A
utilização, manutenção e conservação do patrimônio escolar constituem-se em
importantes diferenciais da gestão escolar. A diferença entre a gestão do
patrimônio em uma e outra escola decorre de vários fatores, como a sua
localização, a participação da comunidade e, sobretudo, a forma como sua equipe
planeja e organiza o trabalho escolar.
Quem chega à escola
Tomé Francisco da Silva percebe a organização do trabalho escolar só em
observar a utilização que a equipe faz do seu patrimônio. Murais, cartazes,
fotografias e trabalhos dos alunos tornam o ambiente letrado, contextualizado e
atualizado, pois toda a escola é organizada de acordo com os seus objetivos
educacionais. Aqui os recursos físicos e materiais disponíveis atendem as
características do projeto pedagógico.
Ivan, gestor da instituição explica que “tudo, no espaço escolar da
Tomé, é percebido sob o enfoque pedagógico, o requer planejamento do uso do
tempo, do espaço e dos recursos humanos”.
O espaço físico da escola Tomé
Francisco está sempre contribuindo com a aprendizagem dos seus estudantes. Com
murais e exposição renovadas constantemente, a escola ganha um toque de
requinte e atração, sendo para quem trabalha, estuda ou visita um ambiente
alegre, acolhedor.
VEJA COMO ESTÃO OS MURAIS NO MÊS DE OUTUBRO: