarefas
além do que a garotada é capaz de compreender, disse Josilene Quidute,
educadora de apoio.
Os gráficos foram analisados em
conjunto. Esse olhar é imprescindível para construir uma visão detalhada da
turma e de cada estudante e, com isso, poder planejar as aulas com base nas
reais necessidades de aprendizagem. Esse diagnóstico não tem como objetivo
classificar ou rotular os alunos. A idéia é enxergar problemas semelhantes que
permitam direcionar o planejamento das atividades. Várias questões foram
levantadas:
ü Alguns alunos erraram por falta de
atenção ao ler a questão.
ü
Há
habilidades que ainda não foram trabalhadas – as que apresentaram o maior
número de erro.
ü
Apenas
dois alunos de cada turma estão abaixo da média em Língua Portuguesa e
Matemática.
ü
Algumas
habilidades precisam ser retomadas com a turma toda e outras apenas com alguns
alunos no reforço escolar.
ü
O
planejamento deve contemplar habilidades já trabalhadas para revisar e
sistematizar os conceitos.
Para Josilene, o resultado do diagnóstico é essencial para
entender as principais necessidades dos professores para orientar as formas de
ensinar. Se ninguém conhece um conteúdo, é claro que ele tem de ser trabalhado
de forma prioritária. Se a maioria já resolve bem determinadas questões, a
chave é pensar em formas de dar mais atenção aos que estão um passo atrás.
Daqui pra frente vamos considerar esse diagnóstico na realização do
planejamento semanal e na pauta da formação continuada. A intervenção feita em
tempo hábil favorece o crescimento no desempenho dos estudantes e nosso
objetivo é atingir 100% de aproveitamento, até porque as turmas do 3º e 5º ano
do Ensino Fundamental serão avaliadas pelo SAEPE.
CONHEÇA O RESULTADO:
3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. – TURMA DA PROFESSORA ÂNGELA
OLIVEIRA.
LÍNGUA PORTUGUESA – 39 ESTUDANTES.
QUESTÃO ITEM - DESCRITORES
1 - Ler palavras formadas por sílabas canônicas.
2 - Localizar informação explícita em texto verbal.
3 - Inferir informação em texto verbal. –NÃO TRABALHADO
4 -Ler palavras formadas por sílabas canônicas.
5 - Interpretar texto que conjuga linguagem verbal e não‐verbal.
6 -Reconhecer o assunto de um texto - NÃO TRABALHADO
7 - Localizar informação explícita em texto verbal.
8 -Idenficar o conflito gerador do enredo e os
elementos que compõem a narrativa - NT
9 - Ler frases.
10 - Reconhecer o assunto de texto
11 - Identificar o gênero de um texto.
12 - Estabelecer relação de causa/consequência entre partes e
elementos do texto.
13 - Identificar a finalidade de textos de gêneros diversos.
14 -inferir o sentido de palavra ou expressão.- NT
15 - Ler frases.
16 - Interpretar texto que conjuga linguagem verbal e não‐verbal.
17 - Interpretar texto não‐verbal.
18 - Reconhecer o assunto de um texto.
19 -Ler frases.
20 -Identificar o gênero de um texto.
21 - interpretar texto não‐verbal.
2-Reconhecer o assunto de um texto.
23 -Ler frases.
24
- Interpretar texto que conjuga linguagem verbal e não‐verbal.NT
MATEMÁTICA – 39
ESTUDANTES.
QUESTÃO ITEM - DESCRITOR
1 - Ler
informações e dados apresentados em gráficos (particularmente em gráficos de
coluna).
2 -
Relacionar números a diferentes representações escritas.
3 -Reconhecer
e utilizar, em situações problema, as unidades usuais de medida de tempo: dia,
semana, mês e ano.
4 - Identificar
propriedades comuns e diferenças entre poliedros e corpos redondos.
5 -
Calcular o resultado de uma adição ou subtração de números naturais.
6
- Resolver problema utilizando a escrita decimal de cédulas e moedas do sistema
monetário brasileiro. NÃO TRABALHADO
7 -
Identificar propriedades comuns e diferenças entre figuras bidimensionais pelo
número de lados e tipos de ângulos.
8- Resolver
problema com números naturais, envolvendo diferentes significados das operações
de multiplicação e divisão.
9 -Ler
informações dados apresentados em tabela.
10-Resolver
problema com números naturais, envolvendo diferentes significados das operações
de adição e subtração.
11 -Identificar
a localização/movimentação de objeto em mapas, croquis e outras representações
gráficas.
12 - Num
problema, estabelecer trocas entre cédulas e moedas do sistema monetário
brasileiro, em função dos seus valores.
13 - Comparar
e/ou ordenar números naturais.
14
- Resolver problema utilizando a escrita decimal de cédulas e moedas do sistema
monetário brasileiro. NÃO TRABALHADO.
15 - Calcular
o resultado de uma multiplicação ou divisão de números naturais.
16 - Identificar
a localização/movimentação de objeto em mapas, croquis e outras representações
gráficas.
17 - Resolver
problema com números naturais, envolvendo diferentes significados das operações
de multiplicação e divisão.
18 - Resolver problema com números naturais,
envolvendo diferentes significados das operações de adição e subtração.
19 - Associar
quantidades de um grupo de objetos à sua representação numérica.
20 - Identificar a localização de números
naturais/inteiros/racionais/reais na reta numérica.
21
- Reconhecer e utilizar, em situações
problema, as unidades usuais de medida de tempo: dia, semana, mês e ano. NÃO
TRABALHADO
22 - Calcular
o resultado de uma multiplicação ou divisão de números naturais.
23 - Identificar propriedades comuns e diferenças
entre figuras bidimensionais pelo número de lados e tipos de ângulos.
24 - Ler informações e dados apresentados em
tabela.
5º ANO DO ENSINO
FUNDAMENTAL – PROFESSORA MÔNICA FERNANDES.
LÍNGUA PORTUGUESA – 40
ALUNOS.
1- Reconhecer o assunto de um texto.
2 -Localizar informação explícita em texto verbal.
3 - Estabelecer relações
lógico‐discursivas entre partes de um texto, marcadas por advérbios, locuções
adverbiais, conjunções, etc.
4 - Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o
interlocutor de um texto.
5 - Estabelecer relação de
causa/consequência entre partes e elementos do texto.
6 - Identificar repetições ou
substituições que contribuem para a continuidade de um texto.
7 - Reconhecer o assunto de um
texto.
8 - Interpretar texto que conjuga linguagem verbal e não‐verbal.
9- Identificar efeitos de humor e ironia em textos diversos.
NÃO TRABALHADO
10 - Reconhecer o
efeito de sentido decorrente de pontuação e outras notações.NT
11 - Identificar a finalidade de textos de gêneros diversos.
12 -Identificar o gênero de um texto.
13 - Interpretar texto que
conjuga linguagem verbal e não‐verbal.
14- Reconhecer o assunto de um
texto.
15 - Inferir o sentido de
palavra ou expressão.
16 - Identificar a finalidade de textos de gêneros diversos.
17 - Estabelecer
relações lógico‐discursivas entre partes de um texto, marcadas por advérbios,
locuções adverbiais, conjunções, etc. NT
18 - Diferenciar fato de
opinião relativa a um fato.
19 - Reconhecer formas de tratar uma informação na
comparação de textos que tratam do mesmo tema.
20 - Localizar informação explícita em texto verbal.
21- Estabelecer relação de causa/consequência entre partes e elementos
do texto.
22 - Reconhecer o efeito de sentido decorrente de pontuação
e outras notações. NÃO TRABALHADO.
23 - Inferir o sentido de
palavra ou expressão.
24 - Localizar informação explícita em texto
verbal.
MATEMÁTICA
– 40 ALUNOS.
1- Ler
informações e dados apresentados em tabela.
2-Reconhecer
e utilizar, em situações problema, as unidades usuais de medida de tempo: dia,
semana, mês e ano.
3 - Resolver problema utilizando a escrita
decimal de cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro.
4 - Identificar simetrias em figuras geométricas
planas.
5 - Calcular o resultado de uma adição ou
subtração de números naturais.
6 -
Identificar a localização/movimentação de objeto em mapas, croquis e outras
representações gráficas.
7 - Ler
horas em relógio de ponteiros ou digital.
8-Reconhecer
e utilizar características do sistema de numeração decimal, tais como
agrupamentos e trocas na base 10 e princípio do valor
posicional.
9
- Reconhecer as diferentes representações de um número racional. NÃO TRABALHADO
10 -
Identificar o número de faces, arestas e vértices de figuras geométricas
tridimensionais representadas por desenhos.
11 -
Resolver problema envolvendo o cálculo de perímetro de figuras planas, com ou
sem malhas.
12 -
Resolver problema com números naturais, envolvendo diferentes significados das
operações de multiplicação e divisão.
13 -
Identificar fração como representação que pode estar associada a diferentes
significados.
14 - Num
problema, estabelecer trocas entre cédulas e moedas do sistema monetário
brasileiro, em função dos seus valores.
15
- Resolver problema que envolva porcentagem. NÃO TRABALHADO.
16 - Identificar propriedades comuns e diferenças
entre poliedros e corpos redondos.
17 - Resolver problema com números naturais,
envolvendo diferentes significados das operações de adição e subtração.
18 - Resolver problema envolvendo o cálculo de
área de figuras planas, com ou sem malhas.
19-Resolver
problema utilizando relações entre diferentes unidades de medida: km/m/
cm/mm, t/kg/g/mg, L/mL.
20- Reconhecer a composição e a decomposição de
números naturais nas suas diversas ordens e na sua forma polinomial.
21 -
Reconhecer a conservação ou modificação de medidas dos lados, do perímetro, da
área em ampliação e/ou redução de figuras poligonaisusando malhas
quadriculadas.
22 -
Identificar a localização de números naturais/inteiros/racionais/reais na reta
numérica.
23 - Identificar propriedades comuns e diferenças
entre figuras bidimensionais pelo número de lados e tipos de ângulos.
24- Estabelecer relação entre horário de início e
término e/ou intervalo de duração de um evento ou acontecimento.