Na manhã
dessa sexta-feira, 17/05, o pátio interno da escola Tomé Francisco
transformou-se num cenário encantado e delicioso, uma mistura de livros com
café para unir dois importantes atores na formação de leitores proficientes: A
escola e a família. A participação superou todos os anos. Pais, mães, tios,
avós, irmãos foram chegando e se alimentando de leitura literária. As meninas
do 7º ano desempenharam muito bem a função de garçonete e serviram os pais de
muita cultura e encanto. O gestor Ivan fez a recepção e convidou os alunos
Peterson e Liohana para apresentarem o trabalho da escola em forma de poesia.
“O Projeto o Prazer de Ler/Trouxe prazer
realmente”. Os versos da poesia definem a emoção dos pais e filhos durante toda
a programação do CAFÉ LITERÁRIO 2013. O brilho no olhar, o sorriso de
felicidade, a lágrima de emoção, o beijo de agradecimento são exemplos de
demonstração de alegria das crianças do 1º ao 5º ano que tiveram a oportunidade
de passar uma manhã com os seus familiares na escola.
Na sala de
aula, os professores conduziram a dinâmica CAIXINHA MÀGICA. À medida que os
vários objetos que fazem parte das histórias infantis foram sendo retirados da
caixinha mágica, os pais citavam a qual história cada um pertencia. Em seguida,
os pais abusaram de gestos, encenação, sons e prazer na leitura dos livros nas
turmas de seus filhos. As crianças aproveitaram a oportunidade e deram dicas de
como os pais podem continuar incentivando a leitura, inclusive em casa, todos
os dias.
Para a coordenadora Josilene Quidute,
toda equipe da escola se empenhou neste evento. Gestão, coordenação,
bibliotecárias, secretaria, cozinha e professores merecem os parabéns pelo
sucesso do café literário 2013, mas são os pais, os principais homenageados do
dia, pois estão compreendendo os benefícios de sua participação na aprendizagem
dos seus filhos. Segundo (MACEDO 1994, p.199). ”Com a participação da família
no processo de ensino aprendizagem, a criança ganha confiança vendo que todos
se interessam por ela’.
link no YouTube: