quinta-feira, 21 de março de 2013

ESCOLA TOMÉ FRANCISCO É TEMA DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO




Nos dias 19 e 20, a equipe da escola Tomé Francisco recebeu a ilustre visita da professora VERA MODESTO, juntamente com seu esposo, também professor. Ambos residem na cidade de Buíque, PE.
A professora Vera é aluna do curso  de Mestrado em Ciências da Educação da Universidád Autônoma de Assunción e escolheu como tema de sua tese: OS MÉTODOS DE ENSINO UTILIZADOS PARA DETECTAR E INTERVIR NAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DA ESCOLA TOMÉ FRANCISCO DA SILVA. 
A professora Vera entrevistou professores, gestores, coordenação pedagógica e alunos para saber como se dá o processo ensino aprendizagem nesta escola que vem alcançando altos índices de desempenho em avaliações externas, além de ter saído vencedora no Prêmio gestão Escolar 2012. Investigou como os professores e a gestão enfrentam as dificuldades de aprendizagem que são detectadas ao longo do processo, conversou com alunos, funcionários da escola e coordenação pedagógica.  Demonstrou admiração pela forma como todos os profissionais da escola trabalham, segundo ela: “profissionais que trabalham alegres, coletivamente, cada um ajudando o outro em busca de objetivos comuns”. Ainda acrescentou: “vimos que os alunos de vocês não são diferentes de tantos alunos das escolas públicas; pelo que observamos, o que percebemos foi um trabalho diferenciado da escola com estes alunos.”
          Todos da escola sentem-se felizes em contribuir para a pesquisa da professora Vera e desejam-lhe muito sucesso na defesa de sua tese

ESCOLA TOMÉ FRANCISCO TEM BOA CLASSIFICAÇÃO NO PACTO PELA EDUCAÇÃO DE PE.


EQUIPE GESTORA, COORDENADORES E TÉCNICOS EDUCACIONAIS PARABENIZAM PROFESSORES E ALUNOS DO ENSINO MÉDIO PELA MAIS RECENTE CONQUISTA.

      O PACTO PELA EDUCAÇÃO é uma política voltada para a qualidade da educação, para todos e com equidade, com foco na melhoria do ensino, das aprendizagens dos estudantes e dos ambientes pedagógicos, ampliando o acesso a educação e contribuindo para avanços educacionais em nosso estado. O acompanhamento é realizado bimestralmente, avaliando os seguintes indicadores de processo:
ü  Frequência do estudante
ü  Frequência do professor
ü  Aulas previstas x aulas dadas
ü  Cumprimento dos conteúdos curriculares
ü  Estudantes abaixo da média
ü  Participação familiar em reuniões de pais
ü  Notas dos alunos na avaliação do SAEPE LONGITUDINAL.
      A Escola Tomé Francisco, apesar de ofertar Ensino Médio Regular, conseguiu mais uma boa colocação entre as 300 escolas que participam desse Pacto, ficando classificada no geral na 15º posição. Quando se faz uma leitura mais detalhada dos indicadores percebe-se o quanto os alunos da Tomé têm elevado suas notas na avaliação externa, nesse caso, no SAEPE Longitudinal, pois não houve nenhum estudante com nota nas últimas posições do gráfico de desempenho.
    “Temos motivos para comemoração, por isso oferecemos um brinde a toda equipe e principalmente reconhecemos o esforço dos professores e alunos que assumiram o compromisso de melhorar as nossas metas; mas também temos muitos desafios para superar e investimentos coletivos para traçar em prol da contínua melhoria a qual nos propomos”, diz Ivan Nunes, gestor da escola. Que o resultado de 2013 seja melhor do que o de 2012. Esse é o desejo de toda equipe dessa instituição, comprometida com a política de accountability (responsabilidade objetiva ou obrigação de responder por algo) implantada pelo governo de Pernambuco Eduardo Campos.





ALUNOS E PROFESSORES DA TOMÉ BENEFICIADOS PELO PROJETO BOA VISÃO



O Governo do Estado de Pernambuco tem o compromisso de adotar iniciativas para melhorar os padrões de qualidade da educação no Estado, entendendo que todos os fatores que repercutem no desempenho e desenvolvimento da comunidade escolar, como um todo, deve ser prioridade.
Neste sentido foi implantado o PROJETO BOA VISÃO, uma ação integrada das Secretarias Estadual de Saúde e de Educação que visa avaliação oftalmológica direcionada à comunidade escolar da Rede Estadual de Ensino do Estado de Pernambuco, com a finalidade de avaliar a acuidade visual dos estudantes, docentes, e demais funcionários das unidades de ensino.
Este projeto de imensurável necessidade e importância para a comunidade escolar tem como objetivos:
    Identificar e corrigir problemas visuais relacionados à refração em alunos do Ensino Médio e Fundamental, professores e servidores das Escolas Estaduais de Pernambuco, reduzindo as taxas de evasão escolar e repetência;
-     Prevenir problemas oftalmológicos através de triagens e exames oftalmológicos;
-     Prestar assistência oftalmológica através da consulta oftalmológica e fornecimento de óculos nos casos de erro de refração.

  O DIAGNÓSTICO PRECOCE DE ALTERAÇÕES VISUAIS É MUITO IMPORTANTE E SUA CORREÇÃO OU CONTROLE GARANTE QUE O RENDIMENTO DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM IDADE ESCOLAR NÃO SEJA COMPROMETIDO.
A Tomé Francisco, como sempre, pensando no bem da sua clientela já iniciou o processo de triagem dos nossos alunos que se encontra a pleno vapor. Aqueles que necessitam de atendimento oftalmológico serão encaminhados em breve.


Esta Comunidade Escolar agradece e parabeniza o Governo do Estado de Pernambuco por tão valiosa iniciativa.

sexta-feira, 15 de março de 2013

CONCURSO INTERNACIONAL DE CARTAS 2013

    Estimular o prazer pela leitura e escrita e formar leitores e bons escritores de textos é um dos objetivos do Projeto Pedagógico da Escola Tomé Francisco. Portanto, todo projeto que contribua para desenvolver estas habilidades é bem-vindo e adotado pela escola.


     É o que vem acontecendo a cada ano com o Concurso Internacional de Cartas, promovido pela UPU - União Postal Universal, organização internacional sediada em Berna, na Suíça. Este concurso é realizado no Brasil em parceria com os correios que organiza o concurso em três fases: escolar, estadual e nacional. A participação se dá por meio das escolas (rede pública e privada), que selecionam, entre as redações de seus alunos, as duas melhores cartas para representá-las.

    Na fase estadual são premiadas as 3 melhores redações de cada estado e na fase nacional é escolhida apenas uma carta que irá representar o Brasil na fase internacional

   Este ano, o concurso traz como tema: “Escreva uma carta a alguém para lhe explicar por que a água é um recurso precioso.”

   Os professores de Língua Portuguesa, com o apoio da diretora adjunta Rosineide e da coordenadora Josilene, realizaram oficinas com os alunos, dando ênfase ao gênero textual carta argumentativa e provocando o debate em torno da questão polêmica da água. Os alunos leram e estudaram textos do gênero, pesquisaram sobre o tema, escreveram seus textos que, após as devidas intervenções foram reescritos. Dentre todas as cartas foram escolhidas apenas duas que foram enviadas à coordenação do concurso. As respectivas cartas são das alunas Júlia Yone e Mairla Marina, ambas do 2º ano do Ensino Médio. As cartas que não foram escolhidas serão publicadas no jornal mural da escola, valorizando assim o esforço de todos.

No mesmo concurso, a escola já foi premiada por dois anos consecutivos, com a aluna Mairla Marina, que, em 2011 alcançou o 1º lugar estadual e o 2º lugar nacional; e, em 2012 ficou em 2º lugar no estado.

Vamos torcer pela vitória de nossas alunas na seleção que será divulgada no início do mês de abril.



quarta-feira, 13 de março de 2013

GOVERNO INICIA REFORMA NA ESCOLA TOMÉ FRANCISCO



     O mês de março começa movimentado na Escola Tomé Francisco. Uma nova organização dos espaços, a convivência diária com trabalhadores e serviços modificam a rotina dos profissionais e alunos. Tudo isso, apesar de difícil adaptação enche de orgulho e alegria os corações dos integrantes dessa escola, pois o governo de Pernambuco, Eduardo Campos,comprometido com educação de qualidade social, retribui e devolve em benefícios os excelentes resultados apresentados e a conquista do Prêmio Destaque Brasil em 2012.

     Segundo o gestor Ivan, é impossível não reconhecer o retorno que a escola vem recebendo após a conquista desse prêmio. Depois de serem contemplados com mobiliário novo, armários, mobiliário para biblioteca, agora estão reformando os banheiros, a cozinha, as áreas externas com calçamento, a rede elétrica e hidráulica, alambrado na quadra e ainda ampliação do parquinho e os reparos necessários em toda escola.

Cada conquista da Tomé Francisco alimenta o orgulho da equipe de profissionais desta instituição, pois pais, alunos, professores, funcionários e comunidade sabem que nada acontece por acaso. Com uma equipe gestora que luta diariamente pela melhoria da qualidade de ensino ofertada, ao longo dos 14 anos que o professor Ivan Nunes está à frente da equipe pode-se enumerar muitos avanços não só na área pedagógica como no espaço físico. Mas não é o fim da luta, Ivan diz que faz parte dos sonhos da equipe a construção de 01 auditório, refeitório, almoxarifado, outros laboratórios, reforma da quadra e ampliação da área administrativa. Estas solicitações já foram encaminhadas para as autoridades competentes e hoje se encontram na pauta de reivindicações do gestor, um verdadeiro sonhador, expresso nas palavras de Paulo Coelho 
“O Mundo está nas mãos daqueles que tem coragem 
de sonhar, e correr o risco de Viver seus SONHOS”.






FAMÍLIA E ESCOLA – FORTE PARCERIA NA TOMÉ


“Os grupos, enquanto equipes, precisam desenvolver uma comunicação aberta e transparente, criar oportunidades, buscar a motivação necessária para atingir as metas e objetivos nos valores e princípios oferecidos pelos seus líderes.”

Faz parte do Projeto Pedagógico da Escola Tomé Francisco promover a integração família-escola, pois entendemos que no diálogo com os pais e responsáveis a educação pode atingir patamares de excelência mais positivos. Se os pais fazem a sua parte, acompanhando os filhos nas suas
 atividades extraclasse, gradativamente eles 

  desenvolverão a sua autonomia e, com certeza, essas crianças e jovens serão mais responsáveis na escola.
Com esta visão, realizamos no dia 12 (terça-feira) uma reunião com os pais e responsáveis das turmas do 9º ano e do Ensino Médio para tratar de assuntos referentes ao Pacto pela Educação, SAEPE - IDEPE, SAEPE longitudinal, acompanhamento sistemático dos pais na vida escolar do aluno, PROVA BRASIL – IDEB, entre outros. Os pais assistiram a vídeos de motivação, leram textos instrutivos e participaram do debate em torno da importância da parceria entre as famílias dos alunos e a escola. No final, um lanche regional foi servido para todos.
Como sempre, tivemos uma boa freqüência dos pais, apesar de ser um dia de trabalho. Nossa meta, porém, é atingirmos 100% de freqüência em nossas reuniões e só dependemos de vocês, queridos pais e mães. Tenham certeza de que sua presença na escola terá um papel relevante na educação dos seus filhos. Muitas mães falaram emocionadas do progresso de seus filhos, outras das dificuldades por eles enfrentadas na busca do conhecimento. Assim, o encontro de pais e escola foi uma partilha de objetivos comuns em benefício da aprendizagem dos nossos alunos; e, por que não dizer de sonhos comuns em prol de uma educação de qualidade que contribua para a realização
 pessoal de adolescentes que dependem 
de nós para construírem um futuro promissor.

segunda-feira, 11 de março de 2013

ALUNOS DA TOMÉ CONCORREM A INTERCÂMBIO NO EXTERIOR




     26 alunos da Escola Tomé Francisco submeteram-se, nesta manhã, a uma avaliação de Inglês, valendo a classificação para cursos de inglês no exterior. Esta é uma ação do Programa Ganhe o Mundo, da Secretaria de Educação que tem proporcionado a muitos alunos da rede estadual cursos de línguas e intercâmbio em países como Estados Unidos, Canadá, Austrália, Nova Zelândia, entre outros.

     A escola funcionou como pólo, recebendo 28 alunos da sede do município, Quixaba, da escola Solidônio Pereira de Carvalho. “A prova foi ótima, pois pediu apenas o básico, conteúdos que já vimos em séries anteriores, disse o aluno Brenno, do 2º ano A, da Escola Tomé Francisco. O aluno está confiante em um bom resultado no teste.
     “Acredito que vou me sair bem, pois já tinha visto os conteúdos em sala de aula, aliás creio que todos que fizeram a prova já haviam estudado aqueles conteúdos”,comentou animada, a aluna Eduarda Gecina, da Escola Solidônio Pereira de Carvalho.
     
     São 1.275 vagas em todo estado para o intercâmbio. No dia 28 sai a relação dos classificados. Os alunos participarão de um curso intensivo de línguas e no final do curso haverá outra avaliação para um resultado definitivo.

     Os selecionados para o intercâmbio cursarão o correspondente a um semestre letivo (aproximadamente cinco meses), em um dos países oferecidos como destino. Os embarques para o Canadá, Estados Unidos, Espanha, Chile e Argentina, estão previstos para os meses de agosto e setembro de 2013, e para Nova Zelândia, em janeiro de 2014.

     Quatro alunos da Escola Tomé Francisco já foram contemplados com intercâmbio anteriormente  nos Estados Unidos,  Canadá, Austrália e Nova Zelândia. São motivo de orgulho e satisfação para a equipe da escola e para seus pais.





domingo, 3 de março de 2013

PROGRAMA GANHE O MUNDO: DIÁRIO DE MATHEUS NA NOVA ZELÃNDIA



 Marcos Mateus (Marcos Gomes) é mais um aluno da Escola Tomé Francisco da Silva contemplado com um intercâmbio pelo programa Ganhe o mundo do governo de Pernambuco, Eduardo Campos. O destino de Matheus foi para Nova Zelândia, onde o mesmo já está realizando o sonho de conhecer outro país, como bem explica em suas palavras  “ Daqui a alguns dias fará um mês que estou aqui , a cada dia aprendo com este amigável país, que me acolheu com braços abertos, tanto a escola como minha Família anfitriã, no decorrer desta nova caminhada existiu vários momentos, dos mais tristes aos alegres que me ensinaram a lidar com dias difíceis e com barreiras que aparecem, posso dizer que este sonho realizado e estou disposto a enfrentar qualquer obstáculo para fazer dessa oportunidade uma experiência de sucesso”.

CONFIRA UMA PÁGINA DO SEU DIÁRIO:
Em poucos dias já aprendi muito e até coisas que eu pensei que levaria anos para aprender, levarei muitas coisas daqui e compartilharei com todos aqueles que se interessarem.  A cada noite, tarde, manhã que passa a saudade do Brasil aumenta e tem ocasiões que não consigo conter as lágrimas, mas como minha família me disse daqui sairei diferente e toda mudança acarreta dores, mas a dor se transforma em felicidade quando a missão é finalmente cumprida, eu não deixei meu país em vão, eu vim para cá para aprender, adquirir conhecimentos e depois transmiti-los, nada que é colocado na sua vida é em vão, e nada você deve deixar  passar em branco, o bom de enfrentar as coisas com dificuldade é que vamos levar para toda nossa vida a lição deixada, eu luto para que meu intercâmbio seja uma maravilha, mas antes que eu lute, eu planejo, e depois do planejamento vem a prática e que eu possa sempre ter a oportunidade de aprender com a vida, porque não existe professora melhor que a vida e diretor mais eficiente que Deus e que eu consiga sucesso e não fama, e nunca tente adivinhar o que vai acontecer daqui para frente !
Postado por Marcos Gomes 





MATEMÁTICA COM PRAZER


Na Escola Tomé Francisco a matemática vem progressivamente deixando de ser o “ bicho papão” e conquistando muitos adeptos por causa da especial atenção que os professores dão a esta disciplina.
No trabalho com polígonos no 7º ano as professores Cida e Iranete envolveram os alunos em oficinas para compor, classificar, descrever e construir figuras geométricas. Tais quais:
Ø  Construção de polígonos em papel quadriculado e outras malhas;
Ø  Construção de polígonos com uso de compasso, esquadros, e transferidor;
Ø  Confecção de mosaicos  com variados polígonos.
O trabalho foi um sucesso e os alunos aprenderam de forma prazerosa e as professoras demostraram que é possível superar os mitos do ensino da matemática por meio de uma aprendizagem significativa.






sexta-feira, 1 de março de 2013

DIREÇÃO, COORDENAÇÃO E PROFESSORES FAZEM O DIAGNÓSTICO DO QUE OS ALUNOS JÁ SABEM E O QUE PRECISAM APRENDER


Início do ano é tempo de diagnosticar os saberes dos estudantes para então planejar as situações didáticas dos diferentes conteúdos de aprendizagem.   Sim, o professor só poderá efetuar seu planejamento a partir do momento que conhecer os saberes e as necessidades de aprendizagem da sua turma e cabe ao coordenador pedagógico e a equipe gestora auxiliar nesse processo.
 A avaliação diagnóstica possibilita o planejamento de atividades mais adequadas para ter clareza dos saberes de cada aluno. Com esse objetivo, coordenadores, professores e gestores aplicaram testes de Língua Portuguesa e Matemática nas turmas de 5º ano e 8º séries do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio para detectar quais dos descritores do SAEPE/ IDEB os alunos já dominam e quais precisam ser mais explorados, ou ainda, observar quais os estudantes que necessitam de reforço e intervenção pedagógica.
 
Tanto nas atividades que tem um registro, como nas que serão observadas, os professores mapeiam os saberes utilizando uma pauta em formato de tabela. O coordenador pedagógico, os diretores, técnicos educacionais e professores utilizam o registro dessa avaliação inicial para planejar projetos e ações voltadas para melhoria do ensino e aprendizagem, o que requer um acompanhamento sistemático de cada aluno, da turma e do resultado das ações executadas ao longo do ano letivo. 

SITE DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DESTACA VISITA DA EQUIPE DA GRE MATA CENTRO


Gestores da GRE Mata Centro visitam Escola Tomé Francisco da Silva

Unidade localizada no Sertão do Estado é destaque em gestão no Brasil



Assessoria de Comunicação - 27/02/2013 15:25h


Créditos: Divulgação
A Escola Estadual Tomé Francisco da Silva, do município de Quixaba, no Sertão, permanece sendo um exemplo de gestão para outras unidades de ensino após ter conquistado o título de Destaque Brasil, em 2012, do Prêmio Gestão Escolar, e ter alcançados as melhores classificações no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Prova disso é que na última semana 40 gestores da Gerência Regional de Educação Mata Centro (Vitória de Santo Antão) visitaram a escola para conhecer o cotidiano de trabalho e estudo.
“Com as mudanças exigidas no mundo contemporâneo, temos que investir na formação dos nossos profissionais. Sempre é necessário aprender com bons exemplos. Competência não é só exigida para os estudantes, mas também aos que fazem a educação”, explicou a gestora da GRE, Ana Maria Xavier.
Durante a atividade de planejamento e formação continuada, denominada “Conhecendo, interagindo e reconstruindo nossa Escola através do exemplo”, foi entregue um ‘Diário de Bordo’ para que cada gestor pudesse registrar suas impressões e comparar com sua prática gestora, em prol de experiências exitosas que pudessem ser replicadas em suas escolas. “Com esse empreendimento, acreditamos fortalecer as práticas pedagógicas e de gestão escolar das escolas jurisdicionadas através de observações e registros in loco”, destacou.
Em anos anteriores, os gestores da GRE Mata Centro visitaram as escolas Professora Jandira de Andrade Lima e Ginásio de Limoeiro Arthur Correia de Oliveira, ambas Referência em Gestão Escolar e jurisdicionadas à GRE Vale do Capibaribe (Limoeiro).