A unidade foi agraciada com duas placas alusivas à conquista do Destaque Estadual e Referência Brasil
A escola disputou o prêmio promovido pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) com outras 9.693 instituições de ensino. A premiação aconteceu em novembro no auditório do Ibirapuera, em São Paulo. Seis escolas chegaram à final do prêmio e receberam R$ 10 mil pela conquista, além de um diploma de Escola Destaque Nacional. A Tomé Francisco, por ter sido a primeira colocada, recebeu R$ 30 mil. "Quando eu dou palestras fora do país a primeira coisa que eu falo é que venho de um Estado que tem a melhor escola do Brasil. A Tomé Francisco da Silva está de parabéns e ciente de que depois de conquistar esse prêmio, a responsabilidade aumenta muito. Chegar no topo já é difícil e permanecer nele é um desafio ainda maior", afirmou o secretário.
"Esse prêmio é um reconhecimento da colaboração e trabalho em equipe que foi mostrada pro Brasil e para o mundo", disse o gestor da escola, Ivan Nunes. A cerimônia, prestigiada pelos estudantes, pais, equipe gestora e comunidade escolar, foi aberta pela saudação de Ivan. Em seguida, a aluna Mariana Ferreira, de 16 anos, do 3º ano, leu uma carta representando os estudantes. "A escola demonstrou, com a conquista do Prêmio de Gestão Escolar 2012, o quanto somos capazes de superar nossos limites e conquistar nossos objetivos", falou. Depois, uma poesia de cordel contando a história da escola foi recitada por dois alunos.
Obmep - Mais uma vez, a Escola Tomé Francisco da Silva se destacou na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Em 2012, foram cinco medalhas de bronze e 15 menções honrosas. A professora de matemática e física, Iranete Andrade, uma das agraciadas com menção honrosa, atribuiu aos alunos o sucesso na competição. "Nós professores ajudamos, mas o mérito é dos alunos, que se esforçaram e estudaram bastante", disse.
Olimpíada de português - A aluna Emanuelle Oliveira Andrade, de 12 anos, se destacou na Olimpíada de Língua Portuguesa e se classificou para a final, que acontecerá ainda neste mês, em Brasília. A estudante será a representante de Pernambuco na competição. "Me estimulei a participar por conta da escola, que faz parte do meu lugar", contou Emanuelle.
Resultados - A qualidade da gestão escolar tem produzido ótimos resultados em sala de aula. No Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), aferido pelo Ministério da Educação (MEC), a Escola Estadual Tomé Francisco da Silva ficou entre as dez melhores do Brasil nos anos iniciais do ensino fundamental, com média 7. O sucesso foi repetido no Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco (Idepe), promovido pela Secretaria de Educação com os mesmos métodos do Ideb. Com média 7,42 também nos anos iniciais, a escola foi a mais bem avaliada entre todas as escolas pernambucanas.