Uma forma divertida das crianças aprenderem a identificar efeitos de ironia ou humor na leitura de piadas
Na terça-feira, 17/09, as crianças do
5º ano do Ensino Fundamental das professoras Jaciara e Adriana participaram de
uma roda de piadas: È pra rir ou pra chorar?Cada estudante recebeu uma piada de
assuntos diferentes para decorar e encenar para os colegas de classe. Para
enriquecer a interação entre os alunos, as professoras distribuíram umas carinhas
– alegra/triste – para que os alunos mostrassem de acordo com a avaliação que
fizessem da piada. Os que identificavam o efeito de humor levantavam a carinha
alegre. Já os que não achavam graça no texto mostravam a carinha triste. A
atividade também permitiu uma conversa sobre a forma como as palavras são
usadas ou a quebra de regularidades de seus usos constituem recursos que,
intencionalmente, são mobilizados para produzir no interlocutor certos efeitos
de sentido. Para que a pretensão do autor tenha sucesso, é preciso que o
interlocutor reconheça os efeitos de ironia e humor em textos variados. Os
alunos aprenderam essa habilidade com essa e outras atividades complementares
em sala de aula.