Como intuito de tronar a aprendizagem significativa e dar vida ao currículo, o Ensino de Ciências do Ensino Fundamental nos Anos Finais, tem se tornado atraente para os alunos da Escola Tomé Francisco da Silva. Nada de conteúdos descontextualizados e aulas apenas em quatro paredes, é comum cenas em que os alunos, saem para pesquisa de campo e outros espaços externos a sala de aula. Seja para confeccionar maquetes, pesquisar a paisagem local, tipos de solo, marcas de erosão, aditivos alimentares, tratamento da água, fotografar o espaço para identificar os tipos de nuvens, ou até mesmo para realizar experimentos entre outras atividades, da aula através da teorização.
“Também aprendi a identificar os tipos de nuvens, primeiro
na sala com a explicação da professora pelo livro e depois quando saímos para
fotografar os tipos de nuvens, hoje olho para o céu e sei qual o nome da nuvem
e até dar para arriscar se vai chover ou não.” Afirma a aluna Anne Beatiz do 6º
ano.
Gosto de aulas vivas, onde o aluno ver, toca, cheira,
observa, produz, argumenta e associa ou contrapões a teoria. Para promover aulas
interativas e contextualizadas, não precisa necessariamente sair da comunidade
ou da escola.É possível aproveitar espaços com pátio, cozinha, terrenos
vizinhos, mercados, dependendo da atividade. Afirma a Professora Bom Conselho Fernandes.