domingo, 18 de novembro de 2012

A TOMÉ NA SEMIFINAL DA OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA




 Professora Cristiane e aluna Lílian em São Paulo nas oficinas do gênero textual Memórias


    A aluna LÍLIAN DAYANE, da 7ª série B e a professora de Língua Portuguesa,  CRISTIANE PATRÍCIA  são semifinalistas na Olimpíada de Língua Portuguesa 2012. Por isso, viajaram a São Paulo, no período de 12 a 14 deste para participarem das oficinas de leitura e escrita promovidas pela coordenação regional da OLP.  Chegando lá, foram premiadas com MEDALHA DE BRONZE e CERTIFICADO, em um grupo de 125 alunos e professores de todo o país. Equipes do CENPEC, UNDIME, FUNDAÇÂO ITAÙ SOCIAL, MEC e CONSED, órgãos parceiros da Olimpíada participaram do evento em homenagem aos semifinalistas.
Segundo relato da professora, a programação do evento foi composta por oficinas pedagógicas para alunos e professores separadamente e passeio por alguns pontos históricos de São Paulo, entre eles o Edifício Martinelli, citado em obra de Zélia Gatai, estudada pelos alunos em sala de aula durante as oficinas preparatórias da OLP. O ponto culminante do passeio  foi a visita ao Museu da Língua Portuguesa, sonho de todo professor da área. A equipe Pé na Estrada estava sempre guiando os passos de alunos e professores. Ainda fez parte da programação uma feira de livros onde alunos e professores puderam comprar obras de autores renomados, tudo patrocinado pela OLP. 

“Foram momentos inesquecíveis. O aprendizado que fica é bastante significativo. Por isso, gostaria de ver muitos de meus colegas em edições futuras”, diz a professora feliz e ao mesmo tempo emocionada pela experiência que será em dobro, já que outra aluna sua, Emanuely de Oliveira, do 6º ano, é também semifinalista no gênero POEMA. Ambas embarcarão, no próximo dia 20, para Fortaleza, CE, onde ocorrerão as oficinas do gênero.
“Fiquei encantada com o Museu da Língua Portuguesa e adorei conhecer tantos alunos de tantas cidades do país. A oficina que mais gostei foi a entrevista com o maestro João Carlos Martins, sobre o qual escrevemos um texto de memórias", comenta a aluna Lílian, que nunca havia viajado de avião, nem saído do estado.
Em três edições da Olimpíada, a Escola Tomé Francisco foi semifinalista em duas. Em 2010, foi a vez da aluna Flávia Almeida e da professora Rosineide, no gênero crônica literária.
Nesta edição de 2012 , outros dois textos da escola foram selecionados na fase municipal: um do gênero crônica, da aluna Maírla Ferreira do 1º ano do Ensino Médio e um do gênero Artigo de opinião da aluna Tânia Salvador, do 2º ano do Ensino Médio.

SOBRE A OLIMPÍADA: a Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro desenvolve ações de formação de professores com o objetivo de contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras.
A Olimpíada tem caráter bienal e, em anos pares, realiza um concurso de produção de textos que premia as melhores produções de alunos de escolas públicas de todo o país. Na 3ª edição participam professores e alunos do 5º ano do Ensino Fundamental (EF) ao 3º ano do Ensino Médio (EM), nas categorias: Poema no 5º e 6º anos EF; Memórias no 7º e 8º anos EF; Crônica no 9º ano EF e 1º ano EM; Artigo de opinião no 2º e 3º anos EM. Nos anos ímpares, desenvolve ações de formação presencial e a distância, além da realização de estudos e pesquisas, elaboração e produção de recursos e materiais educativos.
Uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Cenpec — Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária,  a Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro tem como parceiros na execução das ações o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Canal Futura de televisão.