Quixaba é um jovem e pequeno município do Sertão do Pajeú, interior do Estado com cerca de 6,739 habitantes e a aproximadamente 420 Km do Recife. Criada em 01 de outubro de 1991 a cidade está comemorando os seus 22 anos de emancipação política.
Durante as festividades, a rede educacional do município apresentou em forma de desfile algumas das principais conquistas e projetos de algumas das escolas municipais e estaduais do município.
A escola TOMÉ FRANCISCO DA SILVA representou em seu desfile o seu projeto Político-pedagógico, destacando algumas ações que tornaram a Escola REFERÊNCIA NACIONAL EM GESTÃO ESCOLAR. Abrindo sua apresentação, a escola exibiu os pavilhões do BRASIL, de PERNAMBUCO E DO MUNICÍPIO DE QUIXABA. A escola mostrou que está localizada em, um distrito do município – povoado de Lagoa da Cruz – não impede que o conhecimento jorre nas salas de aula da escola, através de um trabalho focado em bons resultados. O pelotão de alunos de farda representaram a satisfação de fazer parte desta escola.
SAEPE, ENEM, IDEB, com resultados acima das metas planejadas foram destacados no desfile, assim como as premiações recebidas em concursos de redação, como o CONCURSO INTERNACIONAL DE CARTAS e OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA.
NO PELOTÃO DA LEITURA, a escola mostrou “AS CONTADORAS DE HISTÓRIA E OS MISTÉRIOS DA FLORESTA”: SONHO, FANTASIA, IMAGINAÇÃO, PRÍNCIPES, PRINCESAS, DUENDES E FADAS: tudo a serviço da cultura e do aprendizado. O universo infantil alimentado a cada dia. A formação do aluno do Ensino Médio com vistas em um futuro profissional.
O pelotão que destacou o escritor ARIANO SUASSUNA, lembrou a todos que a escola é muito visitada: profissionais da educação, alunos de outras escolas, autoridades civis e políticas, pesquisadores e até escritores. ARIANO SUASSUNA esteve na escola duas vezes contando sua vida e obra ao vivo em duas aulas-espetáculo apresentadas na escola. No pelotão: a compadecida, Chico e João Grilo, Moça Caetana, Rosa: personagens que ilustram a cultura e os valores nordestinos.
NO PELOTÃO FEIRA DO CONHECIMENTO, a inovação pedagógica, o diálogo entre o passado histórico do nosso país e presente das recentes manifestações populares, levaram o público a perceber que a escola não é alienada, está sempre levando para os alunos a oportunidade de formarem a consciência cidadã. A QUÍMICA, a FÍSICA e a BIOLOGIA na prática e a serviço da saúde e da sustentabilidade ambiental.
PELOTÃO: “BRASIL-TERRA DE CULTURA E TRADIÇÕES”, a escola traz a mensagem de amor à pátria, através da busca de direitos e dignidade: REIVINDICAR, BUSCAR UM LUGAR NUM PAÍS ONDE A CORRUPÇÃO IMPERA EXIGE LUTA POR saúde, educação, estradas, segurança, justiça social, moradia, transporte, alimentação, emprego, infra-estrutura, lazer, hospitais e escolas.
Estas palavras encerraram a apresentação da escola na voz do mestre de cerimônia: “É ESSA A LUTA DA EQUIPE DA ESCOLA TOMÉ FRANCISCO, QUE DO POVOADO DE LAGOA DA CRUZ, HÁ MAIS DE 70 ANOS FAZ DESSA REGIÃO UM LUGAR CONHECIDO PELA EDUCAÇÃO. QUIXABA- PERNAMBUCO - MUNDO: PARA A GESTÃO, PROFESSORES, FUNCIONÁRIOS, PAIS E ALUNOS DESSA ESCOLA NÃO EXISTEM FRONTEIRAS PARA FORMAR CIDADÃOS QUE TERÃO DIGNIDADE PELO CONHECIMENTO ADQUIRIDO, PELA FORMAÇÃO CIDADÃ E PELOS VALORES CONSTRUÍDOS AO LONGO DE SUA ESCOLARIDADE. TODOS QUE FAZEM PARTE DA ESCOLA PARABENIZAM O MUNICÍPIO DE QUIXABA E O HOMENAGEIA POR MAIS UM ANO DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA, FAZEMOS PARTE DESSA HISTÓRIA.”
Além da Escola Tomé Francisco, participaram do desfile as escolas Municipal de Educação Infantil Veríssima D’arc dos Santos (Sede), Escola Municipal São Miguel (Sítio Gatos), Escola Municipal Sebastião Pereira dos Santos (Sítio Riacho do Meio), Escola Municipal Veríssima D’arc dos Santos (Sede), Escola Municipal Manoel Joaquim de Santana (Distrito de Lagoa da Cruz).