quarta-feira, 18 de setembro de 2013

RODA DE PIADAS: É PRA RIR OU PRA CHORAR?



Uma forma divertida das crianças aprenderem a identificar efeitos de ironia ou humor na leitura de piadas

 
 Na terça-feira, 17/09, as crianças do 5º ano do Ensino Fundamental das professoras Jaciara e Adriana participaram de uma roda de piadas: È pra rir ou pra chorar?Cada estudante recebeu uma piada de assuntos diferentes para decorar e encenar para os colegas de classe. Para enriquecer a interação entre os alunos, as professoras distribuíram umas carinhas – alegra/triste – para que os alunos mostrassem de acordo com a avaliação que fizessem da piada. Os que identificavam o efeito de humor levantavam a carinha alegre. Já os que não achavam graça no texto mostravam a carinha triste. A atividade também permitiu uma conversa sobre a forma como as palavras são usadas ou a quebra de regularidades de seus usos constituem recursos que, intencionalmente, são mobilizados para produzir no interlocutor certos efeitos de sentido. Para que a pretensão do autor tenha sucesso, é preciso que o interlocutor reconheça os efeitos de ironia e humor em textos variados. Os alunos aprenderam essa habilidade com essa e outras atividades complementares em sala de aula.