Os textos instrucionais
dão orientações precisas para a realização das mais diversas atividades, como
preparar uma comida. A professora do 3º ano do Ensino Fundamental Maria Girlene
Medeiros trabalhou com o gênero receita na sala de aula e propôs aos pais no
café literário que levassem as crianças pra cozinha e realizassem com elas a
atividade de seguir instruções na preparação de um prato. O resultado? Uma mesa
de guloseima. Ficou uma delícia! Doces, bolo de chocolate, trunfas, torta doce,
bolo gelado, mungunzá foram algumas das comidas preparadas pelos grupos,
coordenados pelos pais.
No dia 23 de maio, as
crianças apresentaram as receitas, esclareceram dúvidas dos colegas e
demonstraram que aprenderam a utilizar esse gênero, inclusive utilizaram o
vocabulário adequado para esse tipo de texto, narrando com precisão o modo de
realizar cada ação: bata os ovos, mexa lentamente, etc. Passado o momento de
dizer os ingredientes e o modo de fazer, as crianças participaram da etapa mais
esperada: comer de tudo um pouco. A alegria e a empolgação eram visíveis.
“Estou satisfeita com o resultado desse trabalho, quando envolvemos as crianças
com atividades significativas, colhemos muita aprendizagem”, relatou a
professora Girlene.