Os professores organizaram
na sala os recursos materiais necessários para que o desenvolvimento das
atividades matemáticas sejam significativas e contextualizadas. Além disso,
oferecem uma sala de aula de modo que os números estejam presentes em diversas situações.
Todas as salas dispõem dos seguintes materiais:
·
Relógios de parede que, aliás, periodicamente, têm as pilhas revisadas,
para que funcionem perfeitamente.
·
- Quadro numérico – tão importante para trabalhar, entre outras
atividades, com as regularidades matemáticas.
·
- Calendários – além dos calendários comuns, há calendários de madeira.
Todos os dias, no período da manhã, são atualizados, o dia do mês e da semana.
·
- Cartaz com tabuada, que funciona como modelo estável.
·
Material dourado, ábaco, instrumentos de medidas, dinheirinho, jogos,
etc.
A novidade este ano é a
inovação na sala do 5º ano com a atividade: CAIXA DE DESAFIOS E CAIXA PRÊMIO.
Sabe aquele tempinho que sobra entre uma atividade e outra na sala de aula? Nas
turmas de Adriana e Jaciara, ele é muito bem utilizado. Diariamente, as
professoras expõem as duas caixas. A intenção é que os alunos, voluntariamente,
peguem um desafio ou um problema para resolver e coloquem na caixa prêmio. Os
professores corrigem, conferem os acertos e semanalmente, na sexta-feira, entre
os alunos que acertam, é feito um sorteio. Dois alunos são sorteados, com o
direito de escolher o prêmio. Essa é mais uma ação planejada pela educadora de
apoio Josilene Quidute, sempre visando à melhoria do ensino-aprendizagem “Sempre
oriento os professores para utilizarem materiais diversificados na sala de
aula”. Os alunos estão muito envolvidos nessa atividade.